quarta-feira, julho 15, 2026
spot_img
InícioDestaqueSaúde bucal e qualidade de vida

Saúde bucal e qualidade de vida

Saúde bucal e qualidade de vida.

Saúde bucal ganha mais espaço nas discussões sobre qualidade de vida

Especialistas reforçam que cuidar da boca vai além da estética e influencia a prevenção de doenças e o envelhecimento saudável

Durante muito tempo, a saúde bucal foi associada principalmente à estética do sorriso. Hoje, porém, essa compreensão vem mudando. O tema passou a ocupar espaço nas discussões sobre saúde pública, envelhecimento e qualidade de vida, à medida que estudos demonstram a relação entre doenças da boca e funcionamento do organismo. O cenário também desperta interesse pela faculdade de odontologia, responsável por formar os profissionais que atuam na prevenção, no diagnóstico e no tratamento dessas condições.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Saúde, mostram que apenas 63% dos brasileiros mantêm uma rotina de higiene bucal que inclui escova de dentes, creme dental e fio dental.

Diante desse cenário, especialistas defendem que a prevenção da saúde bucal deve ser encarada como parte dos cuidados básicos com a saúde, assim como a prática de atividade física, a alimentação equilibrada e os exames periódicos.

Saúde bucal e qualidade de vida

Saúde bucal e qualidade de vida(Créditos: Ridofranz/ iStock)

A relação entre saúde bucal e saúde geral

As evidências científicas reforçam que a boca não deve ser analisada de forma isolada. A periodontite, inflamação crônica que afeta as gengivas e os tecidos de sustentação dos dentes, está associada diretamente ao agravamento de doenças cardiovasculares, ao pior controle do diabetes e ao aumento do risco de complicações respiratórias. Quando não é tratada, a doença também pode acelerar a perda dentária.

Os impactos se tornam ainda mais evidentes com o avanço da idade. A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2003), realizada pelo Ministério da Saúde, aponta que 54,7% dos brasileiros entre 65 e 74 anos eram totalmente edêntulos. Esse é um grande problema: a perda dentária compromete a mastigação, dificulta o consumo de alimentos ricos em fibras e proteínas e pode afetar a autonomia e a qualidade de vida.

Por isso, a prevenção continua sendo a principal estratégia para reduzir complicações. Entre os cuidados recomendados pelos especialistas, estão:

  • escovar os dentes após todas as refeições com creme dental fluoretado;

  • usar fio dental diariamente;

  • higienizar a língua;

  • realizar limpezas profissionais e consultas periódicas para remover o tártaro e identificar alterações ainda nos estágios iniciais;

  • manter uma alimentação equilibrada, reduzindo o consumo frequente de alimentos ricos em açúcar.

A limpeza realizada no consultório tem papel importante, porque elimina o tártaro, ou seja, uma placa bacteriana que não é possível sua remoção apenas com a escovação. Quando se acumula, favorece inflamações gengivais e sangramentos e aumenta o risco de evolução para doenças periodontais. Para a maioria dos casos, recomenda-se que cada pessoa faça ao menos 2 limpezas dentais por ano em consultórios odontológicos.

O cirurgião-dentista pode definir a  frequência das consultas , de acordo com as necessidades de cada paciente, mas recomenda-se o acompanhamento periódico  para a prevenção e o diagnóstico precoce.

Outro desafio na discussão envolve o acesso aos tratamentos odontológicos preventivos. Apesar da ampliação da assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Política Nacional de Saúde Bucal e dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ainda existem desigualdades regionais que dificultam o acompanhamento regular, especialmente entre populações mais vulneráveis.

Cresce o interesse e a busca por faculdades de odontologia

À medida que a saúde bucal ganha relevância nas discussões sobre saúde e envelhecimento, cresce também o interesse pela formação de novos profissionais. Dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), divulgados em 2025, mostram que o Brasil reúne mais de 441 mil cirurgiões-dentistas registrados. Enquanto o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aponta que os cursos de odontologia somavam 162.750 estudantes matriculados em 2024.

Esse cenário contribui para ampliar a procura pela faculdade de odontologia. Na qual os estudantes têm contato com diferentes áreas de atuação, desenvolvem habilidades clínicas. Igualmente, compreendem a importância da prevenção em saúde bucal como parte do cuidado integral ao paciente.

Sabemos que a saúde bucal influencia funções essenciais do dia a dia, como mastigar, falar e se alimentar. Além de impactar a autoestima e o bem-estar. E é por essa razão que consultas periódicas e exames preventivos são tão importantes. Dessa forma, ajudando a identificar alterações ainda nos estágios iniciais e tornando o tratamento mais simples. Isto é, sem tantos riscos de complicações. Então9, preservar esses cuidados ao longo da vida contribui para manter a alimentação, a comunicação, a funcionalidade da boca e a qualidade de vida durante o envelhecimento.

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional da Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Rogerio araujo on Arena Caipirão 2026
Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA