Livros afrofuturistas brasileiros para conhecer.
O afrofuturismo é um gênero que reúne ficção científica, fantasia e afrocentrismo, ou seja, um estudo da cultura africana com uma pegada sci-fi e até distópica. Se você quiser saber mais sobre esse gênero, precisa mergulhar nos livros incríveis já escritos. Confira sugestões para conhecer e não deixe de ir atrás de um cupom na Amazon para comprar com desconto!
Ás De Espadas, Faridah Àbíké-Íyímídé
Chiamaka e Devon são os protagonistas desta história repleta de mistérios e têm como missão descobrir quem é Ases. Essa pessoa está enviando mensagens para os alunos da Academia Particular Niveus, escola na qual os jovens estudam e são chefes de turma.
O desafio dos protagonistas é parar Ases antes que ele acabe com sua popularidade e destrua tudo o que eles conquistaram.
A Parábola do Semeador, Octavia Butler
O livro tem uma pegada feminista, já que sua autora mergulhou sem medo no afrofuturismo feminista. Trata-se de uma distopia bastante realista, na qual as mudanças climáticas e a desigualdade social criaram uma sociedade caótica.
Lauren Olamina, a protagonista, filha de um pastor, precisa lutar contra tudo isso em busca de segurança para si e para aqueles que ama.
O caçador cibernético da Rua Treze, Fábio Kabral
É uma ficção científica que apresenta elementos da mitologia Iorubá. João Arolê é o protagonista da história e tem como missão enfrentar seu passado malrresolvido enquanto lida com influências de deuses e monstros.
Como é parte de uma coletânea, após terminar a leitura, você já pode se preparar para adquirir o próximo volume e se aventurar ainda mais no mundo de Ketu Três.
Binti: Trilogia Completa, Nnedi Okorafor
A protagonista Binti foi a primeira do seu povo a ser aceita na universidade mais prestigiada da galáxia. Seu desafio está entre se aventurar nessa novidade e usar suas habilidades de matemática ou continuar ao lado de seu povo, que sempre a apoiou.
Ela está disposta a tentar e a experimentar a novidade, porém, irá enfrentar muitos desafios por estar longe de quem a entende, de sua cultura e costumes.
O Último Ancestral, Alê Santos
O livro é nacional e mescla fantasia com fé, cultura e com a história africana no Brasil. Em um futuro distópico, a favela Obambo é o lar de Eliah, um jovem em busca de uma vida melhor para a sua irmã.
No local em que ele mora, está exilada toda a população negra que restou após máquinas e seres híbridos tomarem o poder. Após descobrir que carrega dentro de si o que é chamado de “o último ancestral”, Eliah pode ser a única salvação para o seu povo.
Filhos de Sangue e Osso, Tomi Adeyemi
Zélie Adebola sempre esteve envolvida com magia, assim como o seu povo, até que os maji foram condenados à morte exatamente por causa de seus poderes. A protagonista terá uma chance de trazer a magia de volta e derrubar um rei cruel do poder.
Para isso, vai contar com alguns aliados, como uma princesa fugitiva. O livro é o primeiro de uma trilogia e mostra que, talvez, o maior desafio de Zélie seja lidar consigo mesma.
Cinderela Está Morta, Kalynn Bayron
Inspirado no famoso conto de fadas, aqui, um futuro nada feliz é apresentado 2 séculos após Cinderela e o Príncipe terem se encontrado. O reino, agora nas mãos de um tirano, obriga todas as jovens de 16 anos a participarem do baile anual, e não ser selecionada para ser desposada é uma sentença de ruína.
Livros afrofuturistas brasileiros para conhecer
Desafiando uma sociedade que vê as mulheres como objetos, uma menina vai contrariar as regras em busca do direito de amar livremente e de decidir o que quer para a sua vida.