Início Destaque Dicas para ter mais luz e claridade nos ambientes

Dicas para ter mais luz e claridade nos ambientes

Uma casa com muitos cômodos escuros pode ter um impacto negativo na sensação de bem-estar dos moradores.

0

Dicas para ter mais luz e claridade nos ambientes.

Casa escura? Confira 5 dicas para ter mais luz e claridade nos ambientes

Melhore a iluminação e crie um ambiente mais agradável com técnicas eficazes

Uma casa com muitos cômodos escuros pode ter um impacto negativo na sensação de bem-estar dos moradores. Além de impedir a realização de tarefas de forma confortável, a falta de luminosidade pode dar um aspecto sombrio e até mesmo triste para os espaços.

Para reverter essa situação e garantir mais conforto, é essencial transformar áreas escuras em espaços acolhedores e vibrantes. As soluções para isso incluem desde estratégias simples de decoração e iluminação até técnicas mais aprimoradas na própria construção do imóvel.

Invista em cores claras

Uma das maneiras mais eficazes de iluminar um ambiente escuro é usar cores claras nas paredes e no teto. Ao contrário das cores escuras, que deixam o espaço sombrio, tons de branco, bege, cinza-claro e pastéis refletem mais luz e contribuem para clarear o local.

Além de parecer mais luminoso, o ambiente com cores claras também oferece uma sensação de amplitude, ou seja, ele parece maior e mais espaçoso. Por isso, também vale a pena escolher móveis e itens de decoração claros. Sofás e armários claros, por exemplo,  ajudam a aliviar a sensação de peso e escuridão.

Outra opção é optar por pisos em tons claros, visto que, assim como as paredes e o teto, também fornecem mais luminosidade. Em casos nos quais a troca do piso não é uma opção, o uso de tapetes claros pode ajudar a cobrir áreas escuras e dar a sensação de claridade.

Desobstrução da luz

Em casa, diversas superfícies podem atrapalhar a entrada de luz. Muitas paredes e portas internas acabam se tornando bloqueios e tornando o ambiente mais escuro. Caso possível, uma dica para evitar esse problema é investir em portas de vidro em determinados ambientes, por exemplo.

Há ainda a opção de fazer paredes com tijolinhos de vidro, que voltou a ser tendência na decoração. Além de serem resistentes, eles também ajudam a dar a sensação de claridade, já que permitem a passagem de luz sem comprometer a privacidade.

Espelhos estratégicos

Os espelhos são aliados poderosos na decoração de ambientes escuros. Posicioná-los estrategicamente nas paredes para refletir a luz natural ou artificial pode aumentar significativamente a luminosidade de um cômodo.

Quando colocados perto de janelas, os espelhos são especialmente eficazes, visto que refletem a luz natural que entra e a espalham pelo ambiente. Também é possível fazer uma composição com vários espelhos para aumentar tanto a claridade quanto a sensação de um espaço maior.

Iluminação adequada

Maximizar a luz natural disponível é fundamental. Por isso, é importante manter janelas desobstruídas, utilizando cortinas leves e transparentes que permitam a passagem da luz.

Além disso, investir em uma boa iluminação artificial é crucial em ambientes escuros. Uma dica é utilizar uma combinação de lâmpadas de teto, luminárias de chão e abajures. Lâmpadas de LED de alta potência e cor branca são as melhores nestes casos, pois elas proporcionam uma luz mais brilhante e natural.

Materiais reflexivos

Materiais reflexivos e metálicos também podem ajudar a aumentar a claridade de um ambiente, refletindo a luz e dando um toque de elegância ao cômodo. Pisos de porcelanato polido, por exemplo, são boas opções para garantir um espaço mais claro e ainda maior, visto que ele reflete a luz e, consequentemente, amplia a luminosidade do cômodo por completo.

É possível também optar por móveis com detalhes em vidro ou acabamentos em metal, como mesas de centro transparentes ou cadeiras com pernas cromadas. Cada detalhe contribui para um ambiente mais iluminado, tornando-os em espaços mais claros e acolhedores.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Divulgação
Fotos: 
Divulgação  / Crédito de AlessandroPhoto/iStock
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de ler:Tenor Felipe Menegat realiza show em prol do RS

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile