quarta-feira, outubro 23, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaquePagamentos de boletos bancários compensados no mesmo dia 

Pagamentos de boletos bancários compensados no mesmo dia 

Na tentativa de competir com formas mais modernas de pagamento, como TED e Pix, o boleto passou por mudanças e se modernizou.

Pagamentos de boletos bancários compensados no mesmo dia.

Pagamentos de boletos bancários começam a ser compensados no mesmo dia

Atualização tem o objetivo de competir com formas mais modernas de pagamento

Na tentativa de competir com formas mais modernas de pagamento, como TED e Pix, o boleto passou por mudanças e se modernizou. Agora, pagamentos que ocorrerem por meio do tradicional código de barras até 13h30 terão compensação ao credor no mesmo dia. Antes, a transação só tinha sua finalização no dia útil seguinte ou mais.

Essa mudança aconteceu no último mês, e os especialistas já puderam ter uma noção de quanto surtiu efeito para a população. Isso porque 52% de toda a liquidação interbancária foi ao prazo D+0, ou seja, no mesmo dia do pagamento do boleto.

Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontam que, entre 18 de março e 18 de abril, realizaram 376 milhões de transações por boleto. Na economia, isso gera uma movimentação de R$ 540 bilhões. Destes, R$ 260 bilhões chegaram aos credores no mesmo dia.

Boleto ainda é um método de pagamento bastante utilizado

O boleto continua presente para os consumidores quitarem contas de consumo, como academias, condomínios, planos de saúde e consórcios, por exemplo. “A mudança no prazo de liquidação traz agilidade para o cobrador e beneficia muito o comércio”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban.

Pagamentos de boletos bancários compensados no mesmo dia 

Porém, essa transformação da compensação de boletos não é a primeira para o método de pagamento ser mais atrativo para o consumidor. Em julho de 2017, o sistema de pagamento de boletos, denominado Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR), passou a funcionar oferecendo mais segurança e agilidade nas transações.

Com a mudança, os papéis da modalidade passaram a ser impressos com dados exigidos pelo Banco Central: CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além de nome e número do CPF ou CNPJ do pagador. Assim, muitos que desejam parcelar no boleto e fazer o pagamento podem conferir em cada boleto as informações completas, evitando cair em golpes e erros.

Os números mostram que o boleto bancário continua muito presente na rotina das pessoas. Em 2022, foi a quarta modalidade de pagamento mais utilizada — com 4 bilhões de transações — ficando à frente de TEDs, com 1 bilhão e DOCs, com 0,6 bilhão. O cartão de débito ocupa a terceira posição, com 15,6 bilhões de operações. No segundo lugar está o cartão de crédito, com 18,2 bilhões de transações, e o Pix é o líder disparado, com 24,1 bilhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Divulgação
Fotos: 
Divulgação  /  cnythzl / iStock
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de ler:Tenor Felipe Menegat realiza show em prol do RS

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA