Importância da revisão de roteiro antes da produção de conteúdo: confira as etapas

0
188
roteiro

Fazer a revisão de roteiro antes de bater o martelo e determinar que ele será usado na produção de conteúdos em vídeo é fundamental para o sucesso da estratégia.

Independentemente de ter a participação de atores ou ser uma animação, a história deve ser utilizada, algo fundamental para medir o tempo do material, se a narrativa faz sentido, entre outras questões pertinentes.

São aspectos fundamentais no meio digital porque a internet está cada vez mais corrida e os vídeos muito longos podem prejudicar o desempenho da estratégia. Além do mais, é por meio de um roteiro que a produção começa a agir.

Se tudo for feito com uma animação, é necessário definir os personagens, procurar um locutor, trabalhar os cenários, entre outras etapas que só são possíveis se a empresa tiver um roteiro em mãos.

O documento também evita redundâncias ou conteúdos muito pobres que acabam aparecendo quando a empresa tem pressa em fazer o material. Entretanto, se a marca quiser uma boa reputação digital, precisa ter clareza em seus conteúdos.

Este artigo vai explicar a importância de um roteiro bem elaborado, mostrar alguns tipos, como deve ser feito um roteiro de vídeo, quais são os benefícios dessa estratégia e o que fazer para criar um bom roteiro.

Importância de um roteiro bem feito

Para chamar a atenção do consumidor moderno, a marca precisa saber contar boas histórias, pois elas conseguem impactar os sentimentos das pessoas.

Mas mesmo que uma história seja 90% baseada em processos criativos e emocionais, ainda assim, existem aqueles 10% que dependem de uma técnica, e é aqui que entra o roteiro.

É fundamental que ele seja bem elaborado para garantir que a história seja bem contada, mais do que isso, é uma ferramenta útil para evitar que o criador de conteúdo se perca no que está sendo falado.

Uma empresa de plataforma save dog precisa desse recurso, seja para criar um texto ou um vídeo. Ou seja, independentemente do tipo de material, ele precisa de um roteiro para que sua mensagem seja clara do início ao fim.

Todas essas etapas são bem delineadas para que o material seja passado aos receptores sem ruídos e outros prejuízos.

Tipos de roteiros

Os roteiros possuem uma aplicação diversificada, pois estão além das obras cinematográficas. Não existe um modelo padrão, entretanto, cada tipo de produção possui um roteiro próprio. Entre eles estão:

  • Roteiro de vídeos institucionais;
  • Roteiro de vídeos simples;
  • Roteiro profissional;
  • Roteiro cinematográfico.

Quando a empresa quer produzir um vídeo institucional para divulgar seus produtos e serviços, precisa de um roteiro institucional, pois ele vai definir o assunto que será abordado e de que maneira a marca será divulgada.

Criadores de conteúdo na internet podem utilizar o roteiro de vídeo simples, que pode ser usado tanto em vídeos caseiros quanto em canais educativos. O documento indica o assunto e dá continuidade ao conteúdo para que ele possa funcionar bem.

É o que faz, por exemplo, um influenciador digital para comentar sobre sua experiência com uma empresa de aluguel de impressoras em Barueri no Instagram.

Mas quando se trata de uma peça de teatro, é necessário elaborar um roteiro profissional porque ele especifica termos técnicos, como a iluminação e o posicionamento dos atores.

A mesma coisa se aplica aos roteiros de obras cinematográficas para que as cenas sejam gravadas conforme o que foi elaborado, como o posicionamento da câmera, o que deve ser filmado, a sonorização, iluminação, entre outros.

Como é feito um roteiro de vídeo

Produzir vídeos se tornou uma das principais estratégias das empresas porque esses materiais conseguem chamar a atenção das pessoas com mais facilidade.

Mas para oferecer um bom conteúdo, é fundamental que ele seja baseado em um roteiro. Para elaborá-lo, a primeira coisa é definir o objetivo do vídeo na estratégia de marketing.

Se o propósito de um laboratório de medicina veterinária for mostrar para o público por que as pessoas devem confiar nos serviços oferecidos, a empresa vai determinar como isso será feito, onde, quando, por que para quem.

Com base nessas definições, é o momento de criar um rascunho inicial, determinando os membros da equipe, como os editores, atores do vídeo, dubladores, entre outros elementos fundamentais.

Feito isso, a empresa já pode criar o esqueleto inicial de seu texto, considerando tópicos como cenas, resumos das cenas, rascunhos de planos e enquadramento, escopos de cenas e equipe necessária.

Que se lembre que é indispensável planejar as cenas considerando o limite de tempo em que será gravado, o cenário necessário, quem vai atuar, os figurinos, entre outros.

Finalmente é possível criar a versão final, que deve contar com o objetivo do vídeo, o tipo de roteiro, um rascunho inicial, o esqueleto inicial, o planejamento das cenas, o planejamento das falas para finalmente fazer uma revisão.

Benefícios de um roteiro otimizado

É por meio da revisão de roteiro que uma empresa de coleta de efluentes industriais vai conseguir trabalhar com um documento otimizado. Dessa forma, também terá acesso a inúmeros benefícios.

O maior deles é ter uma visão geral sobre o tempo e custos, permitindo que a empresa possa se programar com antecedência, distribuir suas despesas e reduzir os impactos no orçamento.

Estratégias usadas em um roteiro

Existem algumas estratégias muito importantes para produzir um roteiro de sucesso, para isso, a organização deve trabalhar com o seguinte passo a passo:

Fazer um planejamento

O planejamento envolve os objetivos, algo que ajuda muito a delimitar o tema que será abordado, ao mesmo tempo em que mantém o foco na mensagem que será passada. Isso também ajuda a fugir de temas desinteressantes para o público.

A narrativa usada por um fornecedor de material para cavar poço artesiano precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão para que seja totalmente compreendida pelo público.

Ser objetivo

Os vídeos são muito importantes para chamar a atenção do público e alcançar um objetivo, mas eles não podem ser prolixos ou cansativos.

Assim sendo, o foco deve ser criar roteiros claros e objetivos, com introduções menores e um desenvolvimento muito bem explicado, preferencialmente usando exemplos práticos, mas sem que fique muito extenso.

Escrever cenas equilibradas

O equilíbrio é muito importante para criar um bom roteiro de vídeo, assim sendo, é indispensável seguir um padrão, ao mesmo tempo em que o produtor vai abrir espaço para a sua criatividade.

O script deve ser fluido, mas muito bem sincronizado na integração entre tempo de fala e imagens.

Definir a duração ideal

Se uma empresa de laudo técnico de energia elétrica para aproveitamento do ICMS quiser criar vídeo de sucesso, mantendo a objetividade sem deixar que o assunto fique muito sucinto, precisa determinar no roteiro a duração do vídeo.

Ela precisa estar de acordo com o perfil da persona, o tipo de conteúdo será apresentado, entre outras questões que ajudam a ter uma ideia do período necessário para abordar o assunto.

Feito isso, a empresa vai elaborar o texto e avaliar se ele está de acordo com a programação definida. Se for muito curto, poderá ser complementado com outros dados relevantes.

Agora, se o tempo for muito longo, é interessante pensar se é possível excluir trechos que não sejam tão relevantes para a persona.

Falar diretamente com o público

Se uma empresa de laudos PCMSO PPRA e LTCAT está criando um vídeo, é bem provável que seu interesse seja ser alcançada pelo público para aumentar as vendas, entre outras finalidades.

Para alcançar esses propósitos, é necessário fazer com que as pessoas se identifiquem com a mensagem e terminem o vídeo com a sensação de que esclareceram todas as suas dúvidas.

A melhor forma de fazer isso é conhecer bem a persona e assim criar materiais mais eficientes que falam diretamente com as pessoas que a empresa quer alcançar.

Indicar enquadramentos

Para que o roteiro fique ainda mais personalizado, é necessário indicar enquadramentos, pois isso torna a produção mais elaborada.

Mesmo que uma oficina de vistoria veicular para Uber esteja trabalhando com um roteiro menos elaborado, é fundamental que conheça os enquadramentos e saiba trabalhar a cena.

Revisar o texto

Depois de pensar nesses e em outros elementos que o roteiro de vídeo pode receber, ao elaborar o material, antes de passá-la adiante, é fundamental fazer uma revisão.

O ideal é fazer isso em voz alta para perceber se existem ideias que pareciam muito boas na cabeça, mas que não soam muito bem quando são faladas.

Também é uma estratégia para testar a duração do tempo de leitura, identificar momentos adequados para pausas, entre outras ações que tornam o vídeo mais natural.

Considerações finais

Para criar um bom roteiro de vídeo, é muito importante que a empresa trabalhe com planejamento e tenha conhecimento amplo sobre sua audiência.

É com base nessas informações que saberá como é o perfil de consumo de materiais online e o que elas preferem nesse sentido em termos de tempo e assuntos.

São informações que vão facilitar o desenvolvimento dos vídeos, mas, principalmente, do roteiro que vai determinar como esse material será desenvolvido.

Dessa forma, a empresa consegue resultados muito melhores, fazendo valer a pena os investimentos em conteúdos de vídeo.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui