4 vantagens e desvantagens da energia solar

Muitas pessoas reconhecem que a energia solar conquistou o seu espaço no mundo e desejam investir na instalação do sistema de captação. Mas, antes disso, é fundamental conhecer as vantagens e desvantagens oferecidas por esse tipo de energia.

É verdade que cada vez mais se busca informações que permitam a realização de ações sustentáveis. Diante disso, nada mais natural do que conhecer a energia solar e querer trazê-la para dentro de um imóvel.

Mas, como em qualquer outra área, existem benefícios e desvantagens que precisam ser conhecidas para que a decisão por instalar a energia solar faça sentido e seja consciente. 

Para ajudar a esclarecer o assunto, este artigo aborda temas como formas de economizar com o uso da energia solar, listar a importância dela e explicar os motivos pelos quais se deve investir em energia solar.

Como economizar com a energia solar

Tal como um restaurante busca por um ara economizar na venda do produto em seu estabelecimento, quem recorre ao uso de energia solar também está em busca de economia. 

No Brasil, que possui condições favoráveis ao uso da energia solar, o investimento na instalação de um kit solar faz todo sentido. Um sistema pode ajudar a economizar 95% do valor que é cobrado nas contas de luz mensais de um imóvel. 

Diante disso, mesmo que a instalação exija um investimento alto, ele pode ser facilmente recuperado em alguns anos do uso desses equipamentos. 

Por isso, ao mesmo tempo em que um kit solar ajuda na produção de energia limpa, ele também garante que o uso da energia traga economia para residências e empresas.

4 vantagens e desvantagens da energia solar

Porque é importante saber sobre energia solar

Da mesma forma que um comerciante precisa saber que existe açaí pronto para revenda, tornando os seus processos mais fáceis e rentáveis, quem quer saber sobre energia solar deve conhecer as vantagens e desvantagens dela. Elas são:

  • Energia renovável;
  • Manutenção prática do sistema;
  • Instalação e conforto;
  • Alto custo e demanda noturna.

Por conta de sua importância para os consumidores, esses benefícios e desvantagens são explicados de maneira detalhada para aprimorar o entendimento sobre a energia solar.

  1. Energia renovável

A energia solar é uma fonte renovável e gratuita. Isso quer dizer que recorrer a esse tipo de energia é mais rentável que utilizar a energia elétrica convencional. 

Assim, o uso de energia solar evita poluição, além de ser uma fonte limpa que pode ser utilizada de maneira sustentável por diversos estabelecimentos. 

  1. Manutenção prática do sistema

Mesmo que o investimento na instalação do sistema seja um pouco elevado, é importante frisar que a manutenção dele é simples e pode ser feita periodicamente, removendo as sujeiras acumuladas nas placas de captação. 

Em termos de durabilidade, um sistema chega a funcionar de forma potente por 25 anos, o que mostra que a economia pode ser notada desde sua instalação e se manter por um longo período. 

  1. Instalação e conforto

A instalação das placas solares é prática, elas precisam estar dispostas em uma área aberta, por isso são bastante vistas em telhados de imóveis ou em campos. 

Também é válido mencionar que a produção de energia solar não gera ruídos. A captação feita pelas placas não traz barulho no dia a dia, tornando o processo mais confortável. 

  1. Contras: alto custo e demanda noturna

Depois de conhecer as vantagens, é fundamental conhecer as desvantagens do sistema. Muitas pessoas não recorrem à instalação do kit solar porque ele requer um investimento mais elevado, mesmo que o retorno dele possa ser visto com o passar dos anos.

Ao mesmo tempo, a captação de energia solar não ocorre no período noturno. Em alguns kit solares, isso pode querer dizer que deverá ser feito o uso de energia elétrica durante a noite.

Por que se deve investir em energia solar

Investir em energia solar é importante, da mesma forma que comprar uma impressora de cartão pvc com chip faz todo sentido para alguns estabelecimentos do mercado. 

De fato, investir em energia solar é promover ações sustentáveis, que cuidam do meio ambiente e garante o futuro das próximas gerações. 

É também um modo de economizar no uso de energia elétrica convencional, que tem custos mais elevados do que a solar. 

Por fim, vale dizer que a instalação de um kit solar pode ser um meio de valorizar o imóvel, tornando-o ainda mais procurado no mercado imobiliário. 

Considerações finais

As pessoas buscam, cada vez mais, meios de tornar a sua vida mais sustentável e contribuir com o meio ambiente. Assim como quem está de dieta prefere uma marmita fria saudável, o dono de um imóvel busca um kit solar para colher benefícios. 

Por isso, depois de conhecer as vantagens e desvantagens da energia solar, fica claro que os benefícios se sobrepõem aos malefícios, o que justifica o investimento nesse sistema com tranquilidade e segurança.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Leia ainda: https://namidia.com.br/eduardo-kobra-inaugura-mural-no-walt-disney/

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui