terça-feira, julho 21, 2026
spot_img
InícioEntretenimentoArte e CulturaApós mais de 40 anos de pesquisa sobre Guimarães Rosa, Paulo Salles...

Após mais de 40 anos de pesquisa sobre Guimarães Rosa, Paulo Salles lança livro em Uberlândia

Lançamento de Anatomia do Grande Sertão acontece na sexta-feira, 24 de julho, na Casa da Cultura, com sessão de autógrafos e bate-papo com o autor

Paulo Salles Uberlândia recebe, na próxima sexta-feira, 24 de julho, o lançamento do livro Anatomia do Grande Sertão: uma leitura geográfica de Grande Sertão: Veredas, do pesquisador Paulo Salles. O evento será realizado na Casa da Cultura, reunindo leitores, pesquisadores e admiradores da obra de João Guimarães Rosa para um bate-papo com o autor e sessão de autógrafos.

Resultado de mais de quatro décadas de pesquisa, o livro apresenta uma nova forma de percorrer o clássico Grande Sertão: Veredas, acompanhando os caminhos, distâncias, travessias e territórios percorridos por Riobaldo ao longo da narrativa.

Engenheiro químico de formação, Paulo Salles iniciou sua investigação ao perceber que o romance de Guimarães Rosa possui uma construção espacial extremamente precisa, embora não apresente referências cronológicas definidas. A partir dessa constatação, dedicou mais de 40 anos ao estudo da geografia da obra.

Ao longo desse período, reuniu mapas históricos, cartas aeronáuticas, documentos, dicionários geográficos e relatos de viajantes. Catalogou mais de 400 localidades mencionadas no romance, conseguindo identificar cerca de 370 delas, além de rastrear mudanças de nomes de cidades e reconstruir os deslocamentos dos personagens pelo sertão brasileiro.

“Para acompanhar a sequência da narrativa, você precisa seguir o deslocamento no espaço, não no tempo”, explica o pesquisador.

Entre 2022 e 2024, Paulo transformou a pesquisa em uma verdadeira expedição. Percorreu milhares de quilômetros por Minas Gerais, Bahia e Goiás, visitando rios, povoados, fazendas, veredas e paisagens citadas por Guimarães Rosa. As viagens ampliaram sua compreensão sobre o território que inspirou uma das maiores obras da literatura brasileira.

“Chegar a um lugar mencionado no romance tem um significado que talvez só faça sentido para quem desenvolveu com o livro uma relação de afeto”, afirma.

Antes mesmo do lançamento, o trabalho ganhou destaque nacional. Paulo Salles participou do podcast Rádio Novelo Apresenta, em episódio dedicado à cartografia de Grande Sertão: Veredas, e também foi tema de reportagem da revista Veja, que destacou sua investigação sobre a geografia do sertão rosiano.

Após o lançamento oficial durante a Semana Rosiana, em Cordisburgo (MG), o autor percorre diversas cidades brasileiras para apresentar a obra. Em Uberlândia, o público terá a oportunidade de conhecer de perto a pesquisa, conversar com o autor e adquirir exemplares durante o evento.

 Serviço:
Lançamento do livro Anatomia do Grande Sertão
Autor: Paulo Salles
Data: Sexta-feira, 24 de julho, às 18h
Local: Casa da Cultura – Praça Cel. Carneiro, 89 – Fundinho, Uberlândia (MG)
Programação: Bate-papo com o autor e sessão de autógrafos.

Ficha Técnica:
R$ 150,00
Páginas: 344
Formato: 19.00 X 27.00 cm
Peso: 1,200 kg
Acabamento: Capa Dura
ISBN: 978-65-85024-14-3
Editora: Artlivros
Projeto Gráfico: Flávia Castanheira
Coordenação Editorial: Paulo Salles
Adquira o seu exemplar

Redação
Redação
Equipe responsável por trazer sempre as melhores noticias e acontecimentos do nosso dia a dia! Fique sempre ligado na nossa Redação! Boa leitura!
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Rogerio araujo on Arena Caipirão 2026
Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA