Porto Alegre e o início das associações esportivas

0
189
Porto Alegre e o início das associações esportivas

Em Porto Alegre o associativismo esportivo foi, todavia, desencadeado na segunda metade do século XIX. Contudo, as primeiras associações esportivas, sociedades, agremiações, clubes porto-alegrenses organizados pelos imigrantes alemães. Os teuto-brasileiros impulsionaram, em suma, o desenvolvimento dos esportes na capital do Estado. Igualmente, no início do século XX, os imigrantes portugueses, italianos também fundaram suas associações esportivas. Estas, além de se constituírem nos espaços físicos para a prática dos esportes, também eram lugares de sociabilidade, lazer e preservação da cultura dos imigrantes e seus descendentes.

A primeira associação fundada em Porto Alegre pelos teuto-brasileiros foi a SOGIPA em 1867. A prática esportiva fomentada era o turnen, expressão que traduzida do idioma alemão significa “ginástica”. Porém além da “ginástica de aparelhos” (atual ginástica artística), englobava corrida, esgrima, jogos e outras práticas. As práticas esportivas remetiam os alemães a um sentimento de pertencimento a sua pátria de origem.

Outro esporte pioneiro dos teuto-brasileiros foi o tênis. O primeiro clube de tênis do brasil fundado em Porto Alegre em 1896. Denominado Walhala, era uma associação exclusivamente de tenistas. Esse clube, incorporado pela Associação Leopoldina Juvenil, atualmente conhecido como Clubinho, e ainda mantém suas atividades.

Porto Alegre e o início das associações esportivas
Porto Alegre e o início das associações esportivas

Outros espaços para práticas esportivas foram fundados em Porto Alegre pelos teuto-brasileiros sendo estas salas de ginástica, áreas ao ar livre, quadras, velódromo e as águas do Lago Guaíba. Às margens do Guaíba, por exemplo, foram instalados os primeiros clubes de remo da cidade e foi o embrião da atual Federação Gaúcha de Remo, considerada a primeira entidade desta natureza no Brasil.  O remo sempre foi um esporte muito prestigiado em Porto Alegre. Jovens estudantes organizaram, em 1906, seu próprio clube de remo que, em 1917, passou a denominar-se Grêmio Náutico União.

Influência Alemã em Porto Alegre

Fica evidente que os alemães tiveram forte influência nos esportes em Porto Alegre, todavia os portugueses também participaram do desenvolvimento esportivo. Para os alemães as práticas esportivas eram meio de sustentação da sua cultura, já para os portugueses havia um enfoque mais voltado ao mercantilismo. O turfe, uma marca elitista portuguesa em função da aquisição de cavalos da Inglaterra, caracterizava o alto poder aquisitivo necessário para a participação neste esporte. Desta forma, os prados, que se constituíam em associações mercantis que visavam render capital, contribuíram muito para a formação dos bairros em Porto Alegre.Por fim, os ítalo-brasileiros, elegeram o remo para criar seu próprio clube.

Em conclusão, revela-se um cenário esportivo onde se estabelecem disputas de representações entre os clubes da cidade. Identificados como “dos alemães”, “dos portugueses”, “dos italianos”, juntamente com outras associações de diversas descendências que surgiram ao longo do tempo, define-se  não só um conflito, mas também uma rica contribuição cultural ao povo Gaúcho.

Dr Marcelo Domingues de Freitas e Castro – Presidente do Sindiclubes / RS

Leia também: Festival de Cinema Italiano estréia em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui