Conheça o Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo

0
131

Conheça o Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo.

Quem é brasileiro sabe que a região de Minas Gerais é repleta de opções para fugir da rotina da cidade grande em qualquer período do ano. Seja reservando um hotel em Belo Horizonte para curtir um feriado com os amigos em festas locais, seja conhecendo patrimônios históricos espalhados pelo estado, a escolha é certeira. 

Localizado em uma propriedade particular, completamente transformada para ser uma experiência única para os visitantes, o Instituto Inhotim atrai cerca de 350 mil pessoas por ano, de dentro e fora do Brasil. Mas o que torna esse lugar tão importante? Qual é a história desse museu em pleno céu aberto, fora dos grandes centros urbanos? É o que você confere neste artigo. 

Inhotim: o que é, onde fica e como visitar

Para quem é ligado à arte e cultura, visitar museus, galerias e outros espaços culturais é uma atividade de lazer rotineira. Diversos museus ao redor do mundo têm papel de alta importância na memória, preservação e disseminação da arte, em diferentes períodos. No Brasil, o Inhotim exerce esse papel para o cenário da arte contemporânea. 

A história do Inhotim começa nos anos 80, com Bernardo Paz adquirindo uma propriedade na cidade mineira de Brumadinho, que se transformou em uma instituição de arte e um jardim botânico reconhecido internacionalmente. Nos últimos anos, algumas polêmicas e o desastre ambiental na região afetaram diretamente a visitação no local.

O que é o Inhotim?

Podemos definir Inhotim como um instituto cultural privado, fundado em 2004 pelo empresário e colecionador de arte Bernardo Paz. Sua fama está atrelada à enorme coleção de arte contemporânea brasileira e internacional, dispostas em galerias e espaços distribuídos nos extensos jardins botânicos.

No Brasil, o Inhotim é considerado um espaço único, combinando a função expositiva tradicional de galerias e museus, cercado pela natureza local e uma proposta de expansão do ato de fazer e observar arte. A visita é recomendada para pessoas de todos os gostos e idades, valendo a pena ir mais de uma vez.

Onde fica o Instituto Inhotim?

O Instituto Inhotim está localizado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, a cerca de 60 quilômetros de Belo Horizonte, capital do estado. Em 2019, um acidente resultou na ruptura da barragem da cidade, o que não interferiu diretamente no acesso ao instituto, mas prejudicou o fluxo de visitação.

Como visitar Inhotim?

Existem muitas formas de chegar até o Inhotim, e a melhor delas varia conforme a localidade de destino do visitante. Em geral, o recomendado é sair de Belo Horizonte, pela oferta de aeroporto. De lá, é possível alugar um carro particular, fretar vans e ônibus de excursão, ou ainda fazer o trajeto por aplicativos de mobilidade e táxi. O instituto oferece alguns serviços de traslados privados, partindo de Belo Horizonte diretamente para Inhotim. 

Por conta da sua extensão, é comum que os interessados visitem Inhotim mais de uma vez, para conseguir aproveitar de forma mais completa a experiência. Existe a opção de ficar hospedado em Brumadinho, com ofertas de hotéis, pousadas e residências locais, ou ainda serviços mais próximos do instituto. 

Principais atrações de Inhotim

Por ser um dos maiores museus ao ar livre de arte contemporânea existentes no mundo, Inhotim chama atenção tanto pelas obras quanto pela arquitetura dos galpões, e claro, pelos jardins. Algumas galerias dedicadas a artistas como Tunga e Adriana Varejão estão entre as mais visitadas pelos frequentadores.

Conheça o Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo.

Para os amantes de natureza, espécies exóticas de plantas e flores enchem os olhos, rendendo fotos incríveis. No trajeto de uma galeria a outra, os visitantes podem apreciar paisagens exuberantes, aproveitar para relaxar ou simplesmente exercitar o cérebro, descobrindo os trabalhos de arte misturados no meio dos jardins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui