Turismo cultural: o que é e como funciona seus processos

0
1307
Turismo cultural

Turismo cultural é um deslocamento turístico que pode ser praticado em qualquer lugar, seja um bairro, uma cidade, um país, entre outros locais que tenham elementos culturais e históricos para mostrar.

São áreas em que normalmente se encontram monumentos, complexos arquitetônicos e outros elementos preservados, podendo até mesmo ser reserva florestal ou símbolo de natureza histórica.

O turismo cultural também está relacionado a eventos artísticos, acadêmicos, informativos, educativos e culturais, e sua principal característica é a interação duradoura e pessoal com as pessoas que vivem na localidade turística.

Os transportes costumam ser de curto alcance, formado por viagens pequenas e complementares dentro da mesma região para que os turistas possam obter mais conhecimentos e vivências.

As pessoas têm mais oportunidade de conhecer o local, considerando os haveres materiais e imateriais da cultura presente. É uma opção cada vez mais crescente no mundo todo, e além de oferecer entretenimento, amplia o conhecimento cultural.

Essa opção vem sendo promovida cada vez mais por estadistas e agentes turísticos para mostrar locais históricos, arqueológicos, museus, feiras gastronômicas, entre outros.

Para entender mais o assunto, este artigo vai explicar a importância do turismo cultural, quais são os tipos de turismo e como fazer turismo cultural.

Importância

O turismo cultural acontece quando o viajante tem como propósito conhecer a cultura e a história de uma região. É um tipo de turismo que está presente em monumentos históricos, museus e outras formas de obter conhecimento e cultura nos locais.

Devido à globalização, as pessoas se tornaram mais abertas e curiosas em relação a diferentes culturas no mundo todo, o que tornou esse tipo de turismo muito atrativo.

É mais do que visitar uma cidade e o comércio oferecido por ela e as empresas que possui, como um fabricante de retificador controlado. Trata-se de saber um pouco mais sobre a história e os costumes do local.

Mesmo quando a cultura em si não é a motivação principal do visitante, em algum momento, o turista terá algum contato com a cultura da cidade ou país que está visitando.

Essa opção é muito importante porque colabora com a economia, além de ajudar a conservar a história, os costumes e os valores locais, valorizando crenças e tornando cada destino único.

Antigamente, esse tipo de turismo era atribuído apenas a pessoas instruídas e mais sofisticadas. Atualmente, por conta da globalização e do aumento do acesso à educação, a cultura se tornou mais acessível para toda a população.

O fato é que essa opção traz uma grande quantidade de elementos importantes para o turista sobre o local visitado, como:

  • História;
  • Arte;
  • Gastronomia;
  • Patrimônio histórico;
  • Costumes;
  • Literatura.

Se uma pessoa vai para outra cidade exclusivamente para comprar os produtos de uma confecção de uniforme profissional com faixa refletiva, então está fazendo turismo de consumo.

Mas o turismo cultural é mais difícil de definir por conta de todos os elementos presentes nele, por conta disso, não se pode negar a importância que tem para a sociedade globalizada.

Ele também é muito importante para a economia e o fortalecimento da identidade local, algo extremamente necessário.

Tipos

Existem diferentes tipos de turismo que podem ser aproveitados, além do turismo cultural. Um deles é o turismo gastronômico que ajuda a conhecer os costumes alimentares de uma cidade ou país.

Exemplo disso é consumir comidas típicas de um local, como a feijoada no Brasil e o sushi no Japão. Também existe o turismo religioso em que os visitantes conhecem igrejas históricas ou então para prestar homenagens a santos padroeiros.

O turismo social trata da inclusão e democratização do direito das pessoas ao lazer, possibilitando o pagamento parcelado de voos e excursões.

Quem gosta da tranquilidade da zona rural pode fazer esse tipo de turismo e encontrar a beleza e a calmaria do campo. Também é ótimo para quem gosta de realizar atividades como andar a cavalo e comer comida caseira.

Uma metalúrgica com centro de usinagem cnc 4 eixos pode promover uma viagem de ecoturismo para seus colaboradores em uma cidade próxima para que possam ter mais contato com a natureza.

Essa opção tem o propósito de aumentar a proximidade entre o ser humano e o meio ambiente, além de promover a educação ambiental. Outra prioridade é conservar o meio ambiente e proteger os recursos naturais.

O turismo de aventura também acontece em espaços naturais ou em lugares construídos. É destinado a turistas que gostam de experiências físicas e sensoriais, como no caso de trilhas e outras atividades ao ar livre que proporcionam prazer e superação.

Quanto ao turismo de esporte, é realizado por pessoas que gostam de praticar atividades físicas ou que desejam assistir eventos esportivos, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo.

Uma empresa de raspagem de tacos preço m2 pode patrocinar um pacote de turismo sustentável para um funcionário que se destacou e bateu a meta para que ele possa aprender um pouco mais sobre cuidados com o meio ambiente e recursos naturais.

Ele incentiva atividades ecologicamente corretas, tendo como foco a preocupação com o meio ambiente, com a economia e a sociedade.

Pessoas que querem descansar e cuidar do corpo físico e também podem procurar pacotes de turismo de saúde, que envolvem atividades como banhos termais, temporada sem spas, entre outras opções.

Também existem outros tipos de turismo muito comuns, como turismo de sol e praia, para estudos e intercâmbio, para participar de negócios e eventos, turismo de compras e turismo Náutico.

Como fazê-lo?

Para fazer turismo cultural, seja com a família, com os amigos ou até com um grupo de colegas de trabalho de um fabricante de máscara personalizada, é necessário seguir um passo a passo com o seguinte planejamento:

Escolher o destino

Para planejar esse tipo de viagem, a primeira coisa é escolher o destino, considerando aspectos como a riqueza cultural do espaço, oferta de atividades culturais, segurança e acessibilidade.

Também é interessante ver qual é a melhor época do ano para visitar o destino, considerando fatores como o clima e eventos que acontecem na região.

Elaborar um roteiro

Depois de escolher o destino, é o momento de elaborar o roteiro com as atividades culturais, pesquisando opções como museus, festivais, teatros, galerias de arte e outros eventos culturais.

É interessante contar com um guia turístico especializado para que ele possa montar o roteiro de maneira personalizada, considerando os interesses de todos os viajantes.

Pensar na alimentação

Ficar em um hotel que faz locação máquina café expresso é importante, mas quando se trata de turismo cultural, a alimentação deve levar em conta a gastronomia do destino, pois isso também ajuda a conhecer a cultura do povo.

O viajante deve se planejar para experimentar pratos típicos da região, visitar mercados locais, além de conhecer técnicas de preparo usadas na culinária local.

Existem pacotes de viagem para turismo cultural que oferecem até mesmo cursos de culinária para o turista aprender a preparar pratos típicos da região.

Escolher a acomodação

Pensar bem sobre a acomodação é muito importante para planejar uma viagem confortável e segura. Além disso, é interessante que o hotel, pousada ou o imóvel de temporada esteja localizado próximo aos pontos turísticos e atividades culturais.

Assim como é importante verificar se o veículo e todas as suas peças, como válvula borboleta automática, estão funcionando corretamente para quem vai viajar de carro, antes de escolher a acomodação, é necessário ver a avaliação de outros viajantes.

É assim que o turista fica sabendo sobre aspectos como conforto, limpeza e segurança, antes de fazer suas reservas.

Pensar na locomoção

A locomoção é muito importante para esse tipo de viagem porque os meios de transporte escolhidos devem permitir que o turista conheça a região de maneira completa, como no caso do transporte público, bicicletas e caminhadas.

É fundamental verificar a disponibilidade de transporte para os locais que serão visitados, sempre levando em conta o tempo necessário de deslocamento.

Definir um orçamento

Por fim, é muito importante definir o orçamento porque, além dos gastos comuns de uma viagem, como passagem, hospedagem e passeios, as compras também fazem parte.

Desde um simples souvenir até uma cortina rolô para sacada de vidro, tudo deve ser colocado na ponta do lápis para estabelecer um orçamento que evite apertos e situações complicadas longe de casa.

Considerações finais

O turismo cultural é uma modalidade muito praticada atualmente porque enriquece o conhecimento do turista, permite conhecer lugares novos e aprender um pouco mais sobre os costumes locais.

Conhecer novas e diferentes culturas é muito importante para o crescimento pessoal e o amadurecimento como pessoa. Sabendo planejar uma viagem desse tipo, dá para aproveitar cada momento com tranquilidade e absorver muito conhecimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui