Funarte São Paulo comemora seus 40 anos

0
Anúncio Na Mídia

Funarte São Paulo comemora seus 40 anos
Foto: divulgação
Funarte São Paulo comemora seus 40 anos.    Evento em homenagem à produtora Lulu Librandi, no dia 22, conta com pocket-show de Arrigo Barnabé

A Fundação Nacional de Artes – Funarte celebra os 40 anos de sua Representação Regional em São Paulo num evento somente para convidados, no dia 22 de julho, sábado, das 17h às 21h.

Na comemoração, haverá uma cerimônia de abertura, com a presença de autoridades, artistas e parceiros da Funarte.

em seguida, será descerrada uma placa em homenagem a Lulu Librandi, primeira representante regional da Funarte SP.

A partir das 18h, o cantor e compositor Arrigo Barnabé apresenta um pocket-show, seguido de um coquetel de confraternização.

Em 1977, um escritório regional da Funarte foi instalado em uma sala da Representação do Ministério da Educação, em São Paulo.

O casarão histórico que, então, pertencia ao MEC, foi construído pelo engenheiro Samuel das Neves, na década de 1920, para abrigar a Escola de Aprendizes Artífices de São Paulo – mais tarde transformada no Instituto Técnico Federal e transferida para o bairro do Canindé.

No terreno também havia um conjunto de sete galpões, que lembram a arquitetura das fábricas do início do século XX.

A edificação foi usada como oficina pelos alunos da instituição de ensino e, mais tarde, adaptada para atividades do MEC.

A produtora Maria Luiza Librandi, então contratada pela Funarte para administrar o novo espaço, foi responsável por transformar o galpão central na Sala Guiomar Novaes, palco de importantes manifestações artísticas nas décadas de 1970 e 1980.

A sala de espetáculos recebeu grandes nomes da cena musical alternativa paulistana da época, que ganharam notoriedade, como Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Outro galpão foi usado como galeria de artes visuais: o Espaço Mario Schenberg, que recebeu exposições de artistas como Guto Lacaz e Paulo Bruscky.

Os anos 1990 foram marcados por uma expansão da Funarte SP.

Os galpões que antes eram usados pelo MEC para atividades administrativas e burocráticas foram transformados em novas galerias de arte e salas de espetáculos, configurando o que hoje é o Complexo Cultural Funarte SP.

Nos anos 2000, houve uma reforma e, em 2007, a estrutura foi reinaugurada.

Atualmente, a Funarte SP mantém contínua intensa atividade nas áreas de artes visuais, artes cênicas e música.

O Complexo Cultural, que fica na Alameda Nothmann, Campos Elíseos, conta com três salas para teatro e dança – Carlos Miranda, Renée Gumiel e Arquimedes Ribeiro – , duas galerias – Mario Schenberg e Flávio de Carvalho – e um auditório (a Sala Guiomar Novaes), além do espaço de convivência Waly Salomão e da ala Jorge Mautner.

Com um pátio amplo, o Complexo está aberto diariamente para a visitação dos artistas e do público.

Serviço

Funarte São Paulo comemora seus 40 anos

Funarte SP – 40 anos
Evento para convidados
Dia 22 de julho. Sábado, das 17h às 21h.
Programação
17h: Cerimônia de abertura do evento e descerramento da placa em homenagem a Lulu Librandi, primeira representante regional da Funarte SP
18h: Pocket-show de Arrigo Barnabé
19h às 21h: Coquetel
Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (SP)
Mais informações para o público
funartesp@gmail.com
comunicacao.sp@funarte.gov.br
(11) 3662 5177

 

Anúncio Na Mídia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here