Checklist essencial para uma viagem de moto sem problemas

0
156
Checklist para uma viagem de moto

Confira uma lista completa que vai garantir que a sua viagem de moto aconteça sem contratempos.

Se você é uma pessoa que gosta de uma boa dose de adrenalina e de viver novas experiências desafiadoras e únicas, viajar de moto com certeza está na sua lista de desejos. Para quem é apaixonado por motos, uma viagem sobre duas rodas é uma aventura perfeita. Afinal, é sentir o vento batendo no corpo, o barulho do pneu marcando a estrada e ainda poder ver paisagens maravilhosas no caminho. 

Porém, para viajar de moto, não é necessário apenas separar o capacete e a mochila, é melhor esperar porque a lista de itens é maior do que isso. Para evitar possíveis problemas, é necessário que você e a sua moto tenham um planejamento mínimo, e é nesse momento que muitas pessoas não sabem o que levar e o que deve ser feito antes da viagem.  

O primeiro passo é escolher a moto certa para fazer essa viagem. Existem alguns modelos que costumam ser mais recomendados, entre eles a moto customizada. As motos customizadas (também conhecidas como motos custom) são modelos de motocicletas customizadas que apresentam modificações que as tornam diferentes dos modelos padrões devido às mudanças tanto no estilo quanto na estrutura. Aliás, em alguns casos, isso é feito do zero. 

O objetivo principal da customização é deixar a motocicleta mais confortável e também mais potente, e é exatamente isso que faz com que elas sejam a opção favorita de quem gosta de pegar a estrada e viajar. A pioneira no modelo de motos customizadas é a famosa Harley Davidson. 

A lista de itens essenciais para uma viagem de moto começa na escolha do modelo, mas existem outros artigos que também são importantes. Confira abaixo quais são eles.

Pneus   

A preparação começa pelo básico, mas que é fundamental para qualquer viagem de moto e também para a sua segurança. Por isso, não se esqueça de checar as condições dos pneus da sua moto. Isso porque pilotar em uma estrada pode ser mais desafiador e perigoso do que pilotar na cidade. Então, tudo deve ser levado em consideração, clima, condições da pista, além de outros obstáculos. 

Pastilhas e discos de freios 

Esse é outro item essencial para quem vai viajar de moto, assim, o sistema de freio deve fazer parte do seu checklist. É importante que você encaminhe todos esses itens para a revisão e leve a sua moto a um especialista para conferir o estado das peças, para, caso seja necessário, fazer a substituição delas. 

Fluido de freio  

Para uma viagem de moto sem contratempos, você também deve conferir o nível de fluido de freio. A degradação do fluido é normal e está dentro do plano de manutenção da moto, porém, vale a pena ficar de olho nos sinais que indicam que ela está precisando de uma revisão. 

Óleo do motor 

Se você segue as indicações do fabricante no manual do proprietário, provavelmente está com o óleo do motor em dia, mas se já faz tempo que ele não passa por uma revisão, não custa nada ter esse cuidado a mais. Você deve pensar que, em uma viagem de moto, você vai rodar muitos quilômetros, então é importante levar em consideração a vida útil do óleo.

Lanternas 

Quem tem uma motocicleta sabe o quanto a sinalização é importante para uma pilotagem segura, por isso, as luzes da moto devem estar funcionando corretamente. Assim, fique de olho em todas elas. Afinal, você não quer correr nenhum risco durante a viagem. 

Capacete 

O capacete não pode faltar em nenhum checklist de viagem de moto. Além de ser um item obrigatório pelas leis de trânsito, o capacete garante a visibilidade e a proteção tanto do piloto quanto do passageiro. Não se esqueça de conferir se a viseira está danificada e garanta que a visão não seja comprometida durante a viagem. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui