Dicas para um banheiro limpo e cheiroso

Cuidar da limpeza do banheiro significa estender o autocuidado do corpo para a casa. E, com base nisso, existem algumas ações que podem ser tomadas para mantê-lo sempre limpo e organizado. 

0
78
Interior of a hotel bathroom

Dicas para um banheiro limpo e cheiroso.

6 dicas de como manter o banheiro limpo e organizado

Ter um banheiro cheiroso e limpo não é difícil com estas dicas fáceis e rápidas

O banheiro é o local da casa reservado para a higiene e o autocuidado diários. E, justamente por ser um ambiente constantemente exposto a vírus, bactérias e outras impurezas, ele precisa estar constantemente limpo. 

Sendo assim, cuidar da limpeza do banheiro significa estender o autocuidado do corpo para a casa. E, com base nisso, existem algumas ações que podem ser tomadas para mantê-lo sempre limpo e organizado. 

Utilize cestos e organizadores

Para deixar o banheiro mais organizado, uma dica é deixar produtos e objetos com funções semelhantes juntos. Por exemplo, é muito mais interessante ter uma cesta ou caixa com todos os sabonetes juntos, assim, quando acaba um, a próxima pessoa a usar já sabe onde encontrar um novo. 

O mesmo vale para produtos de depilação, produtos e utensílios para fazer a barba, skin care, hidratação de cabelo, maquiagens, etc. Para isso, adquirir cestos e organizadores pode ser uma opção. Instalar nichos nas paredes do banheiro também pode ser uma ótima ideia, principalmente para quem não possui tanto espaço no cômodo. 

Troque com frequência toalhas e tapetes de banheiro

Manter toalhas que foram utilizadas repetidas vezes no banheiro pode trazer mau cheiro para o ambiente. Além disso, toalhas e tapetes úmidos são locais propícios para o surgimento de fungos que podem atacar a pele. 

Portanto, é preciso que as toalhas e tapetes sejam trocados e lavados com frequência. Além disso, durante o uso, seja toalha de banho, de mão ou tapetes, o ideal é que fiquem esticados para secarem e evitar mofo. 

Dicas para um banheiro limpo e cheiroso

 Cuidado com a pia

A pia, se não for limpa com frequência, se torna um dos lugares mais sujos do banheiro. Isso porque é nela que caem respingos de creme dental, saliva, aparas de barba e fios de cabelo. 

O ideal para a limpeza da pia ser pelo menos a cada dois dias para evitar o acúmulo de bactérias. Para isso, o uso de sabão, esponja, álcool ou desinfetante é suficiente para manter a limpeza da louça. 

Vaso sanitário

O vaso sanitário é um local-chave para a proliferação de bactérias. Sendo assim, o ideal é que ele seja limpo diariamente, especialmente após o uso ou no final do dia.

Para que o vaso esteja sempre limpo, é necessário enxaguar e esfregar, sempre com uma escova própria apenas para essa função. Podemos usar produtos como desinfetante ou água sanitária, que são potentes e acabam com qualquer tipo de sujeira e bactéria presente na cerâmica.

Além disso, também é possível utilizar um desinfetante autoadesivo ou que pode-se acoplar a fim de manter a parte interna do vaso com um cheiro bom e limpa por mais tempo

Box 

A limpeza do box, assim como das janelas e dos espelhos, é muito importante. Isso porque, nas superfícies de vidro, podem ficar acumulados o excesso de pele morta e gorduras após o banho. Para evitar que os vidros fiquem “encardidos”, basta utilizar sabão neutro, esponja macia para não riscar o vidro e desengordurante. Para secar, o ideal é um pano que não solte fiapos.

Área de banho e azulejos

Assim como no resto do cômodo, o revestimento para banheiro não pode ficar de fora da limpeza. Isso porque, no meio dos rejuntes pode acontecer o acúmulo de sujeira, que não são tão fáceis de limpar.

Para que a superfície fique bem limpa, deve-se utilizar desinfetante ou água sanitária misturado com água. Deve-se esfregar essa mistura em todos os azulejos do chão e das paredes para remover qualquer resquício de sujeira.

Sempre indicamos secar as paredes e o chão do banheiro com um pano que não solte fiapos. Uma opção é deixar o banheiro molhado para secar sozinho, porém, isso pode demorar mais, além de acumular umidade nos móveis e estragar qualquer peça de madeira no banheiro.

Fonte: Gabriela Araujo
Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de lerBicentenário do nascimento de Anita Garibaldi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui