Curta-metragem “Sorria contra o Cyberbullying” aborda cuidados parentais em relações virtuais
Debate sobre as vivências infantis em tempos digitais é tema central do curta “Sorria contra o Cyberbullying”, que tem lançamento no dia 08 de julho
Curta-metragem “Sorria contra o cyberbullying” trata de um dos temas mais contemporâneos na relação com o mundo digital: As relações que construímos à distância. A partir da ótica familiar, dos autores e diretores Octávio Augusto e Ariana Moreira aborda a necessidade de inclusão parental e de pessoas próximas no desenvolvimento das ligações criadas e vividas pelos meios digitais. Realizado com linguagem de contação de histórias, de forma teatral e para toda família, seu lançamento acontece no dia 08 de julho no Cine Santana, em São José dos Campos.
Criadores de um canal no YouTube que trata desta comunicação com as crianças, segurança e proteção cibernética, a jornada dos diretores se deu a partir das percepções sobre as necessidades do filho.
Envolvido no tema, o diretor passou a se aprofundar no assunto, compartilhando através do canal sobre redes sociais, acessos digitais, conhecimentos técnicos assim como trocas sensíveis sobre o as possibilidades de proteção de todos, em especial das crianças neste meio. O filme “Sorria contra o cyberbullying” veio, então, como um caminho natural para o diretor expandir sobre a necessidade de atenção e cuidado cada dia mais recorrente dentro dos núcleos familiares.
Curta-metragem “Sorria contra o Cyberbullying”
“Sempre fui mais ligado às redes, acompanhei toda a revolução informática que vivemos e comecei a perceber que a maioria das pessoas não possuem essa mesma facilidade”, comenta Octávio. “Com o curta metragem, acredito que consiga realmente trabalhar através de uma mensagem positiva de esperança, que trabalhe também na parte emocional das crianças, dizer que elas não estão sozinhas e que caso passem por algo assim não será o final do mundo.”. Sobre o público do filme, ele conta: “Queremos convidar para assistir famílias com crianças. Esperamos que os inspire a aproveitar mais momentos juntos em família, a ajudar os pais a entenderem a importância de estarem presentes e de dar mais atenção às dores e frustrações dos filhos.”
Através do audiovisual e sua capacidade de reprodução, questões familiares e problemas sociais ganham uma nova camada de impacto e espaço para debate, tanto nas telas quanto dentro de casa. O filme, assim, tem como propósito ser espelho e também caminho para dar luz aos ambientes e possíveis violências que também acontecem no digital. De que maneira e quanto isso influencia os núcleos familiares são conversas que podem ter no debate coletivo a semente para se produzir ligações mais abertas e mais fortalecidas dentro da casa de cada um.
SERVIÇO | “Sorria contra o Cyberbullying”
Sessões: 08 de julho, sábado às 10h e às 15h
Onde: Cine Santana – Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana, São José dos Campos/SP
Classificação: Livre
Entrada gratuita com pipoca e algodão doce sendo distribuídos das 9:00 às 10:00 e das 14:00 às 15:00.
Reserva de ingressos no Grupo VIP e maiores informações em:
https://cantadoresdebagagem.com.br/sorria/
Redes sociais:
Instagram: @cantadoresbagagem
Tiktok: @cantadoresdebagagem
YouTube: /cantadoresdebagagem
Facebook: /cantadoresdebagagem
Apoio: Fundo Municipal de Cultura | Fundação Cultural Cassiano Ricardo
SINOPSE
Jeremias vira um meme após ter sua crise de ansiedade em um fliperama gravada e depois disso começa a ter receio de sair de casa, sem saber como agir diante de todos que estão rindo dele. Então, seu pai o ajuda a encontrar forças através da contação de histórias.
Segundo o IBGE, em cada 10 adolescentes, 1 já se sentiu ameaçado, humilhado ou ofendido, seja nas redes sociais ou aplicativos. Fora das redes sociais, nas escolas, 23% dos alunos declaram ter sofrido bullying, os principais motivos são: aparência do corpo, do rosto, cor e raça.
Um em cada cinco estudantes declarou que não via motivos para viver, entre outros dados apresentados em 2019. Juntos podemos desenvolver uma cultura de amor, respeito e equidade em nossas cidades!
FICHA TÉCNICA
Ariana Moreira – Diretora e atriz
Octávio Augusto – Diretor, ator e roteirista
Juliana Regiolli – Diretora de Produção
Orlando Sales – Preparador de elenco e figurinista
Tato Castro – Operador de câmera, editor, locutor e diretor de arte
Aleteia Kyriacapoulos – Intérprete de Libras
Fonte: Maiara Tissi
Foto: Divulgação / Arquivo pessoal
Leia ainda: https://namidia.com.br/marcelo-falcao-e-toni-garrido-em-refletir-resista/