O CRB-8 realizou a cerimônia de premiação do XV Prêmio Biblioteconomia Paulista “Laura Russo”. De certo, essa é a mais importante homenagem dedicada à Biblioteconomia no estado de São Paulo. Assim, o evento ocorreu no Centro Universitário Assunção, na Vila Mariana, em São Paulo e contou com a participação artística do sarau LibertArte, que emocionou o público com canções tradicionais africanas e sul-americanas.
Com o tema “Bibliotecas Universitárias que Inspiram, Educam e Transformam”, a edição de 2025 reconhece profissionais, pesquisadores, instituições e iniciativas que fortalecem, portanto, as bibliotecas universitárias como espaços essenciais de ensino, pesquisa, extensão e democratização do conhecimento.
Valorização da Biblioteconomia
Enfim, o XV Prêmio Biblioteconomia Paulista “Laura Russo” reafirma o compromisso do CRB-8 com a valorização da Biblioteconomia. Além disso como o reconhecimento de iniciativas que promovem inovação, inclusão, preservação da memória e fortalecimento das bibliotecas no estado de São Paulo.

“Celebrar nossas bibliotecas universitárias é celebrar o futuro da educação, da ciência e da cultura. Elas são espaços que inspiram, educam e transformam, fortalecendo a sociedade e reafirmando o legado de Laura Russo”, salientou a presidenta do CRB-8, Ana Cláudia Martins, em seu discurso.
Portanto, nesta 15ª edição, o prêmio contemplou as modalidades: trabalhos Acadêmicos (conclusão de curso, mestrado e doutorado), profissional. Além disso empresa Amiga da Biblioteca. Enfim, as propostas foram avaliadas por uma comissão especialmente designada. Além disso, as categorias principais, também foram concedidas menções honrosas e homenagens especiais a bibliotecários e personalidades que se destacaram na defesa e promoção da Biblioteconomia.
Enfim, confira os vencedores:

Modalidade Trabalhos Acadêmicos:
Mestrado
• Márcio Rodrigo da Silva Monteiro – O uso de indicadores de desempenho na avaliação dos serviços prestados por uma biblioteca universitária (PPGCI – ECA/USP).
• Tatiane Helena Borges de Salles. As contribuições do NEABI para o aquilombamento bibliográfico nas bibliotecas do IFSP: reflexões contextuais (PPGCI – UFSCar).
Doutorado
• Simone Lucas Gonçalves de Oliveira. Biblioteca Joel Martins e competência em informação: horizontes para o ensino com pesquisa (UNICAMP).
Modalidade Profissional:
• Crisllene Queiroz Custódio. O lúdico como ferramenta de comunicação e divulgação do acervo bibliográfico da Biblioteca Antonio Candido no evento Unicamp de Portas Abertas 2022.
• Renata Aparecida Couto Martins. Todas ciências são humanas: o livro e a humanização das relações profissionais e interpessoais.
• Adriana Cybele Ferrari. Florestan Fernandes: biblioteca parceira da Agenda 2030 da ONU.
Modalidade Empresa Amiga da Biblioteca:
• Centro Universitário Senac Santo Amaro. Projeto “Acessibilidade que transforma: o compromisso do Centro Universitário”.
• Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).Projeto “Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)”.
Menções Honrosas:
• Biblioteca da Faculdade de Direito da USP. Em comemoração aos 200 anos em 2025. Reconhecida como marco histórico e primeira biblioteca pública da capital, fundamental para o desenvolvimento do ensino jurídico no Brasil.
• Biblioteca Desembargador Marcos Nogueira Garcez (TJSP). Destacada, portanto, por sua contribuição ao acesso à informação jurídica. Além disso a preservação da memória institucional, reunindo um dos maiores acervos jurídicos do país, com 160 mil volumes.
• Curso Técnico de Biblioteconomia da ETEC. Por seu papel como porta de entrada de inúmeros estudantes na área, formando profissionais que seguem fortalecendo a Biblioteconomia paulista.
• Profa. Dra. Regina Celia Baptista Belluzzo (UNESP). Referência nacional, formadora de gerações e cofundadora do Observatório de Competência em Informação (CoInfo).
• Rosaly Favero Krzyzanowski. Reconhecida por sua liderança no SIBi/USP, contribuição à criação do SciELO e atuação na FAPESP, promovendo modernização e também internacionalização da área.
• Prof. Dr. Waldomiro de Castro Santos Vergueiro (ECA/USP). Autoridade nacional e internacional em HQs, fundador do Observatório de Histórias em Quadrinhos e vencedor do Troféu HQ Mix.
Leia ainda: Confira 18 curiosidades sobre a Casa Museu Ema Klabin

