Tricô: uma válvula de escape barata

0
257
Tricô: uma válvula de escape barata.

Tricô: uma válvula de escape barata com impacto positivo na saúde

Apesar de ser atribuída como uma atividade para a terceira idade, cada vez mais faixas etárias estão descobrindo as vantagens de ter esse tipo de artesanato como hobby

Considerado um hobby apenas para pessoas da terceira idade, o tricô tem crescido em popularidade entre os jovens. De acordo com um levantamento feito pelo Craft Yarn Council, um terço das mulheres de 25 a 35 anos têm o tricô ou o crochê como hobby. Além disso, o número de homens e crianças praticando esse tipo de artesanato também aumentou, segundo a pesquisa.

Ter um hobby funciona como uma válvula de escape para a rotina. Segundo um estudo liderado pela University College London (UCL) e publicado na revista Nature Medicine, ter um hobby ajuda no combate à depressão e aumenta a satisfação com a vida. Além disso, esse tipo de artesanato também traz inúmeros benefícios para quem o pratica.

Melhora de habilidades motoras

Quando se tricota, diferentes áreas do cérebro são estimuladas:

  • o lobo frontal, responsável pela atenção, planejamento e processamento de recompensas;

  • o lobo occipital, que cuida da visão;

  • o lobo temporal, que armazena memórias;

  • o lobo parietal, que cuida da informação sensorial e da percepção espacial;

  • o cerebelo, encarregado de realizar movimentos precisos.

Tricô: uma válvula de escape barata

Combate ao estresse

Graças aos movimentos repetitivos e à necessidade de foco para não errar nenhum ponto, o tricô é ótimo para aliviar a tensão e ajudar no relaxamento. Isso porque essa prática diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, reduzindo os níveis de cortisol no sangue, gerando resultados semelhantes à meditação.

Ajuda no emagrecimento

Como mencionado anteriormente, o tricô ajuda no combate ao estresse. Portanto, o organismo não sente tanta necessidade de consumir comidas altamente calóricas para aumentar os níveis de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Isso auxilia no processo de emagrecimento e até mesmo na melhora da saúde.

Estimula a criatividade

Como o artesanato é a prática de dar forma a alguma coisa, através do tricô, isso pode ser feito com agulhas e um novelo de lã de qualidade. Devido à sua complexidade, isso pode até mesmo servir como estímulo para novos desafios e formatos.

Previne artrite e tendinite

Como esse tipo de artesanato exige movimentar muito os dedos, ele força os dedos a se movimentarem fora da cartilagem ao redor deles, o que os mantêm bem lubrificados e reduz o risco de artrite e tendinite. Mergulhar as mãos em água quente após o processo também pode ajudar na prevenção dessas doenças.

Uma válvula de escape barata

Para muitas pessoas, o que mais impede de encontrar uma válvula de escape para as frustrações do dia a dia é o dinheiro. No entanto, o tricô pode ser uma opção barata e, conforme visto acima, com inúmeros benefícios para várias áreas da saúde, tanto mental quanto física.

Fonte: Assessoria de Imprensa 
Fotos: 
Divulgação /Acervo Pessoal

Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de ler: Galinha Pintadinha é a artista infantil mais ouvida do Spotify

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui