CPF digital é inovação da Receita Federal

Ferramenta também tira dúvidas sobre Imposto de Renda

5
567

CPF digital é inovação da Receita Federal. Um dos documentos mais requeridos dos brasileiros agora está disponível na tela do dispositivo móvel. A Receita Federal e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) lançaram o aplicativo CPF Digital.

CPF digital é inovação da Receita Federal

O aplicativo pode ser baixado na Google Play (para dispositivos do sistema Android) e na App Store (para dispositivos com sistema iOS).

O app também traz um chat de inteligência artificial que tira dúvidas sobre o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF).

Com o CPF Digital, o usuário pode exibir, naturalmente, na tela do celular ou do tablet, o cartão do CPF.

Dessa forma, o aplicativo também envia notificações da Receita Federal.

Portanto, em relação ao recurso de atendimento virtual interativo, a ferramenta também permite a consulta à restituição, assim como informa sobre prazo de entrega da declaração.

Bem como multa por atraso no envio do documento assim como, presta esclarecimentos sobre situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para pessoas com doenças graves.

CPF digital é inovação da Receita Federal

Segundo a Receita Federal, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) é central para a digitalização dos serviços públicos.

Em março do ano passado, o Decreto 9.723 tornou o número de CPF instrumento naturalmente suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão no exercício de obrigações e direitos ou na obtenção de benefícios.

A Receita informou ainda, que pretende desenvolver atualizações que ampliem o recurso de atendimento virtual para outros serviços além do Imposto de Renda.

Enfim, a ampliação tem como objetivo diminuir consequentemente, os atendimentos presenciais nas unidades do órgão durante a pandemia de coronavírus, de modo a tornar o CPF Digital a porta de acesso para os principais serviços públicos.

Fonte:  Wellton Máximo– Agência Brasil-Brasília

Leia também: Durante pandemia Instagram ultrapassa o Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui