Candidatos à presidência da Argentina

Sergio Massa terminou na frente nas eleições realizadas neste domingo (22) na Argentina, com 36,2% dos votos

0
1255
3d illustration of national flag with dried soil texture background

Candidatos à presidência da Argentina.

Sergio Massa e Javier Milei disputam segundo turno na Argentina

Sergio Massa ficou em primeiro lugar e Javier Milei, em segundo

Com 90% das urnas contabilizadas, o candidato Sergio Massa terminou na frente nas eleições realizadas neste domingo (22) na Argentina, com 36,2% dos votos

Ele vai disputar a presidência com Javier Milei, que obteve 30,19% dos votos e era o líder nas pesquisas de intenção de voto.

Em terceiro lugar ficou a candidata Patricia Bullrich, com 23,82%, seguida por Juan Schiaretti, com 7% e Myriam Bregman, com 2,66% dos votos.

Candidatos à presidência da Argentina.

Candidatos

Sergio Massa, do partido peronista União pela Pátria, é o atual ministro da Economia da Argentina. Político experiente, o advogado conquistou as primárias de seu partido depois da terceira tentativa. Massa também já foi presidente da Câmara dos Deputados.

Javier Milei, autodenominado “anarcocapitalista”, é da coalizão conservadora La Libertad Avanza, e se coloca como representante de um liberalismo extremo. Entre suas propostas estão a redução drástica de subsídios e do aparato estatal. Num discurso com idas e vindas, ele já propôs o fechamento do Banco Central, a saída do Mercosul e a dolarização da economia, medida vista como inviável por economistas menos radicais.

Candidatos à presidência da Argentina

Ele passou a ganhar notoriedade ao começar a dar uma série de entrevistas polêmicas e se elegeu deputado em 2021. Nas primárias, foi o candidato mais votado, com cerca de 30% dos votos.

Massa ganhou eleitores mesmo após meses de problemas na economia. Porém, nos últimos meses, houve uma piora da crise na Argentina, com uma disparada do dólar. Assim, logo após as primárias, o governo desvalorizou o peso e elevou o câmbio oficial em 22%.

Enfim, o segundo turno na Argentina será disputado entre o ministro da Economia, Sérgio Massa, e o deputado ultraliberal Javier Milei.

 

*Com informações da Télam

 

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Agência Brasil
Edição: Lílian Beraldo
Leia ainda:Eduardo Kobra inaugura mural no Walt Disney

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui