Exposição da artista Viviane Fuentes em Paris

0
310
Exposição da artista brasileira Viviane Fuentes em Paris recria a atmosfera da icônica boate Studio 54, com Greta Jones, Madonna e Mick Jagger retratados em telas
Exposição da artista brasileira Viviane Fuentes em Paris recria a atmosfera da icônica boate Studio 54, com Greta Jones, Madonna e Mick Jagger retratados em telas "barroco-pop"

Exposição da artista Viviane Fuentes em Paris.

Exposição da artista brasileira Viviane Fuentes em Paris recria a atmosfera da icônica boate Studio 54, com Greta Jones, Madonna e Mick Jagger retratados em telas “barroco-pop”.No dia 9 de novembro, a multiartista brasileira Viviane Fuentes, radicada na França há 13 anos, inaugura em Paris a exposição “Autre Moi”, na Galerie au Médicis, em Saint-Germain-des-Prés, com curadoria de Inhwa Jeon

“Autre moi” (Outro ego) apresenta cinco criações de Viviane Fuentes. São obras em acrílica em que ela recria a atmosfera para lá de pop da icônica boate nova-iorquina Studio 54, a preferida de Andy Warhol.

Grace Jones, Madonna, Mick Jagger, habitués da casa noturna de Manhattan, são transformados em “quimeras 54 barroco-pop”, retratadas em universos nonsense com molduras Louis XIV.

Exposição da artista Viviane Fuentes em Paris

Nas telas em acrílica, a cabeça de Madonna é ornada com falsas mechas de cabelo, serpentes na boca e sua coluna vertebral é como uma abóbada de igreja gótica. Grace Jones à la Maria Antonieta faz a festa no quarto do Dauphin, no Palácio de Versalhes, enquanto Mick Jagger flutua borbulhante e cibernético.

Uma das obras é inédita: “Une Couronne Pour Basquiat”. Nesse caso, a artista renovou e customizou duas molduras, a “coroa” para o retrato de um de seus artistas contemporâneos preferidos. Frente e verso, essa obra, segundo Viviane, é um objeto de arte que faz uma homenagem ao célebre artista nova-iorquino.

Algumas dessas obras vão integrar também a exposição individual, “Mona Lisa et les Bananes” , com vernissage em 2 de dezembro, na sala de exposições “Séchoir à Peaux”, no belo Vale de Chevreuse, em que uma Mona Lisa negra – e uma penca de bananas! – vai posar ao lado de David Bowie, por exemplo.

A propósito, “Mona Lisa et les Bananes” é uma exposição “matrioska”, ou seja, ela se desdobra em duas exposições integradas à mostra principal: “bananas desviadas” e “quimeras 54 barroco-pop” – que traz os retratos de celebridades que frequentavam o Studio 54.

Exposição da artista Viviane Fuentes em Paris

Ainda em novembro, Viviane Fuentes mostra seu trabalho em uma colaboração artística no atelier de chocolate do renomado maître pâtissier chocolatier francês Régis Bouet, em Marcoussis. Ali, os charmosos quadros da coleção “J’ai la banane” vão embelezar ainda mais este atelier intimista, com aroma de cacau.

Ou seja, são três oportunidades de conferir o trabalho de Viviane Fuentes, que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário parisiense.

“Viviane Fuentes alcançou algo que poucos artistas conseguem: uma identidade. Quando você olha o conjunto do seu trabalho de artes plásticas, vê uma assinatura, uma unidade. É como se você enxergasse o DNA da Viviane”, diz o cartunista Adão Iturrusgarai.

Para o público brasileiro que quiser acompanhar as exposições, Viviane Fuentes vai fazer três transmissões ao vivo no seu Instagram @veepthearts

Sobre Viviane Fuentes

Exposição da artista Viviane Fuentes em Paris Atriz, escritora, fotógrafa, gestora de projetos culturais, Viviane Fontes assumiu as artes plásticas apenas em 2020. Recentemente sua obra Prince-Le-Coq foi vendida pela galerista Valentina Druart a um colecionador de arte que possui mais de 800 obras de artes, entre elas uma da artista surrealista inglesa Lenora Carrington.

A multiartista aprimora sua técnica de acrílico (canetas marcadoras) sobre tela e seus retratos estão em constante evolução. Para Viviane Fuentes, todos os meios e ferramentas são importantes e possíveis para contar uma boa história.

Em 2023, ela começou seu ano artístico em fevereiro, em Marcoussis, com 4 exposições , que foram “Un Brin de Folie” (Médiathèque Léo Ferré) et “J’ai la banane” (Galerie Ephémère, em Palaiseau). Em março, inaugurou “Mona Lisa et les Bananes” no Château de Belleville, em Gif-sur-Yvette e finalizou o primeiro semestre em Paris, com a exposição POP (Espace Ysmaïllof).

Agora, em novembro e dezembro, ela encerra o ano em grande estilo, expondo suas obras em três espaços.

Depoimentos

“Conheci Veep (Viviane Fuentes), essa mulher incrível em uma noite onde emergia a escritora, fiquei encantada! Logo depois conheci a mãe leoa, acolhedora, fortaleza, amor, e me surpreendi ao ver nascer esta artista plástica tão genuína, de traços inconfundíveis. As recriações dela, das faces que fizeram e fazem história (“Un Brin de Folie”), nos provocam uma estranheza encantadora, curiosa. É impossível não reconhecer a alma da Veep em suas criações. Ela é ela, inteira em tudo que materializa. “

AMANDA ACOSTA (cantora e atriz)

“Viviane Fuentes traz suas referências brasileiras em retratos com muita personalidade, empoderando mulheres históricas que remetem à cultura pop, sempre com esse toque de brasilidade e tropicalidade.”

PAULA VIDAL SAADY (Influenciadora de moda: @parismechama)

SERVIÇO:

UM VERNISSAGE PARISIENSE EM SAINT-GERMAIN-DES-PRÉS – Paris

Autre Moi

Exposição coletiva – Galerie Au Médicis

5 Rue de Médicis, 75006 PARIS

9 a 12 de novembro de 2023

Vernissage 9 de novembro às 18h

Montagem de “Autre moi », exposição coletiva:

Viviane percorre as elegantes ruas do 6ème arrondissement (sexto distrito) de Paris rumo à montagem de “Autre Moi” que terá cinco obras suas, da série “quimeras pop-barrocas”.

Quarta-feira 08/11/23 às 9h (horário de Brasília), 14h na França

Transmissão ao vivo pelo Instagram @veepthearts

Visita à exposição «Autre Moi», na hora do vernissage, na presença do público e mais 7 artistas, o internauta participará da “soirée” e verá o resultado da montagem.

Quinta-feira, 09/11/23, 13h (horário de Brasília) e 18h na França

Transmissão ao vivo pelo Instagram @veepthearts

UMA MONALISA NEGRA NO VALE DE CHEVREUSE

Mona Lisa et Les Bananes

Exposição solo – Séchoir à Peux

Promenade des Petits Ponts, 78460, Chevreuse

30 de novembro a 03 de dezembro de 2023

Vernissage 2 dezembro às 16h

Visita guiada – Mona Lisa et Les Bananes -Chevreuse

Sala de exposição “Séchoir à Peux ”

Exposição solo “Mona Lisa et les Bananes”

Na região parisiense, num antigo curtume do século XVII, uma visita guiada para descobrir a bela e completa exposição “Mona Lisa et les Bananes”.

Quinta-feira 30/11/23 às 12h (horário de Brasília), 17h na França

Transmissão ao vivo pelo Instagram @veepthearts

CHOCOLATE, ARTE E BANANAS

J’ai la banane – Colaboração artística solo – Atelier de Régis

5 Pl. de la République, 91460, Marcoussis

Visitação aberta: 02 a 28 de novembro de 2023.

Exposição da artista Viviane Fuentes em Paris

Fonte: Gretha Rossini

Edição: COSTA CONSULTING CO | MTB 0003600|GO

Foto: Acervo pessoal

Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Jornalista e empresária, estudou marketing no Brasil. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral.e Casa do Brasil Internacional em Nova Iorque. É Diretora Executiva da Costa Consulting,, empresa de consultoria e assessoria em fomento cultural em Brasilia e, Presidente|Fundadora da Associação World Art Show em Sao Paulo, Organização que apoia a arte visual do Brasil. Em 2023 foi nomeada Vice- Presidente da ACLAB -Academia de Letras e Artes do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui