Curso gratuito de produção de podcasts

0
108

Curso gratuito de produção de podcasts.

Sesc Digital oferece curso gratuito de produção de podcasts

Descubra como criar podcasts de qualidade com o jornalista Tiago Rogero, criador e coordenador do projeto Querino. O curso aborda todas as etapas, desde a concepção até a publicação, com técnicas de produção, gravação, roteiro e mais

O que é necessário para produzir um podcast de qualidade? Quais as ferramentas, os equipamentos e as estratégias vitais para criar um programa ou para equiparar tecnicamente o seu podcast (caso já tenha um) com o que de melhor existe na “podosfera” brasileira?

A partir do dia 27 de junho, o Sesc Digital oferece em sua plataforma o curso “Como Criar Podcasts”, online e gratuito, destinado a qualquer pessoa interessada em produzir podcasts, seja iniciante ou com experiência, que deseja aprender novas técnicas e aprimorar suas habilidades.

Em seis vídeoaulas, o jornalista Tiago Rogero, criador e coordenador do projeto Querino, aborda todas as etapas de um programa, desde a concepção até a publicação: melhores práticas de produção e gravação, construção de roteiro e locução e também noções de edição, divulgação e formas de financiamento.

Acesse em ead.sesc.digital

Curso gratuito de produção de podcasts

Sobre Tiago Rogero

Tiago Rogero é jornalista. Criador e coordenador do projeto Querino, cujo podcast, produzido pela Rádio Novelo, venceu o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog em 2023. Foi gerente de criação na Rádio Novelo e repórter de O Globo, O Estado de S. Paulo e BandNews FM. Idealizador e apresentador dos podcasts narrativos Vidas Negras (original Spotify, produzido pela Rádio Novelo), que foi finalista do Third Coast International Audio Festival de 2021; e Negra Voz (pelo jornal O Globo), vencedor do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog em 2020.

Para quem é este curso?

Pessoas interessadas em fazer podcasts ou em entender a dinâmica de como esse tipo de programa é feito. No caso de quem quer fazer podcasts, o curso vale tanto para quem está querendo criar um novo programa “do zero” quanto para quem já possui um e deseja aprender novas técnicas. O conteúdo foi pensado tanto para um público totalmente novo à mídia quanto para quem já deu seus primeiros ou muitos passos nas produções em áudio, de modo que toda videoaula tentará trazer um equilíbrio entre informações introdutórias e aprofundadas. O curso é assíncrono e autoguiado, sem limite de inscrições, e não oferece certificado de conclusão.

Um pouco sobre o conteúdo

Videoaula 01:

 Nesta aula, além da apresentação do professor e do curso, você verá um panorama da atual produção e o interesse por podcasts no Brasil e no mundo. Conhecerá dados de pesquisas de audiência, com informações sobre o perfil dos ouvintes e seus hábitos de consumo, e ouvirá uma descrição detalhada dos tipos de podcasts que existem no mercado brasileiro e dos elementos que os diferenciam.

Videoaula 02:

Nesta aula, além de conhecer as principais formas de financiar a produção de podcasts, você fará o primeiro mergulho na parte prática: entenderá por que é vital pesquisar e estabelecer o perfil da audiência que você quer alcançar; a importância dos primeiros 60 segundos em cada episódio e como a escolha da trilha de abertura e de encerramento pode interferir na relação entre o programa e os ouvintes.

Videoaula 03:

Nesta aula, focada no uso de trilhas sonoras em podcasts, você conhecerá algumas importantes regras para se precaver e evitar quaisquer problemas relacionados a direitos autorais; aprenderá onde encontrar músicas, gratuitas ou não; receberá dicas de como e em que momento usar cada uma delas durante seu programa e de como maximizar esse uso, de modo que nenhuma composição soe repetitiva ou fora de lugar.

Videoaula 04:

Nesta aula, você aprenderá sobre mais uma das partes que tradicionalmente compõem um podcast: as “cenas” ou “paisagens sonoras”, importantíssimas para transportar o ouvinte para dentro da história que você está contando. E também ouvirá dicas de técnicas de gravação, à distância e presencial, usando equipamentos diversos — inclusive o telefone celular — e em distintos ambientes, do estúdio à própria casa.

Videoaula 05:

Nesta aula, você receberá dicas de texto para a construção do roteiro do seu podcast: desde a estruturação até instruções sobre a própria forma de escrever. E também ouvirá orientações para o momento de gravação da locução, seja na sua voz ou, se for o caso, na de alguma outra pessoa que for fazer a apresentação do programa. Por fim, conhecerá alguns passos importantes a serem dados antes do lançamento de um novo podcast.

Videoaula 06:

Na última videoaula do curso, você aprenderá noções de edição, como softwares, formas de organização do trabalho e algumas importantes decisões que podem ou não ser tomadas durante o processo. Saberá como publicar seu episódio e torná-lo disponível em todos os tocadores de áudio e ouvirá dicas de divulgação para que o conteúdo possa circular por aí o máximo possível. Por fim, as dicas finais de encerramento.

Sobre o Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo, e uma plataforma online de cursos livres e gratuitos. Saiba mais: sescsp.org.br/sescdigital e ead.sesc.digital.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Divulgação
Fotos: 
Divulgação  /  Acervo Pessoal
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de ler:Tenor Felipe Menegat realiza show em prol do RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui