quarta-feira, outubro 23, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEntretenimentoGastronomiaDieta vegetariana para criança: como uma dieta sem carne afeta a saúde...

Dieta vegetariana para criança: como uma dieta sem carne afeta a saúde dos pequenos?

Veja como as crianças podem se beneficiar de uma dieta vegetariana e o que não pode faltar.

O estilo de vida vegetariano se popularizou bastante nos últimos anos entre os brasileiros. Esse tipo de alimentação se estendeu às crianças, que passaram a adotar uma alimentação sem carne.

É bastante comum casos em que os pequenos não aceitam carne, por causa do gosto ou porque não querem machucar os animais e ver bebês que recusam esse tipo de proteína. Mas não se preocupe, a dieta livre de carne pode ser adaptada para todas as fases da vida, mesmo na infância.

Mas fazer o acompanhamento com os profissionais necessários, como o pediatra e o nutricionista, é uma prática importante para orientar a alimentação da criança da forma correta. Na alimentação vegetariana, é preciso atenção na escolha dos alimentos e comprar açaí, soja, tofu, lentilha, grão-de-bico, couve, acelga, ervilha e outros itens para uma dieta rica e diversificada.

O que não pode faltar na dieta vegetariana infantil?

No Brasil, o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos lança orientações para a alimentação de crianças vegetarianas. E uma das primeiras recomendações é direcionada para todos os pequenos, independentemente de sua dieta: até os seis meses permanece a amamentação exclusiva. Além disso, a amamentação deve durar até os dois anos.

A introdução alimentar com alimentos ricos em vitaminas e minerais deve começar quando o bebê completar seis meses e apresentar sinais de que pode iniciar essa nova fase.

Nesse tipo de alimentação, para que o ferro dos vegetais seja absorvido pelo organismo, a criança terá que ingerir alimentos ricos em vitamina C depois das refeições. Para ter um prato balanceado no almoço e jantar, é preciso incluir os seguintes itens:

  • um tipo de cereal ou tubérculo e raiz;
  • um alimento do grupo das leguminosas;
  • dois ou mais tipos de legumes e verduras, sendo pelo menos um vegetal de folha verde-escura e um legume colorido;
  • um tipo de fruta.

Um ponto importante que o guia traz é que os leites vegetais processados (de caixinha) de soja, coco, aveia, amêndoas e outros não podem ser usados para substituir o leite materno nos primeiros anos de vida. Eles só podem ser ingeridos depois dos dois anos. 

Outro ponto de atenção nesse tipo de alimentação é que os pais precisam fazer boas combinações de alimentos para garantir que a criança faça toda a absorção dos nutrientes e em quantidades necessárias para o desenvolvimento e crescimento.

Ter acompanhamento profissional é fundamental

Manter em dia as consultas com o pediatra, nutricionista ou nutrólogo é importante para fazer os ajustes que o corpo da criança precisa. Esses profissionais vão dar orientações aos pais sobre a dieta nutricional e para fazer a suplementação necessária para repor vitaminas e minerais.

Por exemplo, crianças que mantêm uma dieta livre de carne, precisam fazer a suplementação via oral da vitamina B12, que só é encontrada nos alimentos de origem vegetal. E embora a alimentação seja rica em ferro, é preciso fazer a reposição desse mineral, porque a forma encontrada nos alimentos de origem vegetal são menos absorvidos pelo organismo.

Outro ponto de atenção é evitar o consumo de alimentos de origem vegetal industrializados, pois são ricos em sódio e gordura. Embora sejam práticos para a rotina do dia a dia, não são saudáveis. 

Benefícios da dieta vegetariana na infância

Podemos caracterizar a dieta vegetariana para crianças como pobre em gorduras e colesterol, mas rica em antioxidantes e fibras. Além disso, ela permite que o aporte energético seja atingido mais facilmente. Entre as vantagens, podemos citar:

  • diminuição do ingestão de doces;
  • menor consumo de gorduras totais e saturadas;
  • maior consumo de frutas, verduras e hortaliças.
Andrezza Barros
Andrezza Barroshttps://www.namidia.com.br
Jornalista, entrevistadora e assessora de imprensa brasileira. É CEO do site andrezzabarros.com, onde realiza entrevistas com os mais diversos públicos, desde empresários, cantores, atores, médicos, políticos, entre outros indivíduos que queiram contar um pouco da sua história ao público. Além desses, Andrezza também comanda o site deadlinews.com.br e é sócia do site materialivre.com.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA