Exposição “Narrativas Transgressivas”

Com curadoria de Ian Milan e realização da Embaixada da República de Chipre, a mostra, que coincide com o mês do orgulho LGBTQIA+ , pode ser visitada no Centro Cultural Correios RJ

0
222
A exposição “Narrativas Transgressivas”.

A exposição “Narrativas Transgressivas” apresenta obras do famoso estilista Vasilis Loizides, trazendo questões ligadas ao  gênero, representação de minorias e experiência humana em geral.

Com curadoria de Ian Milan e realização da Embaixada da República de Chipre, a mostra, que coincide com o mês do orgulho LGBTQIA+ , pode ser visitada no Centro Cultural Correios RJ, a partir de 08 de junho.
A Embaixada da República de Chipre em Brasília, com o apoio do Departamento de  Cultura Moderna e Contemporânea, e o Centro Cultural Correios RJ apresentam a exposição “Narrativas Transgressivas”, trazendo fotos das obras do famoso estilista Vasilis Loizides que, após lançar sua marca homônima durante a New York Fashion Week 2017, passou a ser reconhecido como parte de uma nova geração de vozes influentes da cena artística e da moda internacional. 
Criador de tendências ligadas a temas que cercam a experiência humana universal, repletos de conceitos relativos à sexualidade, identidade de gênero e alteridade, Vasilis apresenta bordados, estampas e enfeites presentes em sua linguagem de design, manipulados para criar roupas que se utilizam de sua concepção para contar uma história. Uma grata surpresa no mês do orgulho LGBTQIA+.
Exposição "Narrativas Transgressivas"

A exposição “Narrativas Transgressivas”

As obras apresentadas nesta exposição, com curadoria de Ian Milan, exemplificam a dualidade presente no trabalho do estilista: peças selecionadas e projetos fotográficos de suas coleções de moda, além de peças originais inspiradas na riqueza artística e vibrante do Brasil, fluindo em silhuetas exuberantes. À medida que as ideias e cores se desenvolvem pelo espaço, os espectadores são convidados a descobrir as verdades na experiência vivida e a compartilhar essa energia com outras pessoas. 
A exposição “Narrativas Transgressivas” promete ‘transgredir’ tudo o que já foi apresentado antes em termos de arte e moda, criando uma experiência capaz de ultrapassar os limites da realidade para levar o visitante para fora do lugar comum, ‘infringindo’ seus próprios pré-conceitos, a partir do dia 08 de junho, no 2º andar – salas B e C do Centro Cultural Correios RJ, onde pode ser visitada até o dia 22 de julho, das 12h às 19h. A mostra promete ser a grande surpresa da temporada de exposições em 2023.
No dia 22 de junho, será realizada a vernissage com a presença do estilista Vasilis Loizides, para receber amigos, autoridades e imprensa, e fazer uma visita guiada. No dia seguinte (23), o artista também estará nos Correios para mostrar suas obras aos visitantes.
Exposição "Narrativas Transgressivas"

Sobre a exposição

Referências míticas também são recorrentes nas coleções de Vasilis Loizides.  “Sendo um Cipriota, acredito que os mitos estão muito enraizados no meu conhecimento e no meu subconsciente, pois é uma das primeiras coisas que aprendemos quando crescemos”, explica.  Sua obra explora a ideia de educação e sua relação com ela, a forma como são adquiridos valores e crenças, sobre todos os ideais grandiosos e conceitos de moralidade que são ensinados. A partir daí, criou uma coleção que tivesse uma essência nostálgica de uma doce promessa que nunca se cumpriu, ansiando por um tempo em que as expectativas de gênero ainda não haviam sido internalizadas – um lugar jovem e mítico onde o gênero dificilmente é um fator na equação.
“Pessoalmente, eu apenas desenho o que acho interessante e desconsidero noções de como deve ser o traje. Eu tento não prestar atenção a isso”, diz ele. “Uma das coisas de que gosto na mitologia e na história é que ocasionalmente a ideia de gênero não é tão proeminente. Sempre admirei mulheres e deusas poderosas ou a fluidez de certas épocas.”  

Sobre Vasilis Loizides 

Após servir no exército cipriota, Vasilis mudou-se para Nova York para estudar Design de Moda na Parsons, The New School for Design. Fora da sala de aula, Vasilis passava seu tempo livre trabalhando para vários designers, incluindo Marc Jacobs e Nicola Formichetti. Em setembro de 2017, ele lançou sua marca homônima, que recebeu reconhecimento de líderes do setor, incluindo publicações e meios de comunicação como Vogue, Runway, Another Man, Dazed & Confused, i-D e Document Journal, para citar alguns. Do ponto de vista profissional, a coleção fortaleceu e contextualizou sua prática de design por meio da experiência com relacionamentos com fornecedores, produção de design, relações públicas e presença da marca nas mídias sociais e na Semana de Moda de Nova York. 
 
Suas coleções confrontam questões ligadas ao papel de gênero, representação de minorias e a experiência humana em geral. Com base em uma narrativa alegórica única, cada coleção celebra a verdade distorcida, misteriosa e muitas vezes surreal que existe entre expectativas e realidade.  
Exposição "Narrativas Transgressivas"
Formação  
Parsons, The New School for Design 
BFA Fashion Design, Maio 2015 
 
Trabalhos realizados
 
Fundador – Designer, RTW 
Vasilis Loizides / New York, NY / setembro de 2017 até o presente
 
Assistente de  Design de sapatos masculinos e infantis
BBC, International / New York, NY / setembro de 2016 a agosto de  2019 
 
Produção e Design de Prêt-à-porter masculino e feminino
Nicopanda / New York, NY / setembro de  2014 a abril de 2015 
 
Design de bolsas
Marc by Marc Jacobs / New York /agosto de  2013 a janeiro de 2014
 
Desenho de Bordados
Marchesa / New York, NY / setembro a dezembro de 2012 
 
 
Redes Sociais
Instagram: @vasilisnyc

Site: www.vasilisloizides.com

Serviço

Exposição: “Narrativas Transgressivas”
 
Artista: Vasilis Loizides
 
Curadoria: Ian Milan
 
Abertura: 08 de junho de 2023 às 12h 
 
Vernissage: 22 de junho de 2023
 
Visitação: 08 de junho a 22 de julho de 2023
 
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
 
Instagram: @paulasoaresramagem
 
Local: Centro Cultural Correios RJ 
 
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
 
Tel: (21) 2253-1580
 
De terça a sábado, das 12h às 19h
 
Entrada: gratuita

Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos
 

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em 
pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. RioBranco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes 
Realização: Embaixada da República de Chipre – Brasília
Apoio: Departamento de Cultura Moderna e Contemporânea /Centro Cultural Correios/Ministério das Comunicações/ Governo Federal 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui