Cosméticos com parabenos apresenta riscos à saúde?

Os parabenos são conservantes utilizados, principalmente, em loções, cremes, maquiagens e itens de higiene pessoal para evitar o crescimento de fungos e bactérias.

0
184

Cosméticos com parabenos apresenta riscos à saúde?

O uso de cosméticos com parabenos apresenta riscos à saúde?

Embora existam, os riscos são mínimos e as pesquisas não são conclusivas sobre o tema, apontando doses seguras de uso no dia a dia

Os parabenos são conservantes utilizados, principalmente, em loções, cremes, maquiagens e itens de higiene pessoal para evitar o crescimento de fungos e bactérias. Por ser um elemento comum em produtos do dia a dia, alguns estudos passaram a verificar os potenciais riscos associados ao uso desse componente para a saúde.

Os cientistas identificaram que a exposição excessiva a esse conservante pode interferir no sistema endócrino e contribuir para o desenvolvimento de câncer de mama. Além disso, podem interferir no desenvolvimento fetal e no acúmulo nos tecidos corporais.

No entanto, vale ressaltar que esses estudos foram todos realizados em laboratório, sendo utilizadas doses muito altas de parabenos. Isso não reflete a realidade dos produtos comercializados — que utilizam doses muito menores desse elemento —, e nem a dos consumidores, que utilizam poucas quantidades diárias.

Cosméticos com parabenos apresenta riscos à saúde?

Cosméticos com parabenos apresenta riscos à saúde?

Portanto, os resultados deles não são conclusivos. Ainda, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros órgãos reguladores consideram segura a dose utilizada nos cosméticos e produtos de higiene. Ela também regulamenta o limite de uso do parabeno a, no máximo, 0,4% de cada produto.

Além disso, a Anvisa limita a 0,8% o uso das demais categorias (metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno e isobutilparabeno) que sejam utilizadas na formulação do produto. Isso significa que menos de 0,5% de cada embalagem de hidratante, por exemplo, é composta de parabeno.

Como evitar o uso de parabenos?

Uma das vantagens da ausência de parabeno nos cosméticos é que se reduz a necessidade de uso de plásticos e a fabricação do produto torna-se mais sustentável. Isso porque há um menor gasto de água, o que causa menos impacto no meio ambiente.

Por isso, muitas pessoas buscam evitar o uso desses componentes, também buscando minimizar riscos à saúde. Com isso, grande parte das empresas também passou a fabricar cosméticos com menos conservantes, incluindo parabenos e alumínio, por exemplo.

Nas prateleiras do mercado existem diversos produtos que não contém esses componentes, como maquiagem e desodorante livre de alumínio e parabeno. No caso, eles são substituídos por matérias-primas naturais.

Para saber qual produto escolher, basta verificar na embalagem, visto que nelas contém a descrição informando sobre a ausência desse conservante. Caso não tenha, basta verificar a lista de componentes do produto e procurar por parabeno ou paraben, metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno e isobutilparabeno.

Caso ainda continue com dúvidas sobre os malefícios dos parabenos para a saúde, é importante buscar aconselhamento de um dermatologista ou outro profissional especialista.

 

 

 

 

 

Fonte: Gabriela Araujo / Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação /  JackF/iStock
EdiçãoRedação Na Mídia

Então, não deixe de lerGalinha Pintadinha é a artista infantil mais ouvida do Spotify

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui