Brasil é o sexto maior produtor do mundo em Energia Solar

A energia solar possui vantagens sustentáveis e rentáveis que auxiliam o meio ambiente e o financeiro do consumidor

0
38

Brasil é o sexto maior produtor do mundo em Energia Solar.

Energia solar: Brasil é o sexto maior produtor do mundo; entenda o crescimento do mercado no país

A energia solar possui vantagens sustentáveis e rentáveis que auxiliam o meio ambiente e o financeiro do consumidor

Por ser um país tropical, o Brasil possui intensa ocorrência de radiação solar durante o ano inteiro. Assim, pensando em formas limpas de produção energética aliadas à tecnologia, a energia solar se mostra a principal forma de energia limpa, sendo benéfica tanto para o meio ambiente quanto para o bolso do brasileiro.

A geração de energia solar cresceu bastante desde seu início no Brasil, em 2012. Conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país é o sexto maior produtor de energia solar do mundo. Além disso, cerca de 11,6 GW dessa produção vão para as grandes usinas e 26,7 GW para residências e comércios menores.

Benefícios e motivos do crescimento do mercado de energia solar

O principal fator para o crescimento da energia no Brasil são as condições climáticas que favorecem a instalação. É um bom investimento para quem quer gastar menos e produzir uma energia que tem como fonte um recurso inesgotável, o sol. Sendo a segunda maior fonte de energia no Brasil, a energia solar comporta 17,4% da matriz energética do país, segundo a Absolar.

Além de possuir todas as vantagens sustentáveis e rentáveis, para quem possui placas de energia solar, o custo de manutenção é bem baixo e não gera transtornos com o tempo, tendo uma vida útil de cerca de 25 anos. Esse é um dos fatores que fazem os brasileiros investirem cada vez mais na energia fotovoltaica.

Brasil é o sexto maior produtor do mundo em Energia Solar

Brasil é o sexto maior produtor do mundo em Energia Solar
Créditos: xijian/iStock

Utilizar a energia solar é um avanço tecnológico e sustentável. No caso, ela é um tipo de energia limpa, ou seja, que não traz impactos para o meio ambiente. Já no que diz respeito à economia, a instalação de um sistema fotovoltaico em casa, por exemplo, ajuda a reduzir o valor das contas de luz em até 90%.

Além disso, seu investimento é responsável pela geração de empregos verdes por todo o país. No caso, com o mercado de energia fotovoltaica crescendo, vagas de emprego também passam a surgir para acompanhar a demanda.

Esse crescimento também influencia nas formas de adquirir um sistema de energia solar. Visando atender à demanda dos consumidores, hoje, no Brasil, existem diversas formas para usufruir da energia fotovoltaica, como o financiamento de energia solar, que oferece linhas de créditos e prazos extras para o pagamento. Dessa forma, a energia solar também vem se tornando um serviço acessível para a população.

Fonte: Gabriela Araujo / Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Na Mídia
Fotos: Divulgação / Xijian iStock
Leia aindaAtriz Regina Duarte celebra o sucesso de sua 2ª Mostra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui