Entenda como a psicologia pode trabalhar com marketing

0
351
psicologia

A psicologia tem um papel muito importante nas estrateǵias de marketing, na qual há a função de entender a conduta de, por exemplo, um colaborador.

É compreendendo a postura dos membros integrantes de uma empresa que, esta, por sua vez, poderá executar as melhores ações de marketing. Já o marketing é uma estratégia produtiva cujo objetivo é atingir um público-alvo específico. 

Até em uma empresa que trabalha com a locação de cão de guarda é possível fazer a junção dessas duas áreas, que podem ser usadas para potencializar as vendas do negócio.

Sabe-se que nos últimos tempos, a psicologia a cada dia vem se tornando mais forte e também tem tomado mais espaço em toda a sociedade. 

A sua necessidade vem sendo amplamente reconhecida, visto que é algo fundamental para não só a saúde dos seres humanos, mas também para o progresso e o desenvolvimento científico.

Afinal, ao entender o comportamento humano, é possível traçar formas de aperfeiçoá-lo, de modo que a sociedade possa tratar as pessoas que têm algum tipo de distúrbio ou inquietação, por exemplo.

É conhecido o fato de que os profissionais da área de psicologia sempre tiveram uma certa dificuldade em ter de recorrer ao marketing para anunciar os seus serviços. 

Com o passar do tempo, ainda mais com o surgimento da internet, isso vem mudando, o que é muito importante não somente à área de psicologia, mas também à área de marketing.

Até uma empresa que trabalha com laudo de avaliação estrutural faz uso de estratégias de marketing para que ela possa ser melhor. Afinal, o marketing tem um papel muito importante no que diz respeito a como um negócio ou profissional se mostra no mercado.

Por isso, ao decorrer deste artigo, vários pontos concernentes à relação entre marketing e psicologia serão abordados.

Assim, os profissionais da área de psicologia poderão utilizar o marketing para que possam ter mais clientes e também trabalhar a sua imagem dentro do mercado em que atuam.

É possível ver que qualquer tipo de pessoa que parar para pesquisar um pouco de marketing entenderá que o prestador de serviços deve divulgar o trabalho onde o seu público está. 

E isso é o mesmo que tem de fazer uma empresa de revisão automotiva preço, por exemplo, uma vez que abdicar de estratégias de marketing pode lhe custar a não angariação de novos clientes.

Hoje em dia, o público está quase todo concentrado nas redes sociais, e é nela que os profissionais devem investir em marketing, trabalhar bem a imagem e usar de estratégias que de fato atraiam mais credibilidade e pacientes.

Importância da psicologia

Não é um segredo para ninguém que hoje em dia o psicólogo acaba sendo uma profissão muito essencial e cada vez mais cobiçada pelos pacientes, visto que esse é o profissional responsável por auxiliar o paciente a conseguir lidar com o que a vida faz.

O psicólogo tem a responsabilidade de ajudar as pessoas a lidarem com os problemas e assim poderem ter mais segurança, e até mesmo mais autoconhecimento. 

Os psicólogos podem até trabalhar em uma empresa de porta papel de acrílico, por exemplo, para fazer com que os seus profissionais tenham mais autoconhecimento.

Psicólogos para crianças e adolescentes

Hoje em dia, até mesmo os jovens têm sentido a carga que essa agitação da vida acaba proporcionando, e, por isso, eles também enxergam vantagens em fazer terapia.

Diferentemente do que se pensa, a terapia é uma fase muito essencial e que pode ajudar significativamente para a evolução do ser humano.

Como a infância e a juventude acabam sendo as etapas de principais alterações e desenvolvimentos, ter um monitoramento de um psicólogo é algo muito essencial para essa etapa de um ser humano.

Entre os variados momentos em que a psicologia pode ajudar essas fases de desenvolvimento, podem-se destacar os seguintes pontos:

  • Adaptação escolar;
  • Auxiliar questões de aprendizagem;
  • Solucionar problemas de comunicação;
  • Tratar déficit de atenção e hiperatividade;
  • Auxiliar tratamento de depressão e ansiedade.

Sendo assim, é fundamental ficar sempre de olho na evolução dos filhos e procurar por todo o suporte que a criança ou adolescente necessita para conseguir se desenvolver por completo.

Benefícios da psicologia para o marketing

A angariação de pacientes é a principal razão que leva psicólogos a investirem muito no marketing. E, de fato, as estratégias de marketing são eficientes e podem ajudá-lo a encher a agenda.

No marketing, sabe-se que quem não é visto, não é lembrado. Logo, um psicólogo que, por exemplo, compartilha o seu trabalho e gera conteúdos, acaba sendo lembrado por seus clientes.

Entretanto, a atração de mais pacientes não é o único benefício que o marketing proporciona aos psicólogos. Há, entre tantos benefícios, estes, que são os que mais podem destacá-lo ante a competitividade do mercado.

Desenvolver a imagem profissional

Um pouco de marketing pessoal não é ruim e vai ajudar o profissional a ser visto como uma autoridade na área. Isso passa mais confiança e credibilidade sobre o trabalho aos pacientes e, aos poucos, a empresa vai se tornando mais famosa no mercado. 

Educar as pessoas

As pessoas ainda têm preconceito com a psicologia e consideram que o serviço é destinado às pessoas que são “loucas”. Sabe-se que isso não é a realidade, e o marketing é, nesse sentido, um modo de compartilhar o verdadeiro ofício do psicólogo.

Além disso, a divulgação de conteúdos mais educativos ajuda as pessoas a entenderem quais os principais conceitos e linhas da psicologia, e saberem quais são as formas de problemas que o profissional pode ajudá-las a solucionar.

E isso, por exemplo, assim como uma empresa que trabalha com portaria virtual campinas pode passar a divulgar conteúdo sobre portarias, para que as pessoas possam compreender como funciona esse tipo de serviço e estimulá-las a contratarem-no.

Desenvolver a conexão com o público

O marketing, sobretudo nas redes sociais, tem o poder de aproximar o produtor de conteúdo ao público-alvo. 

Quando ele age constantemente na criação de conteúdos, os consumidores/pacientes começam a criar esperanças acerca de novas publicações e passam a vê-lo como um profissional em que podem se confiar.

Essa conexão de confiança é o que vai ajudar a consolidação da imagem do psicólogo como um profissional irreparável e comprometido com a sua causa.

Fidelizar os pacientes já atendidos

O marketing para psicólogos também os ajuda a reter pacientes, ou seja, ajuda a fidelização daqueles que já foram atendidos ou que estão sendo atendidos atualmente. Uma empresa de aluguel de projetor pode usá-lo, o marketing, para o mesmo motivo.

Por meio da comunicação aplicada na fidelização, o psicólogo pode desenvolver conexões mais profundas com esses pacientes e se consolidar como autoridade, e elevar a sua credibilidade.

4 abordagens da psicologia

É certo que a psicologia tem muitas abordagens, mas, de entre as quais, podem-se extrair, neste momento, as mais importantes, que são quatro:

1. Psicanálise

A estratégia central da psicanálise é a fala, e um de seus aspectos marcantes é que ela não se configura como um tratamento de orientação. A terapia com essa abordagem vai partir da associação livre, ou seja, estimula que o paciente fale sobre o que quiser.

2. Humanismo

O humanismo é uma das abordagens da Psicologia mais famosa. Na verdade, ele funciona como uma linha de pensamento que agrupa várias abordagens, como a Terapia Centrada na Pessoa e a Gestalt-Terapia.

Um dos principais aspectos do humanismo é o foco no momento atual. Nesse ponto, ele vai se diferenciar da psicanálise, já que ela busca analisar as ocorrências atuais a partir de ver os primeiros momentos de vida do paciente.

3. Behaviorismo ou psicologia comportamental

Entre as três que foram citadas, essa é considerada a linha de tratamento mais direta, pois é focada no comportamento observável e tem o objetivo claro de alterar padrões de vida do paciente.

Essa aplicação pode até ser usada por uma empresa que trabalha com cães de guarda aluguel para poder treinar o comportamento do animal.

O desenvolvimento do behaviorismo se iniciou a partir, principalmente, dos teóricos Watson e Skinner, que, em sua época, consideraram experimentos de conduta animal para compreender como as pessoas se comportam em relação ao que ocorre em suas vidas.

4. Terapia cognitivo-comportamental

Esse tipo de abordagem é um desdobramento do behaviorismo, e ela foi desenvolvida por Aaron Beck. Ela combina a base comportamental aos conhecimentos das neurociências. 

Com isso, foi criada uma teoria que conecta os pensamentos, as emoções e as condutas humanas, ampliando a terapia comportamental tradicional.

Considerações finais

O marketing pode ser usado na área de psicologia sem nenhum problema, assim como pode ser usado em uma empresa de endoscopia para cachorro

Afinal, o marketing vai trabalhar a atração de clientes e, no caso de um profissional de psicologia, ele trabalhará no sentido de trazer pacientes a um psicólogo, por exemplo.

Sabe-se que todo negócio, por maior que seja, necessita de que a sua imagem seja muito bem trabalhada, visto que é isso que o faz diferente em relação a outros negócios, no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui