Artista Plástica Beth Ribeiro inspira-se em Eco Arte para exibições em 2019
Nascida em Caconde, a paulista Beth Ribeiro atua em Brasília, cidade onde reside há mais de 18 anos.
Sua formação como Advogada não a impediu de buscar outros caminhos, de modo que, desde 2007, essa artista tem se voltado para as artes visuais.
Obsessiva e detalhista, Beth expressa sua paixão pictórica com cores fortes e muitos contrastes, produzindo superfícies que transbordam alegria, sempre aperfeiçoando o uso da “acrílica sobre tela”, da colagem, da aquarela contemporânea, etc.
Em suas exposições o expectador se depara com obras nas quais se encontram reciclagem através da utilização de novo figurino para a representação de tal tema de produção artística, num conceito que traduz o fazer artístico da artista, além de classificar o conjunto das técnicas que utiliza na elaboração de seus trabalhos, de modo a funcionar como referência a seu estilo o uso de texturas orgânicas ou não.
Ato simultâneo a essa busca, Beth deu início a pesquisa aprofundada em trabalhos de pintura, produzindo obras artísticas adquiridas por apreciadores de sua arte, inclusive internacionais

A artista cria suas telas com minerais que representam a riqueza do Brasil.
Beth Ribeiro busca sua matéria-prima em localidades como Goias, Minas e São Paulo.
Após a seleção, alguns materiais são triturados em um pilão e peneirados em um processo artesanal.
Além do cimento, terra, areia, folhas, tecido e frio asfalto, a tinta acrílica e a oxidação definem a concepção de suas obras.
Os minerais revelam a beleza da vida rural e urbana.
Dessa maneira, busca novas maneiras de regenerar e purificar o pragmatismo alienante da vida cotidiana, em uma arte que considera mais criativa, ecológica e sustentável.

Arte Ecológica pelo mundo
A Arte Ecológica ou Eco-Arte é um tipo de arte contemporânea criada por artistas que se preocupam com a situação local e global do ambiente.
Este campo está a crescer muito rapidamente por todo o mundo, existindo por isso várias definições de “Eco-arte”.
A Eco-arte:
• Aumenta o conhecimento das pessoas que a contemplam sobre questões da natureza e também sobre os problemas ambientais;
• Preocupa-se com as forças e os materiais naturais;
• Ensina-nos novas formas de co-existir com o ambiente;
• Contribui muitas vezes para a alteração dos comportamentos da sociedade.
Os eco-artistas recorrem muitas vezes à metáfora, à poesia, a símbolos, imagens e narrativas para traduzir as suas ideias.
O material usado neste tipo de arte pode ser: natural (por exemplo, paus caídos numa floresta) ou material que seria deitado ao lixo, reciclável (latas de bebidas) ou reciclado (papel reciclado).
Para conhecer o trabalho da artista acesse:
@bethribeirofineart
Boa noite senhores. Completando sua relação, no sul em Santa Catarina tem a eco artista Arlene Dellatorre que tem o projeto Salve os Oceanos e reutiliza obras com a reutilização do lixo recolhido das areias da praia de Balneário Camboriú. Possui 91 obras com apurada estética e qualidade .