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Rede de lanches Choripan se expande em São Paulo

Rede de lanches Choripan se expande em São Paulo.

Empresários curitibanos investem em cidades paulistas, graças a receptividade do público. Interesse dos brasileiros no país vizinho e número de turistas argentinos no Brasil também estimula negócios

Pão com linguiça, o conhecido lanche vendido nas ruas de Buenos Aires, capital da Argentina, e também comercializado em outros países da América Latina, chegou ao estado de São Paulo com um toque brasileiro. Trata-se de uma rede de gastrobar que já atua com três unidades em território paulista, nas cidades de Embu das Artes, Sorocaba e Santana de Parnaíba, na região de Alphaville, desde agosto de 2022. Nascido em 2013, em Curitiba (PR), o Choripan (que, em espanhol, significa pão com linguiça, o carro chefe da rede) chegou ao estado com olhos no crescimento do interesse do brasileiro pela cultura e gastronomia da Argentina e de outros países latinos.

Liderada pelos empresários João Scalzo e Carlos Fracaro, a rede conta também com cinco unidades na capital paranaense. O trabalho dos empresários com o lanche choripan é até mesmo reconhecido na Argentina. Neste ano, pela terceira vez, os dois foram convidados pela organização do Festival del Humor y el Choripán para participarem do evento, que acontece em Córdoba, segunda maior cidade do país vizinho ao Brasil. O encontro reúne sabores do lanche de vários lugares do mundo. Na ocasião, ambos foram jurados na escolha dos melhores choripans.

Rede de lanches Choripan se expande em São Paulo

A expansão do negócio acontece em formato de franquia. A estratégia para a abertura de novas unidades é feita por meio de pesquisas de geoprocessamento, com avaliação da renda per capita e densidade populacional da região pretendida, além da análise de investimento inicial. “Acreditamos que cidades paulistas sejam ambientes propícios para receberem unidades pelo clima, aceitação popular e por estarem em desenvolvimento”, explica Fracaro.

Turismo de ambos os lados

A aposta dos empresários na gastronomia argentina acontece não apenas pelo ambiente encontrado nas cidades paulistas. Entre os destinos mais buscados pelos brasileiros no exterior, de acordo com a plataforma Decolar, Buenos Aires, capital da Argentina, está em primeiro lugar. Além das terras portenhas, o brasileiro também se interessa por Santiago, capital do Chile; Montevideo, capital do Uruguai; e San Andrés, na Colômbia, além de outros destinos no México e República Dominicana. “Países como a Argentina e outros vizinhos ao Brasil, além da facilidade de acesso, têm uma culinária que já caiu no gosto do brasileiro. Por isso, quem mora aqui se sente atraído por essa gastronomia, e nós decidimos apostar em um produto que valoriza essa cultura”, diz Scalzo.

Outro detalhe é que boa parte dos turistas que visita o Brasil são da América do Sul, justamente da Argentina. De lá vieram, durante o ano de 2022, cerca de um milhão de visitantes para o país, segundo dados do Ministério do Turismo. Os paraguaios também marcaram presença e somaram aproximadamente 300 mil visitantes. “Ainda que o turista queira conhecer uma cultura diferente, trata-se de um público em potencial, que pode ter interesse em saborear lanches inspirados em seu país de origem”, completa Fracaro.

Cardápio variado, com toque brasileiro

A rede tem um cardápio de conceito argentino, mas com tempero brasileiro. Isso porque os empresários, além de oferecerem o tradicional lanche choripan, incrementam os sabores de linguiças. Entre as opções estão pernil com provolone, frango com queijo coalho, porco moura caipira e costela bovina Angus. E quem é vegetariano ou vegano não fica de fora quando abre o cardápio. “Nós selecionamos para os clientes opções que possam contemplar suas diversidades. Sabemos o quanto é importante incluir alimentação diferenciada”, diz Scalzo.

As iguarias produzidas pelo Choripan ficaram conhecidas nacionalmente em 2019 quando João, que também é chef de cozinha no gastrobar, participou do concurso de Melhor Linguiça do Brasil do programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga. O sabor pernil com provolone e chimichurri foi levado à atração e ficou entre as finalistas do Brasil.

O cardápio contempla, além dos lanches choripan, os pratos da casa (serviços com as linguiças, mandioca e acompanhamentos) e as porções, conhecidas como Choripapas, que vêm com batatas fritas e linguiças ou salamitos. A rede ainda diversifica seus sabores de empanadas (carne, frango e champignon), outro lanche conhecido na América Latina. Os clientes ainda podem apreciar sobremesas, como a Empanada Dulce, com goiabada cremosa e requeijão de corte; o espetinho de queijo coalho com doce de leite; e os alfajores, também típicos de países como a Argentina.

A rede também investe em bebidas diversificadas. Entre elas está o chope pilsen Chucho Perro, exclusivo do gastrobar. Também está no cardápio o gin Hambre de Colores, que é adicionado a drinks como Gin Tônica e Mediterrânea. Outra bebida é a cachaça de Jambu, que leva o nome de Cachambu na rede e pode ser servida como dose ou nos drinks da casa. O cardápio ainda possui cervejas, caipirinhas, cubatas, mojito e opções de bebidas não alcoólicas.

Cultura por todos os lados

O Choripan também criou um ambiente que lembra pontos turísticos de Buenos Aires. As formas e cores expostas nas paredes e balcões fazem referências ao Caminito de Buenos Aires. Os clientes ainda podem encontrar em algumas unidades a réplica da estátua da Mafalda de San Telmo, outro ponto turístico de cidade, bem como gravuras de Maradona, o maior ídolo do futebol argentino. Toda esta estrutura física é recheada com a música ambiente latina.

A estrutura normalmente conta também com espaço externo, que pode ser composto por deck e área verde para clientes aproveitarem os momentos ao ar livre, algo pioneiro em Curitiba e que também chegou nas unidades de São Paulo. “Pensamos em adotar um conceito que permita experiência e bem-estar aos clientes, franqueados e aos colaboradores”, afirma Fracaro.

Mais informações sobre o gastrobar estão disponíveis nas redes sociais e no site da rede.

Serviço: Unidades do Choripan em São Paulo

Sorocaba

Endereço: Av. Prof. Arthur Fonseca, 98 – Jardim Emilia, Sorocaba

Horários: de terça a quinta, das 16h30 às 23h; sexta, das 16h30 às 00h; sábado, das 14h30 às 00h; domingo, das 14h30 às 21h45. Fechado na segunda-feira.

Instagram: @choripansorocaba

 

Alphaville

Endereço: Avenida Pentágono, 90 – Alphavile, Santana de Parnaíba

Horários: terça e quarta, das 16h30 às 23h30; quinta, das 16h às 23h30; sexta e sábado, das 12h às 00h; domingo, das 12h às 20h. Fechado na segunda-feira.

Instagram: @choripanalphaville

 

Embu das Artes

Endereço: Rua da Matriz, 71 – Embu das Artes

Horários: quarta e quinta, das 16h às 23h; sexta e sábado, das 16h às 00h; e domingo, das 14h30 às 21h45. Fechado na segunda e terça.

Instagram: @choripanembu

 

Créditos: Adalberto Rodrigues

Alessandra Astolphi
Alessandra Astolphihttps://namidia.com.br
Alessandra tem passagens por alguns dos maiores veículos de comunicação do estado de São Paulo, como Editora Abril, Folha de São Paulo, Estadão, Diário do Grande ABC e Revista Livre Mercado. Colunista dos portais de notícias Tô na Band e São Paulo em Destaque e está à frente dos portais Economia SA, com foco em negócios, e Viajar SA. É sócia-diretora da Business Group Events, agência 360º, única no mercado que atende desde projetos para redes sociais e artistas até negociação de shows e eventos.
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