Catherine Gramado recebe a premiada chef Janete Borges

O encontro do mar com a montanha. Esse será o clima da 2ª edição das Noites Francesas, evento que acontece no dia 12/abril, no Catherine Gramado, na Serra Gaúcha.

0
152

Catherine Gramado recebe a premiada chef Janete Borges

Catherine Gramado recebe a premiada chef Janete Borges

Evento Noites Francesas, que reúne arte e gastronomia, terá menu harmonizado e atrações musicais

O encontro do mar com a montanha. Esse será o clima da 2ª edição das Noites Francesas, evento que acontece no dia 12/abril, no Catherine Gramado, na Serra Gaúcha. O anfitrião da casa, o chef gaúcho Nícolas Heckel recebe a premiada chef Janete Borges, de Florianópolis (SC), para um menu a 4 mãos harmonizado com vinhos da importadora Winelands. No menu, peixes, camarões, vieiras, técnicas de maturação e conservas de frutos do mar, dentre outras especialidades da chef, serão os protagonistas da noite.

A premiada chef Janete Borges, de Florianópolis (SC), é a convidada do mês de abril nas Noites Francesas, do Catherine Gramado: a paixão pelo mar é nítida na identidade de seus pratos. Chef é pioneira em técnicas de maturação e conservas de frutos do mar. Crédito da foto: Divulgação

Paulista de nascimento, Janete é catarinense de coração. Vive em Florianópolis desde 2001, onde construiu sua história gastronômica. A paixão pelo mar é nítida na identidade de seus pratos.

Catherine Gramado recebe a premiada chef Janete Borges

Catherine Gramado recebe a premiada chef Janete Borges

Trabalhou com o chef Alex Atala, com o chef mergulhador e pesquisador Narbal Correa, em uma cozinha pé na areia, tradicional em produtos de caça submarina. Com experiência em hotelaria, foi chef do premiado resort Costão do Santinho e do Hotel Il Campanário, em Jurerê Internacional, onde criou uma agenda com eventos que colocaram o espaço na rota gastronômica nacional.

Em 2019, participou do primeiro reality de gastronomia da rede Globo, o Mestre do Sabor. Em 2022, foi eleita embaixadora da região Sul pelo Prêmio Dolmã, com o objetivo de unir os três Estados em suas regionalidades.

Para o menu em 5 tempos das Noites Francesas, no Catherine Gramado, Janete preparou entradinhas como o Crocante de tapioca, camarões grelhados e maionese de açafrão e pratos principais como Risoni de mexilhão com azeite defumado, suprême de siciliano e crocante de grana padano.

A quatro mãos

A quatro mãos, surgiram criações como Carpaccio de vieiras canadenses, molho beurre blanc com caviar de mujol. Um mix do olhar atento de Janete para os frutos do mar, com um toque da culinária contemporânea do chef Nícolas Heckel e raízes e ingredientes da Serra Gaúcha.

O chef Nícolas Heckel (ex-DOM, Maní, L’Amitié, Brasil a Gosto e internacionais, como os estrelados Calla’s, Tapisco e Oogst, na Holanda), o anfitrião do evento Noites Francesas, que acontece no restaurante Catherine Gramado, na Serra Gaúcha. Crédito da foto: Corte Food.

Catherine Gramado recebe a premiada chef Janete Borges

Para embalar a noite, além dos vinhos harmonizados pelo sommelier Fernando Zamboni, da Winelands, haverá pocket-show de Débora Neto, acompanhada do arranjador, produtor musical e pianista Michel Dorfman.

Nova geração de cantoras

Destaque na nova geração de cantoras, a gaúcha Débora Neto integra o grupo acappella Voice In, que foi atração do Rock in Rio, e já se apresentou no 54 Below em Nova York, um dos espaços mais badalados de teatro musical da Broadway.  Dorfman foi indicado inúmeras vezes como instrumentista na categoria de pianista de música popular, obtendo por duas vezes a premiação no Troféu Açorianos (1996 e 1999). O duo de piano e voz explora releituras de jazz, pop e clássicos temas franceses.

“A proposta, na 2ª edição do Noites Francesas, é dar vez e voz a talentos femininos da culinária brasileira, chefs, empresárias, empreendedoras, talentos criativos da nossa gastronomia, e Janete Borges é um desses nomes. Uma referência quando se fala em peixes brasileiros e técnicas pioneiras de maturação e conservas de frutos do mar”, destaca o chef Nícolas Heckel, sócio do Catherine. A 2ª temporada do Noites Francesas vai até agosto e reúne, em jantares especiais, sempre uma vez por mês uma chef convidada de diferentes regiões do Brasil.

O Catherine já se tornou um hotspot na Serra Gaúcha e espaço disputado para eventos, sobretudo pelo público feminino. A reverência às mulheres começa pelo nome do restaurante, uma homenagem à rainha Catherine de Médici, a italiana que revolucionou a cultura, os costumes e os hábitos alimentares na França.

E se estende pelo menu, pelo décor, com telas que retratam ícones femininos, como Marilyn Monroe e Edith Piaf, até a carta  preparada pela mixologista Claudia Schumacher, com drinques que homenageiam Brigitte Bardot, Joana D´Arc, Marie Curie, dentre outras personalidades femininas revolucionárias. E no mês de abril, uma homenagem com gosto de menu “al mare”.

Menu Mar e Montanha, por Janete Borges e Nícolas Heckel

Amuse Bouche
Choux, patê de fígado, rosbife e picles
Crocante de tapioca, camarões grelhados e maionese de açafrão

Entrada
Carpaccio de vieiras canadenses, molho beurre blanc com caviar de mujol

Primeiro prato
Risoni de mexilhão com azeite defumado, suprême de siciliano e crocante de grana padano

Segundo prato
Cordeiro glaceado, purê de cenoura e gengibre, ervilhas e vagens

Sobremesa

Baba ao rum, trilogia de abacaxi (confitado, grelhado e cru), sorbet de limão com hortelã e crocante de coco

Preços: R$ 358 por pessoa com a harmonização, R$ 268 sem a harmonização

Reservas pelo whats app: 54 2136-5252

Sobre o Catherine Gramado:

Celebrar a boa gastronomia, a arte e o protagonismo feminino. Essa é a proposta do Catherine Gramado, fundado em 2021, pelo chef Nícolas Heckel, ao lado dos amigos restaurateurs Josiano Schmitt e Evandro Catuci. Localizado num charmoso e histórico casarão, no centro de Gramado, em frente à Praça das Rosas. Assim, o restaurante já se tornou hotspot na cidade e espaço disputado para eventos, sobretudo pelo público feminino.

A reverência às mulheres começa pelo nome do restaurante. Ou seja, uma homenagem à rainha Catherine de Médici, a italiana que revolucionou a cultura. Assim como, os costumes e os hábitos alimentares na França. E se estende pelo menu, pelo décor, com telas que retratam ícones femininos. Como Marilyn Monroe e Edith Piaf, até a carta de drinques preparada pela mixologista Claudia Schumacher.

Dessa forma, à frente da cozinha está um jovem prodígio, o chef gaúcho Nícolas Heckel (ex-DOM, Maní, L’Amitié, Brasil a Gosto e internacionais, como os estrelados Calla’s, Tapisco e Oogst, na Holanda). No menu de inspiração francesa, uma releitura de clássicos e a preferência por ingredientes frescos. Além de locais, sabores afetivos e uma pitada da Serra Gaúcha. Puras misturas que já renderam 2 prêmios de chef revelação. E, ainda, melhor chef e, em 2023, o de restaurante revelação pela Sabores do Sul.

https://www.catherinegramado.com.br/

Rua Emílio Sorgetz, 200 l Centro

CEP  95670-207 l Gramado – RS

Tel. 54 2136-5252

Instagram: @catherinegramado

 

 

 

Fonte   Sheila Grecco / Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / Corte Food
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de ler: Galinha Pintadinha é a artista infantil mais ouvida do Spotify

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui