segunda-feira, julho 27, 2026
spot_img
InícioDestaqueExposição Morar, no Mar

Exposição Morar, no Mar

Exposição Morar, no Mar.

Com o tema Morar, no Mar, DW! RIO celebra a cena criativa carioca e homenageia a trajetória de 60 anos de Rico de Souza, shaper e designer de pranchas, com exposição inédita e mais de 120 atividades gratuitas

Terceira edição do festival de design celebra o legado do pioneiro do surfe brasileiro em mostra que apresenta parte de seu acervo do Museu do Surfe e, simultaneamente, exibe fotografias e obras de arte de galerias cariocas; Feira na Rosenbaum destaca criativos independentes do Rio e de todo o Brasil; instalações sensoriais e DW! Talks completam a programação de seis dias no CasaShopping

Entre os dias 11 e 16 de agosto, o CasaShopping recebe a terceira edição da DW! Semana de Design do Rio de Janeiro, festival que reúne arquitetura, design, interiores, paisagismo, arte e inovação. Com entrada gratuita e mais de 120 atividades em 40 locais, a programação tem como tema central Morar, no Mar, que faz refletir sobre as conexões inspiradoras entre a cidade, a natureza e as inovações, onde o design e a arquitetura cariocas transitam e criam, tendo destaque em todo o mundo.

“O Rio tem uma identidade criativa inseparável do mar. É uma cidade onde a paisagem influencia a arquitetura, o mobiliário, os materiais, a arte e a maneira de viver. Receber mais uma edição da DW! Rio reforça o compromisso do CasaShopping em estimular esse diálogo e consolidar o empreendimento como um polo de reflexão, cultura e inovação para o design brasileiro”, afirma Bruna Marcolini, Head de Marketing do CasaShopping.

Exposição Morar, no Mar

Exposição Morar, no Mar

Exposição Morar, no Mar é uma das atrações âncoras da DW! RIO. Ela celebra os 60 anos de shaper do lendário surfista Rico de Souza, pioneiro designer de pranchas que modernizaram o esporte no Brasil.

Exposição Morar, no Mar

Com curadoria e cenografia de Pedro Gallasso, a mostra ocupa o segundo andar do CasaShopping. Ainda, reúne – ao lado de fotografias e obras de arte de galerias cariocas – parte do acervo do Museu do Surfe criado por Rico. Ou seja, com peças históricas como a prancha usada por ele na Praia da Macumba durante o revezamento da tocha da Olímpiadas Rio 2016. Além de itens que marcaram a trajetória de ícones do esporte como Kelly Slater, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira.

Essa fusão entre o estilo de vida carioca, conectado ao mar, produção artística contemporânea, arquitetura e design é o coração de uma programação que também inclui a Feira na Rosenbaum. Isto é, plataforma itinerante de Cristiane Miranda, com artistas, designers e artesãos de diversas regiões do Brasil. Destacando os criativos independentes do Rio de Janeiro.

Assim, o circuito de exposições conta ainda com a instalação imersiva A Arte de Morar no Rio – Memórias do Mar, da Galeria 9. Com fotografias de Teresa de Barros; o Jardim de Esculturas, da Galeria A. Thebaldi, com obras de grandes dimensões; além das participações das galerias Sergio GonçalvesDom Quixote e Andréa Spelzon. Mais de 40 lojas do CasaShopping também terão eventos especiais no período, com lançamentos de coleções e outras atrações.

Já a série de palestras gratuitas DW! Talks reúne renomados especialistas do setor que debatem temas como “Arquitetura e Design que Transformam Marcas em Espaços de Experiências”, “Arquitetura e Design Cariocas que Encantam o Mundo” e “Surf, Arquitetura e Design: lifestyle de praia e piscinas de ondas como diferenciais em empreendimentos imobiliários”.

Consolidada na agenda da cidade e integrante do circuito nacional e internacional de Semanas de Design, a DW! RIO 2026. Assim, o evento promete conectar arquitetos, designers, estudantes e o público apaixonado por criatividade.

“A DW!RIO é uma expressão desse movimento, integrando o design brasileiro ao mundo e trazendo ao Rio visitantes de todo o país. Visitantes para prestigiar o que a cidade tem de melhor em criatividade e inovação. Assim, ao reunir grandes marcas, profissionais, artistas, criadores independentes e o público apaixonado pela criatividade, a DW!RIO se posiciona como um encontro de experiências e ideias que projetam o design brasileiro internacionalmente. E, ao mesmo tempo, convida as pessoas a descobrir o Rio de Janeiro a partir de uma perspectiva sensível, contemporânea e profundamente humana”, conclui Lauro Andrade, CEO da DW! Semana de Design.

Portanto, a programação completa e as atividades que exigem inscrição prévia serão divulgadas em breve no site oficial: www.dwsemanadedesign.com.br

SERVIÇO

DW! Semana de Design do Rio de Janeiro 2026

Data: 11 a 16 de agosto de 2026

Local: CasaShopping (Av. Ayrton Senna, 2150, Barra da Tijuca)

Entrada gratuita. Horário: terça a sábado, 10h às 20h; domingo, 14h às 20h

 

 

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional da Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Rogerio araujo on Arena Caipirão 2026
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA