O crochê, que há décadas evocava a nostalgia do feito à mão, retorna com força às passarelas internacionais, agora em uma roupagem sofisticada. Os modelos e as paletas de cores são variados. Assim, diversas marcas de luxo como Prada e Loro Piana vêm apostando em peças artesanais, como o icônico bucket hat, para o verão 2026, elevando o crochê a um novo patamar, o do luxo contemporâneo.
No Brasil, mais do que acompanhar o movimento das grandes maisons, o país incorpora o crochê como expressão de criatividade e autenticidade. Assim, o diferencial dessa onda é que, além das passarelas, é possível criar seu próprio chapéu de crochê, desde que se tenha técnica. É o que explicam as especialistas Ana Claudia Souza e Cristina Sasaki, sócias do Empório das Lãs, localizado no bairro do Campo Belo, em São Paulo, onde lecionam a arte do tricô e do crochê.

“Hoje, um chapéu de crochê pode compor um look de verão tão elegante quanto qualquer acessório de alta moda. Portanto, o que vemos nas passarelas internacionais, e que muitos alunos também buscam. São peças autorais, sofisticadas e com identidade”, explicam elas. Há 18 anos nesse mercado, elas destacam que, para os interessados em se aventurar na confecção do próprio chapéu, o ideal é ter conhecimento intermediário de crochê. Portanto, com o verão chegando, o recomendável é começar a praticar agora e se dedicar ao aprendizado para criar sua peça exclusiva a tempo da estação.
It-girl
Assim, celebridades ao redor do mundo já incorporaram com estilo os chapéus de crochê. Nomes como a cantora Dua Lipa, Bella Hadid e Hailey Bieber foram fotografadas usando as peças artesanais em looks de verão. Além disso, no Brasil, a trend também ganhou força com a cantora Anitta. Além disso, com influenciadoras como Jade Picon, que se destacou com seu modelo colorido e cheio de personalidade.

Sobre o Empório das Lãs
De certo, há 18 anos no mercado, o Empório das Lãs se consolidou como um polo criativo para os apaixonados por crochê e tricô. Localizado no Campo Belo, em São Paulo, o espaço oferece, portanto, cursos diários (exceto às sextas e domingos). Aliás, os cursos já atraíram cerca de 500 alunos ao longo de sua trajetória. Com turmas de até dez participantes, as sócias Ana Claudia Souza e Cristina Sasaki criaram um ambiente que une técnica, acolhimento e inspiração, ensinando desde a confecção de roupas e bolsas até a interpretação de receitas de designers renomados.
Além das aulas práticas, os alunos têm acesso a uma biblioteca com mais de 500 títulos especializados. Entre eles, por exemplo, livros e revistas, que ampliam o repertório criativo e auxiliam na criação de projetos autorais.
Serviço
Empório das Lãs
Endereço: Rua Gil Eanes, 713, Campo Belo. –São Paulo SP CEP: 04601-042.
Horário da loja:
Segunda à sexta: das 10h às 17h, sábado: 9h às 13h.
Site: https://www.emporiodaslas.com.br/
WhatsApp: Loja física11-98203-6688 Site 11-98541-6655>
Instagram: @emporiodaslas
Facebook: emporiodaslas
TikTok: @emporiodaslas
Pinterest: emporiodaslas
Threads: @emporiodaslas
Leia ainda: Confira 18 curiosidades sobre a Casa Museu Ema Klabin.