Os diferentes tipos de criptomoedas disponíveis no mercado

0
41
tipos de criptomoedas

Existem diversos tipos de criptomoedas no mercado atualmente e cada tipo de ativo tem diferentes características que devem ser levadas em consideração na hora de investir.

Antes de mais nada, é preciso entender que os tipos mais conhecidos de criptomoedas estão voltados para pagamentos. Podemos citar alguns dos criptoativos mais conhecidos: Bitcoin, Litecoin, Ethereum, Tether, USD Coin, Ripple e muitas outros. Entretanto algumas dessas criptomoedas, como a Ether, por exemplo, servem como estrutura para abrigar diferentes tipos de tokens.

Diferentemente de uma criptomoeda, um token é a representação digital de algum bem ou serviço que tem valor de mercado. Atualmente, existem diversos tipos de tokens, como de pagamento, de utilidade, de seguranças, game tokens e muitos outros que podem ser utilizados para representar desde uma obra de arte até um objeto ou imóvel. 

Esses diferentes tipos de ativos fazem com que o mercado financeiro seja cada vez mais dinâmico e repleto de possibilidades. Neste artigo, você conhecerá algumas opções de ativos e algumas variações das suas aplicações dentro do mercado das criptos. 

Bitcoin: a principal criptomoeda

Apesar de existirem diversas criptomoedas, o Bitcoin é praticamente o pioneiro e também a maior cripto do mercado. Com ela é possível que pessoas de qualquer lugar do mundo façam transações com mais segurança, liberdade e privacidade.

Como você já deve saber, as transações de criptos acontecem dentro da tecnologia blockchain, que permite todo esse funcionamento digital sem a necessidade de um Banco Central, tornando os negócios completamente seguros e confiáveis.

Ethereum e suas ramificações 

Como falamos anteriormente, a criptomoeda Ether é a moeda da rede Ethereum e tem atuações diferentes de uma cripto comum. Por ser uma blockchain descentralizada, a Ethereum é capaz de criar e executar contratos inteligentes que permitem criar diferentes tokens e aplicativos descentralizados.

Por conta desse sistema totalmente autônomo, é possível utilizá-lo para várias aplicações, como ofertas iniciais de outras moedas, campanhas de crowdfunding, criação de tokens e registro de NFTs.

Ripple e seu diferencial

A rede Ripple revolucionou o sistema bancário tradicional, pois é capaz de realizar transações interbancárias de forma segura, com baixo custo e alta velocidade. Não à toa, essa criptomoeda está no topo do ranking das moedas digitais, sendo uma forte concorrente do Bitcoin.

Uma grande vantagem dessa rede é que, diferentemente de alguns criptoativos, ela suporta outros tokens, tornando-se uma solução para pagamentos globais mais econômicos. Outra vantagem da Ripple é que os usuários da rede podem interagir com aplicativos descentralizados, os chamados DApps.

Tether: líder em stablecoin

Já falamos em outros artigos sobre stablecoin, mas resumidamente é um tipo de moeda digital vinculada a ativos do mundo real. A Tether (USDT) é a principal stablecoin, considerada a mais estável e relevante do mercado.

Ligada ao dólar americano, seu valor de compra e venda varia de acordo com a oscilação do dólar no mercado. Desse modo, a Tether é muito usada para tornar simples a compra do dólar por investidores do varejo, bem como facilitar transações entre grandes empresas.

Bluzelle no mundo dos games  

O Bluzelle é um blockchain para GameFi desenvolvido com o propósito de proteger a propriedade intelectual de criadores de conteúdo. Por se tratar de uma rede descentralizada,a é uma das principais criptomoedas utilizadas por gamers, pois por lá os jogadores são capazes de realizar transações, adquirir recompensas e negociar itens.

Esse tipo de criptomoeda torna-se valorizada ao passo que os jogadores conseguem negociar dentro da blockchain usando tokens. Algumas das principais transações são: venda de tokens de acordo com o seu desenvolvimento dentro do game, recompensa por encontrar determinado item, venda ou aluguel de propriedade de terra virtual e outros que só são possíveis por conta da integração desses jogos com DeFi.

Como é possível perceber, existem inúmeras opções de criptomoedas disponíveis no mercado e cada uma possui uma função diferente que a torna única em comparação com as outras. Dessa maneira, o investidor pode diversificar seu investimento, aplicando nos ativos que mais o interessam e escolhendo diferentes tipos de criptos para realizar transações diversificadas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui