Ananda Botelho Mendes no show Fado Mulher.

Conhecida como “A Carioca do Fado”, a cantora Ananda Botelho Mendes traz ao Centro da Música Carioca Artur da Távola – no coração do seu bairro, a Tijuca

0
140

Ananda Botelho Mendes no show Fado Mulher.

O Fado conquista a Tijuca com a carioca Ananda Botelho Mendes no show Fado Mulher.

A cantora traz a delicadeza do gênero português ao Centro da Música Carioca Artur da Távola 

Conhecida como “A Carioca do Fado”, a cantora Ananda Botelho Mendes traz ao Centro da Música Carioca Artur da Távola – no coração do seu bairro, a Tijuca – o repertório que a consolida como uma das raras brasileiras especializadas na canção lisboeta.

Em show único no dia 31 de maio, a fadista do Rio revive clássicos da música portuguesa. Clássicos que marcaram época nas vozes de grandes intérpretes como Amália Rodrigues, Ângela Maria e Francisco José.

Numa viagem musical divertida e cheia de poesia – temperada pelos sabores e dissabores do universo feminino – canções e marchas ajudam a contar a história do fado, com suas narrativas pitorescas e personagens surpreendentemente familiares.

A cantora também apresenta, em primeiríssima mão, dois fados brasileiros de Agenor de Oliveira (compositor e parceiro dos saudosos Nelson Sargento e Delcio Carvalho). E com letras de Mariozinho Lago, que enriquecem e renovam o intercâmbio musical entre Rio e Lisboa.

Ananda Botelho Mendes no show Fado Mulher.Foto de Alexandre Araujo
Ananda Botelho Mendes no show Fado Mulher. Foto de Alexandre Araujo

O talento e o carisma da cantora são potencializados pela excelência dos músicos Rafa Prista (guitarra portuguesa) e Lúcio Rodrigues (viola de fado), já consagrados no meio musical carioca. O espetáculo também conta com a participação especialíssima do próprio Agenor de Oliveira e da cantora portuguesa Inês Carreira, lisboeta radicada no Rio.

SOBRE ANANDA BOTELHO MENDES – “A CARIOCA DO FADO”

Uma das raríssimas brasileiras atuantes como fadista e única mulher ativa na guitarra portuguesa no Brasil, a carioca Ananda Botelho Mendes já havia passado por diversos estilos e lançado o seu primeiro álbum.  Força da Natureza (composto, editado e co-produzido por ela própria), quando se lançou fervorosamente à missão de recolocar o fado no mapa cultural do Rio de Janeiro.

Desde então, protagoniza um resgate da canção lisboeta nos quatro cantos da cidade e expande seu percurso Brasil afora.

Em dezembro de 2020 Ananda foi uma das 12 finalistas no Festival de Música da Prefeitura de Fortaleza. Assim,  defendendo o fado brasileiro “Eterna Espiral” e, em entrevista à TV Terra do Sol, recebeu o epíteto “A Carioca do Fado”. Então, no mês de agosto de 2021, a fadista lançou “Navegante”, que foi a vencedora do 2º lugar no Festival da Canção de Mariana – MG.

Dessa forma, em 2022, lotou a casa de fados Maria Lisboa, em Porto Alegre, em sua primeira visita à cidade. No mesmo ano,  fez sua primeira visita a Portugal, atuando nas principais casas de fado. Como a Tasca do Chico, a Mesa de Frades, o Café Luso e o Faia. Apresentando-se junto a grandes nomes como Lenita Gentil, Pedro Moutinho e o mestre António Rocha.

Fados

Ananda Botelho Mendes no show Fado Mulher.Foto de Alexandre Araujo
Ananda Botelho Mendes no show Fado Mulher. Foto de Alexandre Araujo

Portanto, na ocasião da XIV Festlip – Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa, Ananda foi a artista escolhida para cantar o hino nacional brasileiro na abertura do evento, no Teatro Firjan, com o tempero fadista que lhe é tão próprio.

A saber, levada para São Paulo pelo famoso guitarrista Wallace Oliveira, a carioca apresenta-se periodicamente em SP. Assim, repetindo a aclamação do público e estrelando noites portuguesas. Geralmente com reservas esgotadas uma semana antes das apresentações.

Assim, Ananda Botelho Mendes resgata raízes e brinca com arquétipos, tanto do universo fadista, quanto do imaginário carioca. Ou seja, sob uma pesquisa séria e apaixonada. Dessa forma, segue contando e cantando uma história muito familiar à alma brasileira.

Conheça o trabalho da artista:www.instagram.com/anandabotelhomendes

SERVIÇO  
 
Show: FADO MULHER
Artista: Ananda Botelho Mendes
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola  
Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca 
Data/Hora: 31 de maio de 2024, sexta-feira, às 19h
Ingressos: Inteira R$40,00 | Meia: R$20,00
À venda na bilheteria do local, de quinta a sábado de 14h às 18h e domingos de 10h às 16h ou pelo site: https://bit.ly/3Qphu8T
Maiores informações: (21) 99316-1476
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: 
Divulgação / Foto de Alexandre Araujo
EdiçãoRedação Na Mídia
Então, não deixe de lerGalinha Pintadinha é a artista infantil mais ouvida do Spotify

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui