quarta-feira, julho 1, 2026
spot_img

SEMANA DE DESIGN PARA O RIO

O evento – considerado o maior festival urbano de design da América Latina - ocupa as ruas de São Paulo desde 2012 e, em sua primeira edição carioca, aporta exclusivamente no CasaShopping

SEMANA DE DESIGN PARA O RIO.

CASASHOPPING TRAZ DW! SEMANA DE DESIGN PARA O RIO EVENTO OCUPA LOJAS E ÁREAS COMUNS DO MALL ENTRE 3 E 8 DE SETEMBRO

Pela primeira vez, a DW! Semana de Design acontece no Rio, entre os dias 3 e 8 de setembro.

O evento – considerado o maior festival urbano de design da América Latina – ocupa as ruas de São Paulo desde 2012 e, em sua primeira edição carioca, aporta exclusivamente no CasaShopping (o maior do setor na América Latina) com a participação de mais de 60 lojistas, além de diversos talks sobre arquitetura, design e urbanismo, instalações de arte, site specifics, lançamentos de móveis, produtos e revestimentos e uma edição exclusiva da Feira na Rosenbaum. A realização do festival faz parte da comemoração de 40 anos do CasaShopping, que completa quatro décadas em setembro.

“A DW! promove a cultura do design, conectando áreas como decoração, arquitetura, arte, urbanismo, inovação e sustentabilidade. É, portanto, um evento em total sinergia com nossos valores. Trazer a DW! para o CasaShopping é uma forma de receber o público para celebrar conosco nossa trajetória de sucesso”, enfatiza Flavia Marcolini, diretora-presidente do shopping.

Serão mais de 60 ações ao longo dos seis dias do evento que terá a arte como um dos grandes destaques. Nas áreas comuns do shopping, três grandes instalações impactantes prometem surpreender, e encantar, os visitantes. O artista plástico Marcelo Jácome traz o seu famoso Planos-Pipa para o mall com a montagem de uma enorme pipa sob a Onda Carioca, a estrutura arquitetônica que desde 2014 é a marca registrada do mall, criando ali um site specific. A curadoria é de Marc Pottier.

SEMANA DE DESIGN PARA O RIO

“Existe uma permeabilidade interessantíssima e pouco convencional nessa arquitetura um tanto permeável, em forma de onda, que ao mesmo tempo é céu. Minha ideia é fazer com que Planos-Pipa se estruturem na parte mais aberta da arquitetura, onde poderá ser vista a partir dos variados percursos que o entorno da obra sugere. É a primeira vez que Planos-Pipa será montado quase que ao ar-livre”, explica o artista.

Em outro ponto da Onda Carioca, a brincadeira de criança – em grandes proporções – é outra… o barquinho de papel. Na obra do artista plástico paraibano Rabi Araújo, o papel dá lugar ao zinco usado para construir um barco com mais de cinco metros de extensão.

Um pouco antes da Onda, em frente à Trançarte, fica a terceira instalação artística: Caleidoscópio, do artista plástico Rafael Vicente. Uma obra que oferece uma imersão visual e espacial transformando uma pintura bidimensional em uma experiência tridimensional. Com estrutura multifacetada, a escultura convida os espectadores a percorrerem um labirinto de formas e direções. Cada ângulo é um reflexo dos múltiplos horizontes e planos extraídos da pintura do artista, transformando a arte em uma experiência tridimensional que se desdobra diante dos olhos do espectador.

 Atrações incluem Feira na Rosenbaum, Circuito Gastronômico, Talks

Outra atração imperdível é a Feira na Rosenbaum, que volta ao Rio, com toda sua diversidade cultural, exibindo as criações plurais de objetos de design, peças de decoração, moda e itens para casa de cerca de 60 expositores entre artesãos, designers e estilistas independentes de todas as regiões do país. Muitos deles oriundos de comunidades criativas tradicionais.

Talks e Palestras diárias

A programação  da DW! traz ainda uma série de palestras diárias que devem ocupar o auditório do CasaShopping entre 12h e 14h. Abrindo os DW! Talks, no dia 3 de setembro, já estão confirmados os artistas plásticos Marcelo Jácome e Marc Pottier.

Idealizador e CEO da DW!, o empresário Lauro Andrade celebra a expansão dos DW!Tours – eventos que levam sua Semana do Design de São Paulo para outras cidades – para o público carioca: “Nossa chegada ao Rio de Janeiro está cercada de boas expectativas pela maturidade e criatividade do mercado local, somadas às referências marcantes na cultura, na história, na arquitetura e no urbanismo da cidade. É uma grande oportunidade de novas conexões com marcas, criativos e profissionais com potencial de projetos e negócios”, aposta Andrade.

Móveis e Peças de Design em Lançamento

Além da programação oferecida pelo CasaShopping, 60 lojistas também estão aproveitando a DW! para fazer seus lançamentos, montar exposições e tornar ainda mais rica a experiência da DW! Tour Rio de Janeiro. Confira algumas das atrações já confirmadas nas lojas:

Novo Ambiente:

SEMANA DE DESIGN PARA O RIO

A loja aproveita para apresentar as novidades de seu portfólio lançando algumas novas linhas. Dentre as peças lançadas estão as poltronas do designer carioca Maurício Marquez, carregadas de brasilidade e inspiradas na cultura indígena. (foto)

Azul Milano:

SEMANA DE DESIGN PARA O RIO

A arquiteta Mariana Monnerat assina o lançamento de objetos e móveis – e lança as novidades apresentadas pela marca na última Semana de Design de Milão. A empresa se destaca pela extração e manufatura de pedras naturais brasileiras, como o quartzito azul macaúbas. (FOTO)

Tanto:

SEMANA DE DESIGN PARA O RIO

O arquiteto Celso Rayol, da Cité Arquitetura, conta em palestra como foi o desenvolvimento da série Milo, criada para a Eliane Revestimentos. A coleção é composta de porcelanatos cujos padrões resgatam memórias afetivas das casas brasileiras e acaba de ser reconhecida na premiação internacional AZ Award 2024. (foto)

Lumini:

Lança uma coleção de luminárias criadas pela arquiteta Lia Siqueira,, desenvolvidas sob a curadoria de Clarissa Schneider. No lançamento, a luminária Vista cria uma atmosfera marítma. Além de Lia e Clarissa, estará presente Fernando Prado, diretor criativo da Lumini e um dos designers mais premiados do Brasil. (foto)

Way Design:

A loja faz uma homenagem aos 10 anos da poltrona Benjamin, peça criada por Sergio Rodrigues, que nunca chegou a ver a obra pronta, pois morreu um pouco antes. A história da peça e o modo de produzi-la serão mostrados numa instalação assinada pelos arquitetos Fábio Bouillet e Carol Freitas, da BF+ Arquitetos. O designer Fernando Mendes, que dirige o Instituto e o Atelier Sergio Rodrigues, participa de um bate-papo sobre o móvel.

Sobre a DW!

Concebida em 2012 pelo empresário Lauro Andrade, a DW! Semana de Design de São Paulo é um festival urbano de design que dialoga com o próprio movimento da cidade, propondo mudanças na sociedade de forma individual e coletiva. Arquitetura, arte, decoração, urbanismo, assm como, inclusão social, negócios, inovação, tecnologia e outros temas da economia criativa se unem nessa proposta plural e diversa. Então, em 2024, a 13ª edição do evento se desdobrou em cerca de 130 diferentes locais e contemplou mais de 200 ações espalhadas em oito distritos da capital, reunindo mais de mil criativos de diferentes segmentos e atraindo cerca de 50 mil visitantes.

Sobre o CasaShopping

A saber, o maior shopping de decoração da América Latina, o CasaShopping chega aos 40 anos em 2024 com 70 mil metros quadrados de ABL a céu aberto. Assim, são 170 lojas, mais de 200 salas comerciais e 30 escritórios em 16 blocos que oferecem tudo o que é necessário para criar, reformar ou transformar qualquer ambiente. Além disso, 11 restaurantes trazem o melhor da gastronomia da cidade para seus clientes. Inaugurado em 1984, o mall é hoje a maior referência no mercado carioca para arquitetos, decoradores e designers de interiores.

DW! De 3 a 8 de setembro de 2024

Entrada Franca
Horário: segunda a sexta 10h às 20h/ domingos e feriados 14h às 20h
Av Ayrton Senna, 2150. Barra da Tijuca

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de lerBicentenário do nascimento de Anita Garibaldi

 

 

 

 

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional da Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Rogerio araujo on Arena Caipirão 2026
Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA