Filhos Alpha e Pais Millennials

Deixar para comprar presentes na última hora faz parte da vida de uma grande parcela da população brasileira.

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Filhos Alpha e Pais Millennials.

Filhos Alpha e Pais Millennials: o papel da omnicanalidade na comunicação das marcas para o Dia das Crianças

O modo de se comunicar para a data exige uma visão omnichannel que atenda os dois públicos-alvo

Deixar para comprar presentes na última hora faz parte da vida de uma grande parcela da população brasileira. De acordo com uma pesquisa sobre intenções de compra para o Dia das Crianças de 2023, realizada pelo time de Analytics e Insights do Google, 23% dos pais, avós e tios realiza a compra cerca de 15 dias antes da data, enquanto a maior parcela, 29%, deixa para a própria semana. E mais: 11% de quem presenteia faz a compra na véspera e 12% somente no dia 12 de outubro.

Esse costume explica um outro dado do estudo: 50% das pessoas que compraram ou ainda vão comprar um presente na data preferem fazer isso presencialmente, em uma loja física. Só que, ao mesmo tempo, 51% deles também afirmaram que podem comprar por aplicativos ou sites e 25% dizem, ainda, que podem utilizar outros canais, como aplicativos de delivery, redes sociais ou WhatsApp.

Filhos Alpha e Pais Millennials

Os dados mostram uma tendência inevitável que vem sendo bastante observada no marketing: a omnicanalidade. “Por mais que a finalização da compra tenha a tendência a ser realizada em lojas físicas, a jornada digital do cliente com a marca tem um papel essencial nessas decisões, porque antes da compra em si, há todo um caminho de pesquisas e busca de informações”, afirma Caroline Rocha, gerente de mídia da agência full service Adtail. “O consumidor passa semanas conferindo produtos nos apps ou sites das lojas ou de comparação de preços [28%], na busca do Google [24%] e em redes sociais [10%] para somente depois adquirir o presente, por qualquer que seja o canal”, completa.

Filhos Alpha e Pais Millennials

E quando falamos de uma geração de pais Millennials e de filhos Alpha, a omnicanalidade se torna ainda mais evidente. “As crianças de hoje já nasceram hiper conectadas e influenciam as decisões dos responsáveis que, por sua vez, são pais que escolheram criar seus filhos diferente das gerações anteriores, sendo atentos, por exemplo, ao tempo de tela e conteúdo que as crianças vêem”, conta Rita Candido, gerente executiva de Mídia. “Dessa forma, uma boa estratégia omnichannel deve levar em conta a diferença de gerações e visão de mundo e garantir uma experiência de qualidade para os dois públicos, em todos os canais”.

O poder de influência dos Alphas

Apesar de 44% dos entrevistados escolherem os presentes sozinhos, para fazer surpresa, existe uma boa quantidade de pessoas que aceitam alguma ajuda dos pequenos: 28% usam dicas das crianças para escolher, 19% deixam a criança escolher por conta própria e 16% decidem juntos. Sendo a nova geração nativa digital, é lógico perceber que sua participação terá influência dos períodos conectados. Porém, quando se trata de pais Millennials, é importante ficar atento e criar conteúdos relevantes, que aproximem as duas gerações, para conectar as marcas com pais e filhos.

“Investir em conteúdos curtos e divertidos, com temáticas familiares e que ultrapassem as telas, pode ser uma boa forma de atingir os dois públicos”, diz Caroline. “Uma marca de sapatos pode sugerir um concurso de dança em família, por exemplo, e mostrar seu novo tênis. Ou uma empresa de bolachas propor um concurso de culinária utilizando seu novo produto. São mensagens simples, cercadas por todo o cuidado necessário quando falamos de publicidade para crianças. E, que trazem mais uma etapa da jornada de compra acontecendo por diferentes canais. Assim, reforçando o omnichannel como a estratégia da vez”, conclui.

Sobre a Adtail

A Adtail é uma agência full service que vai além do marketing digital de performance. Oferecendo uma gama completa de soluções, como digital planning, paid media, SEO optimization, CRM marketing, inbound marketing, social media, creative & design.

Composta por uma equipe de mais de 200 profissionais certificados pelas principais plataformas do mercado. Assim como, forte know how tecnológico, a empresa utiliza ferramentas renomadas e metodologias próprias para otimizar processos e performance. Com escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Blumenau e Curitiba – e atuação em toda América Latina – a Adtail faz parte da holding DBG&Co.

Mais informações: https://adtail.ag/

 

 

 

Fotos: Divulgação / Acervo pessoal
Fonte: Regina Pimenta, EDB Comunicação
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