Nova visão sobre maternidade nas redes:
mães influenciadoras rompem com padrões irreais
Esse fenômeno está se tornando cada vez mais real nas redes sociais
A maternidade é um dos momentos mais marcantes nas vidas das mulheres que se tornam mães. E as redes sociais, com a explosão dos últimos anos, começaram a trazer um novo conteúdo: influenciadoras que mostram o lado real da coisa.
Antes, existia uma visão que era baseada em estereótipos. Mães com bebês felizes, tudo perfeito e funcionando muito bem. Com o passar dos anos, os filtros foram caindo. A maternidade na real tomou cada vez mais conta, ajudando e mostrando para mamães que muitas vezes se sentem perdidas que a vida real funciona daquele jeito e que nenhuma maternidade é plenamente perfeita.
Muitas dessas influenciadoras mostram uma realidade de forma honesta. Entre elas, relatos de puerpério, que já é uma das fases mais delicadas, ou dicas para educação positiva e problemas que surgem em determinadas fases, como introdução alimentar ou primeiros momentos na escola.
Nova visão sobre maternidade nas redes
(Créditos: Jajah-sireenut / iStock)
O interessante desse fenômeno é notar a forma nas quais as narrativas nascem. Ao invés de um padrão de mãe perfeita, noites mal dormidas e momentos de birra são relatados de forma honesta e singela.
A aceitação corporal é outro tema recorrente entre essas influenciadoras. Essas mães não escondem um corpo perfeito, mas mostram marcas como parto, rachaduras nos seios, cabelos desarrumados, estrias e ganho de peso. Muitas delas, até mesmo o processo para se cuidar e dicas para autoestima e autocuidado nesta fase da vida.
É um posicionamento muito importante, ainda mais nesse meio online que se torna cada vez mais influenciado. É uma forma de trazer um processo natural sem trazer uma mística de vergonha ou algo do gênero. Além disso, ajuda a reduzir uma pressão estética, que é tão comum na sociedade como um todo.
Neste contexto, é comum que muitas dessas influenciadoras começam a abordar temas relacionados ao autocuidado. Entre estes temas, são abordadas questões como alimentação balanceada, movimento consciente e o emagrecimento pós-parto. É uma maneira de trabalhar e trazer uma reconexão com o próprio corpo, conseguindo incentivar práticas saudáveis e superando metas irreais.
Esess perfis estão crescendo cada vez mais e cada vez mais em ascensão. Isso é ótimo. Muitas destas mães acompanham várias fases dos filhos, algumas inclusive acolhem mães perdidas na adolescência ou mães neuroatípicas.
O crescimento desses perfis mostra uma mudança importante no comportamento digital. Agora, o engajamento não se pauta mais em padrões que afetam até mesmo a saúde mental e a forma na qual cria um filho, mas de forma real e educativa.
Nova visão sobre maternidade nas redes.