O impacto da Blockchain nas Pequenas e Médias Empresas

A tecnologia blockchain vem crescendo e ganhando terreno, principalmente nas empresas privadas, que tiveram avanços notáveis nos setores financeiro, imobiliário, de saúde e educação.

0
122

O impacto da Blockchain nas Pequenas e Médias Empresas.

Blockchain e Pequenas e Médias Empresas: Como essa tecnologia pode impactar essas empresas?

Por Denise Cinelli, Country Manager Brasil da CryptoMarket

Desde sua criação junto com o Bitcoin, a tecnologia blockchain vem crescendo e ganhando terreno, principalmente nas empresas privadas, que tiveram avanços notáveis nos setores financeiro, imobiliário, de saúde e educação.

Apesar de estar massivamente vinculada ao mercado de crypto, esta tecnologia blockchain é para todos, inclusive tem o potencial de trazer infinitas vantagens para PME, ajudando a melhorar a segurança, reduzir custos e contribuindo com a inovação, com a automatização de contratos, proteção de propriedade intelectual e acesso a mercados globais, aumentando assim a competitividade dessas empresas.

A natureza transparente e imutável da blockchain ajuda a construir confiança entre as partes envolvidas. Isso porque as transações na plataforma são registradas de forma pública e permanente, o que pode aumentar a confiança dos clientes e parceiros de negócios.

O impacto da Blockchain nas Pequenas e Médias Empresas

Outro benefício para as PME é o acesso ao financiamento porque a blockchain permite a criação de contratos inteligentes e ICOs (Ofertas Iniciais de Moedas), que podem ser usados para angariar fundos diretamente dos investidores, eliminando a necessidade de intermediários financeiros. Também existe a possibilidade de tokenizar as ações da empresa e realizar um crowdfunding em uma das muitas plataformas que existem no mercado.

Para as que exportam, a blockchain pode simplificar e acelerar as transações, eliminando a necessidade de várias etapas intermediárias e instituições financeiras tradicionais. Permitindo assinaturas de acordos com contratos inteligentes e os pagamentos através de criptomoedas.

Obviamente, não temos uma lista pública detalhada sobre empresas que adotam essa tecnologia por várias razões, incluindo questões de confidencialidade e a natureza privada dos negócios. No entanto, muitas PME em toda a América Latina estão começando a implementar a blockchain para diversas aplicações, como cadeia de suprimentos, fintech, certificação de produtos, gestão de identidade e muito mais.

Atuação

Outro forma que a blockchain pode atuar é a integração com tecnologias como inteligência artificial e IoT para criar soluções mais avançadas e eficientes para vários mercados.

Em resumo, a blockchain pode transformar a maneira como esses empreendedores conduzem seus negócios, proporcionando segurança, eficiência e transparência, além de criar oportunidades de inovação e crescimento. Integrar a tecnologia blockchain pode ajudar as PME a permanecerem competitivas em um mercado global cada vez mais digitalizado.

Sobre Denise Cinelli

O impacto da Blockchain nas Pequenas e Médias Empresas

A Country Manager da CryptoMarket é uma brasileira radicada no Chile há oito anosD. Dos quais há seis faz parte da fintech que é uma das maiores plataformas de compra e venda de criptomoedas da América Latina. A executiva de 41 anos, possui graduação pela PUC do Chile em Planificação e Gestão Estratégica. Entrou na empresa como agente de customer care. Assim, em dois anos após, em 2020, assumiu o cargo de Gerente Geral no Chile, cuidando de toda parte operacional da empresa.

Fonte: Pietra Ribeiro / Edson Junior / contato@lapresse.com.br / 
Fotos: divulgação / Acervo Pessoal
Edição: Redação Na Mídia
Leia ainda: https://namidia.com.br/gestao-de-aliancas-estrategicas-processos-e-importancia/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui