terça-feira, outubro 22, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueSeminário em NY sobre Reforma Tributária

Seminário em NY sobre Reforma Tributária

Seminário em NY sobre Reforma Tributária.

Câmara de Comércio do Brasil promove seminário em Nova Iorque sobre Reforma Tributária e Implementação do VAT no Brasil

Câmara de Comércio Brasil-Americana, em parceria com Lefosse e EY, está organizando um seminário em Nova Iorque no próximo dia 24.06, com o tema “Reforma Tributária e implementação do VAT no Brasil”.

Este evento contará com a presença de especialistas renomados, como Melina Rocha, autora da reforma tributária, Sérgio Fontenelle, Sócio da EY, e Vinicius Jucá, Sócio da Lefosse e Professor Tributário da Fundação Getúlio Vargas.

Durante o seminário, os palestrantes irão discutir as regulamentações propostas e os impactos que a reforma fiscal terá em diferentes setores da economia brasileira. Será uma oportunidade única para os participantes mergulharem mais fundo no tema e compartilharem ideias sobre a legislação proposta para 2023.

Seminário em NY sobre Reforma Tributária

Além disso, o evento contará com a presença de outros painelistas como Emmanuel Abrantes, Sócio da Lefosse, e Melina Rocha, Diretor de Curso na York University – Canadá e Consultor Internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A localização do evento será divulgada em breve, e promete reunir profissionais do setor para debater e analisar as mudanças que estão por vir na política tributária brasileira. Este seminário será uma excelente oportunidade para estar atualizado e preparado para as transformações que impactarão o cenário econômico do Brasil.

Painelistas

Melina Rocha, Diretor de Curso, York University – Canadá; Consultor Internacional VAGT/GST Consultor, Banco Interamericano de Desenvolvimento; Sérgio Fontenelle, Sócio da EY; Emmanuel Abrantes Sócio da Lefosse; Vinícius Jucá Sócio da Lefosse e professor tributário da FGV

Localização: A definir em breve

O que é VAT? Quem precisa pagar e por quê?

O VAT é um imposto incidente sobre o faturamento, não-cumulativo, ou seja, o imposto repassado nas aquisições pode ser deduzido do incidente nas vendas, e também é discriminado na nota fiscal, possibilitando ao consumidor saber exatamente a quantidade de tributo que está embutido no preço do bem ou serviço adquirido.

Se fosse implantado no Brasil, poderia substituir a COFINS, o PIS, o IPI, o ICMS, o ISS e até o ITBI.

Para entender melhor, suponha, por exemplo, que a empresa A vende suas mercadorias (produzidas sem o uso de insumos) por um preço de 100 libras (antes do imposto) para a empresa B que, por sua vez, vende sua produção aos consumidores finais por 400 libras (também antes do imposto).

Suponha ainda que exista um VAT com uma alíquota de 10%. A empresa A cobrará então 110 libras da empresa B e repassará ao governo o imposto de 10 libras.

Seminário em NY sobre Reforma Tributária.

A empresa B cobrará 440 libras de seus consumidores finais, repassando ao governo o imposto de 30libras: um imposto de 40 libras sobre suas vendas menos um crédito de 10 libras dos impostos cobrados sobre seus insumos. O governo arrecadará então um total de 40 libras.

O efeito econômico do imposto equivale, portanto, ao de uma alíquota de 10% sobre as vendas finais (não há um incentivo fiscal no sentido de a empresa B alterar seus métodos de produção nem de as duas empresas se fundirem), mas a forma de cobrança garante uma arrecadação mais eficaz.

No caso real do Reino Unido, paga-se 20% de VAT e esse valor pode ser reembolsado aos turistas internacionais que não fazem parte da Uniao Europeia.

Ou seja, os Brasileiros que estão aqui a passeio, devem pedir o formulário do VAT (VAT Return) nos estabelecimentos comerciais, preenche-lo na frente do vendedor e, no aeroporto, apresentar o formulário com as notas fiscais antes de passar pela segurança.

 

 

 

 

Foto: Acervo pessoal
Fonte : Assessoria de imprensa
Edição: COSTA CONSULTING CO | Sula Costa MTB: 0003600/GO
Então, não deixe de ler: Galinha Pintadinha é a artista infantil mais ouvida do Spotify
Edição 1: Redação Na Mídia

Sula Costa
Sula Costahttps://www.namidia.net.br
Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Jornalista e empresária, estudou marketing no Brasil. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral.e Casa do Brasil Internacional em Nova Iorque. É Diretora Executiva da Costa Consulting,, empresa de consultoria e assessoria em fomento cultural em Brasilia e, Presidente|Fundadora da Associação World Art Show em Sao Paulo, Organização que apoia a arte visual do Brasil. Em 2023 foi nomeada Vice- Presidente da ACLAB -Academia de Letras e Artes do Brasil.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA