Turismo de casamento.
Turismo de casamento: saiba mais sobre a tendência que vem movimentando o setor de viagens
Casamentos na praia, em montanhas ou em outros países ganham mais força e movimentam o turismo no Brasil e no mundo
A cerimônia de casamento é um dos momentos mais esperados da vida de um casal. É na cerimônia que será celebrada a união junto dos familiares e amigos mais próximos. Por isso, a maioria dos casais que escolhe celebrar o casamento se esforça ao máximo para ser um evento memorável.
A partir disso, o turismo de casamento surge como uma nova tendência para tornar a experiência de casamento ainda mais incrível. Também chamado de Destination Wedding, essa forma de celebrar o casamento visa levar a cerimônia para lugares diferentes das tradicionais, que ocorrem em igrejas ou salões de festa.
Turismo de casamento
Segundo o levantamento da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), em 2018, apenas as cerimônias de casamento movimentaram cerca de R$ 17 bilhões — 51% desse valor é representado apenas pela região Sudeste. Ainda segundo o levantamento, 1 a cada 4 casamentos celebrados é feito em forma de Destination Wedding.
O local escolhido pode variar muito conforme as preferências dos noivos. Muitos preferem realizar uma cerimônia na praia, com os pés na areia e ao som das ondas, vestidos em trajes leves. Outros casais escolhem o interior para uma cerimônia em meio a natureza verde ou uma grande viagem internacional.
Os destinos não precisam ser, necessariamente, um ambiente ao ar livre. O objetivo é que a viagem para o casamento seja parte da experiência, tanto para os noivos quanto para os convidados. Nesse sentido, é possível organizar a cerimônia para acontecer em outra cidade, outro estado e até mesmo em outro país.
Cuidado redobrado e planejamento afiado
Para realizar um casamento nos moldes do Destination Wedding, é preciso ter muita atenção e planejamento, especialmente se o casamento for celebrado em outro país. O primeiro ponto de muita atenção é que os convidados devem ser avisados com bastante antecedência para poderem se programar financeiramente e em outros âmbitos.
O segundo ponto é o contato com os organizadores de evento do local desejado para reservar datas, decorações e bufê. É muito importante definir o tempo de estadia no local, tanto dos noivos para a lua de mel quanto dos convidados, caso seja um casamento em um lugar mais distante.
A estadia pode ser planejada junto de uma agência de viagens para definir se os convidados ficarão hospedados em casas de temporada, pousadas, hotéis ou até mesmo em um resort all inclusive. Muitas celebrações no turismo de casamento também são feitas no próprio local da hospedagem, o que também facilita bastante na organização.
Essa modalidade de casamento e turismo se apresentou como uma forte alavanca no setor de turismo e hotelaria do Brasil e do mundo, especialmente após o período da pandemia. Segundo a Abrafesta, a previsão para 2024 é que o setor de casamentos movimente cerca de R$ 28,7 bilhões apenas no Brasil.
Outra pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) aponta, apenas no primeiro semestre de 2024, um aumento de 47% no número total de casamentos, registrando cerca de 624 matrimônios.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / Créditos: gorodenkoff/iStock
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de ler:Exposição ‘Jardim das Ovelhas’