Repórter Thiago Simpatia será Chico Rei no enredo de 2024

0
109

Repórter Thiago Simpatia será Chico Rei no enredo de 2024.

Da telinha da TV para a passarela do samba, o ator, jornalista e radialista, Thiago Simpatia, que hoje é produtor de conteúdo e repórter da TV Globo, vai estrear no Anhembi como Chico Rei, personagem principal do enredo da escola de samba Camisa 12 “Meu black é de rei, minha coroa é de Chico. Chico Rei entre nós!”, idealizado e desenvolvido pelo carnavalesco Gleuson Pinheiro, lançado em abril.

“Thiago é uma grande personalidade da televisão da nossa atualidade que, com talento, trabalho e, claro, muita simpatia, conseguiu mostrar ao público e aos telespectadores a força da periferia. Sua representatividade dará mais uma força ao nosso enredo e, além disso, ele tem até o estilo do cabelo black power em forma de coroa. É exatamente quem queríamos para ser o nosso Chico Rei! Uma honra para nós tê-lo em nosso carnaval”, conta o presidente Edson Facchola, responsável pelo convite.

Em sua primeira participação como personalidade da Camisa 12, Thiago esteve presente no sorteio da ordem dos desfiles ao lado do presidente Edson e foi ele quem apresentou a bolinha e anunciou a sétima posição do grupo de Acesso 2.

Repórter Thiago Simpatia será Chico Rei no enredo de 2024

Na gravação do samba-enredo fez uma participação especial na obra assinada pelos poetas Turko, Maradona e Rafa do Cavaco, em que recita a impactante frase: “Sou negro! Meus antepassados foram queimados pelo sol da África. Minh`alma recebeu o batismo dos tambores, atabaques, gongos e agogôs. Contaram-me que sou rei vindo da mãe África como mercadoria de baixo preço. Chega! Não aguentamos mais! Negro, entoe seu canto, a sua glória pelos ares. Em todos os “Quilombos” e “Palmares”. De punhos cerrados, salve Chico Rei! Brilha a coroa!”.

“Que convite incrível! Aceitei na hora. Ser “Chico Rei”, nessa linda homenagem que a Camisa 12 vai fazer, será mais que um presente para mim! Vou somar com essa comunidade apaixonada e, juntos, vamos conquistar esse Carnaval”, declara Thiago.

“Salve, salve, Simpatia!”

Thiago Simpatia completa 22 anos de profissão com passagens pela TV Record, Rede TV!, Uol Esportes, TV Band até chegar à TV Globo, onde trabalha como apresentador, repórter e produtor dos programas de entretenimento. Formado em artes cênicas, atuou na série televisiva Turma do Gueto, fez figurações em novelas e séries da TV Globo, peças teatrais e campanhas publicitárias.

Lenda de Chico Rei

Galanga, príncipe de uma tribo do Congo, na África, foi rebatizado Francisco, ao desembarcar no Brasil, após ser capturado pelos portugueses e levado como escravos para trabalhar em minas de ouro na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais.

Chico, inconformado com a situação que foi imposta a ele e seu povoado, um dia teve uma visão com Santa Efigênia, que disse a ele que sua liberdade viria a partir do ouro. Após a visão, Chico começou a guardar pedaços de ouro em seus cabelos e os tirava ao final do dia. Foi dessa forma que conseguiu juntar os valores para comprar a liberdade do seu filho e de outras pessoas. Com o passar do tempo, também comprou a mina de ouro e logo tornou-se “rei” da cidade mineira. Hoje a mina leva seu nome.

Repórter Thiago Simpatia será Chico Rei no enredo de 2024

Muito devoto das santas Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Efigênia, Chico construiu uma igreja dedicada a elas, em 1785. Lá aconteciam festas populares com danças e cantos. Até hoje, Chico Rei é celebrado na cidade em janeiro, já que ele costumava organizar solenidades no Dia de Reis. Essa lenda sobreviveu pela oralidade, que passou de geração em geração.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui