Escolhas arquitetônicas melhoraram a saúde do sono

Escolhas arquitetônicas podem transformar o quarto em um local de tranquilidade e melhorar a saúde do sono

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Female teenager´s bedroom decorated in natural and aqua palette - Buenos Aires - Argentina

Escolhas arquitetônicas melhoraram a saúde do sono.

A importância da arquitetura e decoração para um sono de qualidade

Escolhas arquitetônicas podem transformar o quarto em um local de tranquilidade e melhorar a saúde do sono

A qualidade do sono desempenha um papel essencial na manutenção da saúde do corpo e da mente, além disso, dormir melhor impacta diretamente no humor e no dia a dia das pessoas. Segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, cerca de 72% dos brasileiros enfrentam algum tipo de problema relacionado ao sono.

Diversos fatores podem perturbar a qualidade do sono, causando insônia ou dificuldade para dormir. Entre eles estão o estresse cotidiano, problemas de saúde e até escolhas arquitetônicas e decorativas do ambiente. Um espaço projetado para manter a qualidade do sono permite que o corpo se sinta confortável e favorece o ritmo circadiano.

Escolhas arquitetônicas melhoraram a saúde do sono

Para assegurar que o corpo esteja preparado para dormir, alguns fatores arquitetônicos e decorativos são essenciais. Elementos como cores, iluminação, controle de ruídos, escolha dos móveis e objetos decorativos do quarto influenciam significativamente.

Escolhas arquitetônicas melhoraram a saúde do sono

Escolha de cores para o quarto

As cores são responsáveis por despertar diversas sensações no corpo. Tons intensos como vermelho, laranja e amarelo, por exemplo, são capazes de dar energia e transmitir criatividade. Já os tons claros como branco, bege e azul transmitem uma sensação de tranquilidade e são recomendados para cômodos destinados ao descanso.

Uma pesquisa britânica realizada pela Travelodge revelou que 58% dos moradores entrevistados que dormiam em ambientes com paredes de tom azul acordavam mais descansados. No mesmo estudo, tons escuros como cinza, marrom e roxo foram considerados os menos indicados. Por isso, é aconselhável que o quarto tenha paredes em tons claros e sem excesso de informações.

Considere controlar a luz do ambiente

O organismo é afetado diretamente pela quantidade de luz a qual é exposto. Ao anoitecer, o corpo entende que é hora de descansar e inicia o processo de relaxamento. Por isso, a escolha e controle da iluminação do quarto influenciam o organismo a completar o ciclo circadiano de forma adequada.

Uma opção é escolher lâmpadas em tons amarelados e optar por uma iluminação indireta antes de dormir. Para isso, vale decorar o quarto com abajures e luminárias. Além disso, é importante impedir que a luz externa prejudique o sono, para isso, pode-se instalar uma cortina blackout.

Preocupe-se com os ruídos

Morar em grandes cidades acarreta um problema durante o sono: os ruídos externos. Para manter a qualidade do sono, é essencial garantir que os barulhos não causem interrupções. Para isso, é aconselhável investir em janelas antirruídos e optar por uma arquitetura onde os quartos fiquem localizados longe de locais movimentados, como ruas, portas e corredores.

Escolha uma cama confortável

A cama é um dos principais elementos que influenciam a qualidade do sono. Além de escolher uma roupa de cama que traga mais conforto, é essencial garantir a higienização adequada, assim como dos demais elementos, como travesseiros e cobertores.

Para tornar o ambiente ainda mais aconchegante e proporcionar uma noite de sono de qualidade, uma boa opção é escolher um colchão que ofereça firmeza e resistência na hora de dormir, como um colchão de espuma de boa qualidade.

Posicione a cama de maneira adequada

Assim como a importância de escolher uma boa cama e colchão, a posição na qual ela está colocada pode influenciar diretamente a qualidade do sono. O ideal é manter o móvel em uma posição onde não haja incidência de luz. Além disso, é aconselhável escolher um local onde, ao abrir a porta, a iluminação externa não interfira em quem está dormindo.

Fonte: Assessoria de Imprensa 
Fotos: 
Divulgação /ruizluquepaz/iStock

Edição: Redação Na Mídia
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