Microambiente e macroambiente: o que é e suas estratégias

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Microambiente e macroambiente

Microambiente e macroambiente são dois conceitos pertencentes ao universo empresarial e que foram apresentados por Philip Kotler.

De acordo com ele, no ambiente do marketing existem diversas variáveis que podem afetar a competitividade e a rentabilidade. O marketing é composto por agentes que são ligados às organizações e eles têm capacidade de alterar a competitividade.

São aspectos relacionados ao microambiente e que envolvem variáveis externas não controláveis, como no caso de política interna do negócio, concorrentes, fornecedores e prestadores de serviços.

Também está relacionado com variáveis internas controláveis, como no caso do financeiro, recursos humanos, produção, comercial e as próprias estratégias de marketing.

No que diz respeito ao macroambiente, abrange fatores externos mais complexos, que se concentram em ambientes sociais, econômicos, naturais, demográficos e culturais, mas que podem interferir no funcionamento de maneira positiva ou negativa.

Para que a organização tenha êxito em seus resultados, precisa que suas ações sejam desenvolvidas de maneira adaptada para o microambiente e o macroambiente e isso é o que gera dúvidas em muitos empreendedores.

Pensando nisso, este artigo vai explicar a importância do macro e do microambiente, mostrar os benefícios de ambos e qual é a diferença entre microambiente e macroambiente.

Importância do micro e macroambiente

Conhecer sobre o microambiente é fundamental para uma empresa para que ela possa identificar de que maneira os setores se comportam, tais como:

  • Recursos humanos;
  • Comercial;
  • Marketing;
  • Financeiro.

Trata-se de uma análise que considera todas as informações dos departamentos com o objetivo de elaborar estratégias eficientes para que a companhia possa alcançar seus propósitos.

No que diz respeito ao macroambiente, é importante para uma empresa de instalação de hidrante predial porque é algo que demanda estudos e pesquisas profundas, tendo como objetivo desenvolver ações inteligentes de marketing.

Também é uma forma de se posicionar e conseguir se adaptar a diferentes mudanças. Ter esse entendimento sobre os ambientes e seu funcionamento ajuda o negócio a desenvolver suas habilidades por meio de estudos e experiências.

Ele é capaz de identificar ameaças, enxergar quais são as oportunidades, gerenciar as mudanças que precisa e ter vantagem competitiva.

Tudo isso deve ser feito com a finalidade de compreender os dados e promover ações que colaboram com o crescimento do negócio.

Benefícios do micro e macroambiente

Para entender os benefícios do micro e do macroambiente para uma empresa, é necessário compreendê-los separadamente.

No caso do microambiente, ele é benéfico porque mostra quais são as forças e condições que se originam a partir de stakeholders que lidam diretamente com o negócio, como clientes, fornecedores, credores, acionistas, distribuidores, entre outros.

São forças importantes porque afetam a capacidade da companhia de obter insumos e conhecer os fatores do microambiente é fundamental porque eles costumam ser controlados pelos gestores.

Dentro de um fabricante de varredora de piso industrial, as forças presentes no microambiente costumam resultar ações voltadas para os elementos principais, que são os concorrentes, clientes, distribuidores e fornecedores.

Agora, no que diz respeito ao macroambiente, é muito benéfico analisá-lo porque se refere a forças econômicas, tecnológicas, legais, políticas, socioculturais e econômicas que afetam a organização e seu ambiente operacional.

São coisas que estão além da situação operacional da corporação e o macro ambiente é considerado externo ou remoto, apresentando ameaças e oportunidades que são mais difíceis de lidar do que os eventos no microambiente.

As forças econômicas geram impactos significativos no sucesso de qualquer organização, independentemente de seu porte ou segmento de atuação.

Fatores que afetam as condições de aquisição e mercado de vendas, como no caso do Brasil que, quando o real está muito desvalorizado em relação ao dólar, a importação de insumos se torna uma ameaça para gestores corporativos.

A situação pode ficar ainda mais difícil para negócios emergentes ou que estão iniciando suas atividades agora.

Para uma empresa de içamento em são paulo, a oferta e demanda é essencial para elaborar preços, mas por conta da competitividade, eles podem aumentar para trazer lucros.

Só que nesse processo, o gestor precisa colocar na balança quais são as margens de lucro e anunciar o produto em todos os canais que puder.

Também existem as forças políticas ilegais e a grande vantagem de ter conhecimento sobre elas é a possibilidade de compreender pressões e problemas sociais.

No caso do Brasil, existem as leis que regem o macroambiente e elas incluem legislações sobre políticas monetárias e fiscais, entre outros problemas que costumam controlar e pressionar as companhias.

São regulamentos que podem influenciar de maneira positiva ou negativa nas operações comerciais e a legislação de políticas monetárias e fiscais pode trazer alívios fiscais que prestam assistência financeira para pequenos negócios.

Uma empresa de calibração de equipamentos médicos precisa estar atenta porque forças e fatores tecnológicos costumam ser muito difundidos no meio ambiente.

Isso acontece porque a tecnologia está relacionada à aplicação da base de conhecimento que a ciência traz, tanto é que a tecnologia da informação e a comunicação mudaram muito as operações comerciais.

Os gestores precisam se adaptar a tais mudanças para que a organização sobreviva e prospere nesse ambiente de negócios cada vez mais competitivo e desafiador.

Ter conhecimento sobre o macroambiente é crucial para prever as mudanças, uma vez que podem trazer ameaças e oportunidades para a companhia.

Nesse processo, o papel do gestor é se manter atualizado sobre ferramentas tecnológicas que podem ser implementadas na corporação.

Recursos, estes, que podem ser usados para traçar as características dos potenciais clientes com mais assertividade, aprimorar a comunicação com o público e especificar os dados de mercado.

Só que um escritório de arquitetura especializado em mini closet planejado só vai conseguir aproveitar todos os benefícios de conhecer muito bem o micro e o macroambiente se compreender as diferenças entre eles.

Diferenças entre micro e macroambiente

Primeiramente, o microambiente pode ser interno ou externo e faz parte desse ambiente interno a empresa, e do ambiente externo os mercados.

Os elementos que estão dentro da empresa são os funcionários, marketing, comercial, vendas, financeiro, produção, entre outros. Agora, os elementos que estão no mercado são os concorrentes, clientes e fornecedores.

É importante entender que no microambiente interno, ou seja, naquele em que se encontra a empresa, as variáveis são controláveis sendo possível ter controle sobre as ações internas da corporação.

A companhia pode fazer cortes de pessoal, aumentar salários, melhorar processos e é dentro desse ambiente que vai encontrar as forças e fraquezas que vão prejudicar ou beneficiar a companhia.

No que diz respeito ao ambiente externo, é o local onde se encontram os mercados, por isso, um fabricante de cortina romana sob medida não pode controlar as variáveis, ou seja, não pode controlar os concorrentes, clientes e fornecedores.

O microambiente é diferente do macroambiente porque dentro dele está aquilo que é externo à companhia e seus mercados, como no caso de fatores políticos, econômicos, tributários e tecnológicos.

Mas mesmo sendo externos, eles conseguem influenciar a corporação e seu mercado, como no caso de um aumento de imposto, que embora seja determinado pelo governo, vai atingir as organizações e os mercados onde elas atuam.

A organização precisa analisar o ambiente interno para identificar quais são as forças e fraquezas do negócio que podem ser reajustadas, de acordo com a necessidade que apresentar no futuro.

Já no caso dos ambientes externos, uma loja de gesso Valinhos vai se concentrar nas oportunidades e ameaças que podem beneficiar ou prejudicar os negócios de alguma forma.

Tendo isso em vista, fica claro que a diferença entre microambiente e macroambiente é que no microambiente está a empresa e seu mercado com variáveis que podem ser controladas pela companhia.

Por outro lado, tudo aquilo que é abrangido pelo macroambiente está relacionado às variáveis incontroláveis, ou seja, há algo que a empresa não consegue controlar, uma vez que está totalmente fora de seu poder de decisão ou escolha.

Para um fabricante de tela mosquiteira para sacada, analisar o microambiente e o macroambiente empresarial faz com que as organizações procurem maneiras efetivas de garantir maior vantagem competitiva e rentabilidade.

Considerações finais

Uma empresa que queira sobreviver ao mercado em que atua precisa estar atenta a todos os fatores que acontecem ao seu redor, tanto dentro quanto fora dela e a melhor forma de fazer isso é entendendo o conceito de micro e macroambiente.

Analisá-los é indispensável para conhecer a real situação do negócio e se antecipar a situações que podem trazer problemas maiores no futuro.

Independentemente de qual seja o porte ou mercado de atuação do negócio, estudar sobre esses fatores é imprescindível para o sucesso da companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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