Inhotim apresenta dois lançamentos com temática de preservação

0
165

Inhotim apresenta dois lançamentos com temática de preservação.

Em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, o museu e jardim botânico disponibiliza livros infantis, vídeos e publicações gratuitas sobre o bioma.

Brumadinho, MG – Seguindo sua vocação de educação ambiental e conservação de florestas, o Instituto Inhotim apresenta dois lançamentos temáticos em reconhecimento ao Dia Nacional do Cerrado, celebrado nesta semana (11 de setembro). Um deles é uma dupla de livros infantis inéditos compondo as iniciativas do Jardim Botânico Inhotim (JBI), que atua como centro de pesquisa, na conservação de biomas e propagação de espécies.

Os livros Plantas do Cerrado e Águas do Cerrado fazem parte da coleção Conversas Gerais, criada para tornar esse bioma mais conhecido e preservado. A palavra Gerais foi escolhida porque o Cerrado já foi conhecido por esse nome. Hoje, também chamado de “Savana Brasileira”, é o segundo maior bioma do país e da América Latina, cobrindo ¼ do território nacional.

É a savana tropical mais rica em biodiversidade do planeta, com milhares de espécies de plantas e animais. “Durante nossas pesquisas, vimos que havia um déficit de materiais educativos sobre o Cerrado voltados para essa faixa etária. O projeto editorial foi pensado para preencher essa lacuna, de modo que essas plantas e águas gerais chegassem ao público como um agradável cartão de visitas, capaz de instigar os pequenos leitores a conhecerem e pesquisarem mais sobre o bioma”, conta Wendell Silva, editor das publicações.

Inhotim apresenta dois lançamentos com temática de preservação

Inhotim apresenta dois lançamentos com temática de preservação

Para as crianças, os livros da coleção Conversas Gerais explicam que o Cerrado é “um lugar de muito bicho, muita planta, muita terra, muita água e várias histórias!”. Com linguagem leve e lúdica, os materiais têm edição de Wendell Silva e Lorena Vicini, da equipe de Comunicação do Inhotim, e ilustrações de Arielle Martins, ilustradora brasiliense de reconhecimento internacional.

A primeira edição impressa foi disponibilizada a escolas públicas de Araxá (MG), mas é possível acessá-los gratuitamente em versão digital no site do Inhotim.

As publicações Plantas do Cerrado e Águas do Cerrado foram viabilizadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CBMM.

Consciência ambiental em vídeos

Outro lançamento com viés de educação ambiental do Inhotim são vídeos que integram a campanha “Este Mundo Existe”, que tem como intuito mostrar que o Cerrado está próximo e que está vivo.

Com depoimentos de pessoas que atuam na conservação deste bioma, a campanha conta com Diana Aguiar (professora e pesquisadora com atuação em diversas organizações sociais como a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e Comissão Pastoral da Terra); com o artista indígena Edgar Kanaykõ;  Maurício de Oliveira, fundador da Associação de Meliponocultores de Minas Gerais (Ame-Minas) e idealizador do Centro de Resgate e Ecologia de Abelhas Nativas em Brumadinho (Cresan); e Giselda Durigan, pesquisadora e engenheira ambiental que atua no Cerrado integram a campanha.

Os vídeos estão disponíveis no YouTube do Inhotim.

A campanha “Este Mundo Existe” compõe o projeto Ser do Cerrado, parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Plataforma Semente e o projeto Ser do Cerrado – uma série de ações ligadas a coleções de plantas, acessibilidade, pesquisa e conscientização sobre o meio ambiente.

Outra publicação bacana e gratuita realizada pela Plataforma Semente é Ser do Cerrado: Saberes e diversidade nos jardim do Inhotim, que reúne reflexões e relatos de ações ambientais realizadas no Instituto.

Aprendendo com o Jardim Botânico

Quer expandir seus conhecimentos ambientais para além do mundo virtual? Boa pedida é visitar pessoalmente o Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). O local expõe obras de emblemáticos artistas brasileiros e internacionais, e um acervo com cerca de 4,3 mil espécies de plantas de diferentes continentes.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui