Como whey pode ajudar pessoas que fizeram cirurgia bariátrica?
Saúde: como whey pode ajudar pessoas que fizeram cirurgia bariátrica?
Suplementos como whey protein podem ajudar o indivíduo a consumir a quantidade ideal de alguns nutrientes após a cirurgia
A cirurgia bariátrica é uma das principais alternativas para ajudar indivíduos a vencerem a obesidade. Através da redução do estômago, essas pessoas conseguem perder muito peso e retornar a um estado saudável gradativamente – o que também envolve seguir algumas dietas rígidas, que priorizam o consumo de diversos grupos alimentares para garantir uma carga nutricional adequada.
Contudo, o período pós-cirúrgico costuma ser bem desafiador para o paciente em termos de alimentação. A bariátrica causa uma grande alteração na capacidade gástrica do indivíduo, o que não envolve somente menos espaço para armazenar alimentos, mas também uma produção menor de ácido clorídrico e sucos digestivos. Consequentemente, a digestão também é afetada, assim como o apetite.
É por isso que, após realizar uma cirurgia bariátrica, as pessoas tendem a comer menos. Esse é um efeito natural do procedimento, mas ainda é importante respeitar toda a carga nutricional necessária para manter o organismo saudável. A saída que a maioria das pessoas encontra é o consumo de suplementos alimentares, que, além de fornecer grande parte dos nutrientes essenciais, também são mais fáceis de serem absorvidos no processo de digestão.
De todas as opções disponíveis, a mais famosa é o whey protein, que também é o mais indicado pelos profissionais de saúde. O whey é um suplemento proteico composto por substâncias extraídas do soro do leite, repleto de aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Contudo, existem diversas variações do produto, e algumas possuem mais indicações para casos de bariátrica do que outras.
Como whey pode ajudar pessoas que fizeram cirurgia bariátrica?
Nessas circunstâncias, a opção que mais se destaca é o whey protein isolado. Que passa por um processo de microfiltração para deixar a proteína em sua forma mais pura (eliminando gordura, carboidrato, colesterol, etc.). Mais de 90% de sua composição é de proteína. Assim, sendo altamente indicado para pessoas que fizeram bariátrica e que também são intolerantes à lactose.
Além do isolado, o whey hidrolisado também é uma opção altamente recomendada para quem fez bariátrica. Sua concentração proteica pode atingir até 95%. Assim, submetendo o soro do leite a um processo chamado de hidrólise. Isto é, que quebra as moléculas dos nutrientes em partículas ainda menores. Dessa forma, o organismo consegue absorver tudo com mais facilidade. Porém, em contrapartida, não é uma opção muito saborosa, além de ser mais cara que as demais.
O único tipo de whey não indicado é o concentrado, que não elimina por completo a gordura e a lactose. Assim, se tornando muito calórico e inadequado para a dieta de quem passou por uma cirurgia bariátrica. De qualquer forma, o mais indicado sempre é seguir as orientações do cirurgião responsável. E avaliar a possibilidade da suplementação juntamente do profissional.
Fonte: Gabriela Araujo / Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / Istock
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de ler: Previdência privada em 2024