5 dicas essenciais para manter seu cachorro saudável e feliz

Contudo, mesmo que os cães sejam naturalmente alegres, isso não quer dizer que o dono não pode deixá-los ainda mais felizes.

0
63

5 dicas essenciais para manter seu cachorro saudável e feliz.

Conheça hábitos e atitudes que irão ajudar o seu pet a ter mais qualidade de vida

Ter um companheiro peludo ajuda a melhorar o astral da casa, deixa os habitantes mais felizes e ainda é uma excelente companhia para o dia a dia.

Contudo, mesmo que os cães sejam naturalmente alegres, isso não quer dizer que o dono não pode deixá-los ainda mais felizes.

Além de dar muito carinho e amor, isso envolve também cuidar da saúde dele. Fornecer uma ração para cachorro de qualidade e balanceada, levá-lo para passear regularmente, dar banhos e deixar o calendário de vacinação em dia são algumas das atitudes que colaboram para que isso seja possível. Abaixo, confira alguns conselhos essenciais do que fazer para proporcionar mais qualidade de vida para os bichanos.

Leve o cão ao veterinário regularmente

Você já ouviu falar sobre a importância de visitar o médico anualmente, para ver se está tudo certo com a sua saúde? Esse hábito simples também é muito importante para o bem-estar animal, de forma que o veterinário possa fazer um check-up completo no seu companheiro.

A prática ajuda a prevenir doenças, permite o diagnóstico precoce de enfermidades e, se for necessário, oferece o tratamento para que ele se recupere de complicações. O ideal é que essa visita ocorra a cada 6 ou 12 meses (ou no intervalo que o veterinário julgar necessário para o seu animal).

Também não pense duas vezes antes de procurar ajuda médica se o seu cão apresentar uma mudança de comportamento ou sintomas como queda de pelo, vômitos, apatia e falta de apetite.

Proporcione uma alimentação saudável

A alimentação é a chave para uma boa saúde, isso vale para humanos e animais. Assim, todo tutor deve procurar proporcionar uma alimentação saudável e equilibrada ao seu companheiro. Se tiver dúvidas, busque ajuda e recomendações de um veterinário, que indicará as melhores opções levando em conta raça, sexo, porte e idade do cachorro.

Tenha cuidado com a higiene bucal

Muita gente tem o hábito de acordar mais cedo no fim de semana para dar aquele banho no pet ou levá-lo para realizar uma tosa. Contudo, assim como a higiene corporal, é importante ter atenção com a higiene bucal do animal.

Assim como os humanos, eles também necessitam de escovação regular dos dentes. A ausência de uma boa higiene bucal pode provocar abscessos, infecções bucais e até mesmo a queda prematura dos dentes. Para essa tarefa, utilize escovas e cremes específicos para pets, escovando os dentes deles ao menos três vezes por semana.

Passe tempo ao lado dele

Os animais de estimação são importantes parceiros na vida das pessoas, pois fazem companhia, melhoram o ambiente e costumam ser bastante carinhosos. Então, assim como eles fazem bem para os tutores, os donos também deixam os seus animais mais felizes ao ficar na companhia deles.

Esse tempo de qualidade é muito importante, sobretudo para os cães das raças mais carentes. O cachorro que não recebe carinho pode ter problemas emocionais e comportamentais, como estresse e até depressão. Portanto, procure sempre passar um tempo do seu dia com ele, brincando e acariciando o seu companheiro.

Faça passeios e permita que ele socialize com outros animais

Nada melhor do que aproveitar um dia de céu aberto para passear com o seu cachorro e dar uma volta no parque, não é mesmo? Os passeios devem fazer parte da rotina do cão, já que essa prática regular ajuda a aliviar o estresse e diminuir a ansiedade, tonifica a musculatura e, de quebra, aproxima ainda mais o animal de seu tutor.

A realização dos passeios também impede que ele tenha um estilo de vida sedentário, algo que favorece o surgimento de doenças como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. Sua rotina está apertada? Considere passear com o animal nem que seja por 10 a 15 minutos antes de ir para o trabalho, por exemplo.

5 dicas essenciais para manter seu cachorro saudável e feliz

Os passeios também são importantes pois estimulam a socialização, outro fator que influencia no bem-estar. Ao fazer essa atividade, o pet acaba sentindo cheiros diferentes, conhecendo lugares, pessoas e animais novos. Esse hábito o deixará menos agressivo, mais receptivo às visitas, mais obediente e diminuirá os latidos para ruídos externos.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: 
Divulgação 

Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de ler
Galinha Pintadinha é a artista infantil mais ouvida do Spotify

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui