Por que apostar de forma definitiva na moda sustentável?

0
311
moda sustentável

Apostar na moda sustentável é essencial para reduzir o impacto ambiental, promover práticas éticas e fortalecer a crescente demanda por responsabilidade social no mercado. Confira!

A moda sustentável tem tudo a ver com colocar em prática os conceitos de cuidado com o meio ambiente, o consumo consciente e o estilo de vida ecologicamente correto.

Se a sua decisão de compra ao escolher roupas passa por esses conceitos, a fim de proteger a natureza e reduzir os efeitos prejudiciais da poluição e dos gases de efeito estufa, é importante pensar em como escolher peças fundamentais para o seu armário, como uma jaqueta sustentável.

Veja os próximos tópicos e acompanhe exemplos práticos de como investir em sustentabilidade quando o assunto é vestuário e indústria da moda.

O que é moda sustentável?

A moda sustentável é um meio de minimizar a exploração da mão de obra, os ativos poluentes e o desperdício constante que são comuns nesse setor da indústria, a fim de promover práticas mais responsáveis.

A indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo, ficando atrás somente da indústria de petróleo e, no Brasil, 80% dos resíduos têxteis são destinados a aterros sanitários e lixões, o que gera diversos prejuízos ambientais e sociais.

Enquanto a moda tradicional ou convencional visa produzir em massa e acelerar o consumo das pessoas, a moda sustentável tem o objetivo de incentivar um consumo mais consciente, com peças atemporais e sustentáveis para reduzir o descarte rápido e, assim, economizar os recursos naturais.

A importância da moda sustentável

Se você já ouviu falar sobre sustentabilidade, mas ainda não sabe o que fazer para além da reciclagem e da coleta seletiva, é importante lembrar que é possível aplicar essas práticas em diversos setores da vida. A indústria da moda, por exemplo, consome diversos recursos naturais, mas pode se tornar mais sustentável.

Por meio de uma produção mais responsável, com a redução do descarte e de processos poluentes, as indústrias podem adotar melhores ações para diminuir os impactos sobre o meio ambiente, como:

  • Escolher tecidos naturais;
  • Optar por processos não poluentes;
  • Utilizar matérias-primas recicláveis;
  • Investir em embalagens ecológicas;
  • Trabalhar a conscientização do consumo.

Confira, a seguir, os principais benefícios de apostar na moda sustentável!

Diminuição de desperdícios

A moda sustentável visa ter mais consciência tanto na produção quanto no consumo para evitar o acúmulo de peças desnecessárias e o descarte irresponsável no meio ambiente.

Economia de recursos naturais

Outro benefício é a escolha por materiais orgânicos, ecológicos ou reciclados para reduzir o uso de matérias-primas que não são renováveis.

Redução do acúmulo de resíduos

Um ponto positivo muito importante é a diminuição do acúmulo de lixo, já que a moda sustentável tende a utilizar materiais de qualidade que podem durar por muito mais tempo. 

Aumento da responsabilidade e transparência

Como é bom comprar uma peça e saber que ela veio de um processo ético, transparente e responsável, não é? 

A moda sustentável prioriza esses pontos e valoriza condições de trabalho seguras e pagamentos dignos aos trabalhadores, o que gera benefícios para a empresa, os fornecedores, os clientes e o meio ambiente.

Incentivo à inovação

Quem disse que empreender precisa ser sempre do mesmo jeito? Ao fortalecer práticas mais responsáveis, a produção e o consumo sustentável de moda abrem caminho para processos inovadores nas indústrias e no universo do empreendedorismo.

Alguns exemplos de moda sustentável, que estão se tornando tendências no mundo todo, são:

  • Moda vegana;
  • Moda ecológica;
  • Slow fashion;
  • Upcycling de roupas usadas;
  • Uso de corantes naturais;
  • Reciclagem de tecidos.

Isso tudo, além de proteger o meio ambiente, também é uma ótima forma de impulsionar os resultados do desenvolvimento econômico, político e social em diversas comunidades do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui