Como whey pode ajudar pessoas que fizeram cirurgia bariátrica?

Suplementos como whey protein podem ajudar o indivíduo a consumir a quantidade ideal de alguns nutrientes após a cirurgia

0
105
Protein powder with plastic scoop on white background

Como whey pode ajudar pessoas que fizeram cirurgia bariátrica?

Saúde: como whey pode ajudar pessoas que fizeram cirurgia bariátrica?

Suplementos como whey protein podem ajudar o indivíduo a consumir a quantidade ideal de alguns nutrientes após a cirurgia

A cirurgia bariátrica é uma das principais alternativas para ajudar indivíduos a vencerem a obesidade. Através da redução do estômago, essas pessoas conseguem perder muito peso e retornar a um estado saudável gradativamente – o que também envolve seguir algumas dietas rígidas, que priorizam o consumo de diversos grupos alimentares para garantir uma carga nutricional adequada.

Contudo, o período pós-cirúrgico costuma ser bem desafiador para o paciente em termos de alimentação. A bariátrica causa uma grande alteração na capacidade gástrica do indivíduo, o que não envolve somente menos espaço para armazenar alimentos, mas também uma produção menor de ácido clorídrico e sucos digestivos. Consequentemente, a digestão também é afetada, assim como o apetite.

É por isso que, após realizar uma cirurgia bariátrica, as pessoas tendem a comer menos. Esse é um efeito natural do procedimento, mas ainda é importante respeitar toda a carga nutricional necessária para manter o organismo saudável. A saída que a maioria das pessoas encontra é o consumo de suplementos alimentares, que, além de fornecer grande parte dos nutrientes essenciais, também são mais fáceis de serem absorvidos no processo de digestão.

De todas as opções disponíveis, a mais famosa é o whey protein, que também é o mais indicado pelos profissionais de saúde. O whey é um suplemento proteico composto por substâncias extraídas do soro do leite, repleto de aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Contudo, existem diversas variações do produto, e algumas possuem mais indicações para casos de bariátrica do que outras.

Como whey pode ajudar pessoas que fizeram cirurgia bariátrica?

Como whey pode ajudar pessoas que fizeram cirurgia bariátrica?
Protein powder with plastic scoop on white background

Nessas circunstâncias, a opção que mais se destaca é o whey protein isolado. Que passa por um processo de microfiltração para deixar a proteína em sua forma mais pura (eliminando gordura, carboidrato, colesterol, etc.). Mais de 90% de sua composição é de proteína. Assim, sendo altamente indicado para pessoas que fizeram bariátrica e que também são intolerantes à lactose.

Além do isolado, o whey hidrolisado também é uma opção altamente recomendada para quem fez bariátrica. Sua concentração proteica pode atingir até 95%. Assim,  submetendo o soro do leite a um processo chamado de hidrólise. Isto é, que quebra as moléculas dos nutrientes em partículas ainda menores. Dessa forma, o organismo consegue absorver tudo com mais facilidade. Porém, em contrapartida, não é uma opção muito saborosa, além de ser mais cara que as demais.

O único tipo de whey não indicado é o concentrado, que não elimina por completo a gordura e a lactose. Assim, se tornando muito calórico e inadequado para a dieta de quem passou por uma cirurgia bariátrica. De qualquer forma, o mais indicado sempre é seguir as orientações do cirurgião responsável. E avaliar a possibilidade da suplementação juntamente do profissional.

 

 

 

Fonte: Gabriela Araujo / Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / Istock
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de lerPrevidência privada em 2024

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui