Entenda os diferentes tipos de pós-graduação.
Entenda os diferentes tipos de pós-graduação e quais as diferenças entre eles
A depender da área que se deseja seguir, é possível escolher entre lato sensu ou stricto sensu
A graduação é um passo importante para se tornar um profissional capacitado e pronto para ingressar no mercado de trabalho da área de formação. Entretanto, muitas pessoas tem vontade de ir além da graduação, seja para seguir carreira acadêmica, para se especializar em um assunto específico ou até mesmo para complementar a formação.
Porém, muitas pessoas, após a graduação, não sabem qual caminho seguir ou o que é preciso fazer para se especializar na área desejada. Seja abrir seu próprio negócio, prestar concursos ou ingressar no mercado de trabalho, há diversas opções de o que fazer após a graduação.
O Ministério da Educação divide essas pós-graduações em dois tipos: lato sensu e stricto sensu. Existem diferenças que auxiliam o aluno a escolher qual fazer, conforme os caminhos profissionais que deseja seguir.
Formação lato sensu
Possui carga horária de, em média, 360 horas, direcionadas a quem pretende ingressar no mercado de trabalho de sua área. Essa formação é ideal para quem deseja um aperfeiçoamento em algum ramo específico, de modo a melhorar e se especializar acerca de algum assunto de interesse.
O lato sensu possui um certificado de especialista no assunto e precisa cumprir as diretrizes presentes na Resolução n.º 1, de 8 de junho de 2007, do MEC. É uma ótima opção para desenvolver experiência e aumentar o currículo para chamar a atenção dos contratantes. São divididos em duas modalidades: especialização e MBA.
Especialização: Ideal para se especializar em alguma área, obtendo o diploma de especialista após o TCC. O curso oferece aplicação prática do mercado de trabalho e desenvolve conhecimentos e técnicas.
MBA: O Master of Business Administration possui cerca de 2 anos de duração e é voltado para a área da administração de empresas, sendo ideal para quem busca cargos de liderança.
Formação stricto sensu
Essa formação é estritamente científica, voltada para quem deseja seguir uma área profissional acadêmica, como lecionar em universidades e realizar pesquisas. É um tipo de curso que auxilia a desenvolver métodos e abordagens de pesquisa, visando investigar o assunto de interesse. Nessa categoria, existem dois tipos:
Mestrado: O mestrado acadêmico possui tempo de duração mínima de 2 anos, e é necessário apresentar um projeto de pesquisa para extensa produção de estudos e leituras acadêmicas. Para se formar, é necessário apresentar uma dissertação sobre o tema de pesquisa a escolher.
Doutorado: Para obter o título de doutor, é preciso defender uma tese para docentes altamente capacitados. O doutorado é o nível mais amplo do amadurecimento acadêmico, e necessita de um vasto conhecimento em pesquisas. O processo seletivo é semelhante ao do mestrado, variando conforme os editais.
Ao escolher o tipo de pós-graduação, também é importante saber o que é melhor para cada área profissional. Além disso, avaliar as oportunidades que cada nível de formação dá é fundamental para traçar o caminho a tomar no que diz respeito à especialização profissional e acadêmica.
Entretanto, independente da escolha, os cursos após a graduação valem a pena para quem deseja se especializar e melhorar o currículo. Atualmente, quanto mais conhecimento um profissional possui de uma área específica, melhores são as oportunidades no mercado de trabalho.
Fonte: Gabriela Araujo / Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / pcess609/iStock
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de ler: Galinha Pintadinha é a artista infantil mais ouvida do Spotify