quinta-feira, outubro 16, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEstilo de vidaComportamentoCrianças aprendem ESG nas escolas do RS

Crianças aprendem ESG nas escolas do RS

Crianças aprendem ESG nas escolas do RS.

Crianças aprendem ESG nas escolas do Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre e Pelotas, alunos de 2 a 12 anos aprendem sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e consumo consciente com projeto pioneiro da Play Recycling

Crescendo com responsabilidade socioambiental e aprendendo sobre os desafios climáticos na sala de aula. Para alunos das escolas Casa da Alegria, em Pelotas, e Voando Alto, na capital gaúcha, essa já é uma realidade. As instituições adotaram o programa pedagógico da Play Recycling, plataforma de educação ambiental que desenvolveu o primeiro e único programa de educação ambiental do Brasil para crianças de 2 a 12 anos e com duração de 3 anos.

Chuvas e ciclones no Rio Grande do Sul, neve na África, fogo na Amazônia, calor extremo, massas de ar frio, inundações, deslizamentos, cenário de colapso climático. Da consciência ambiental depende o futuro do planeta e o nosso. As crianças são o foco do programa, porque são as protagonistas da mudança.

A meta é ir muito além da reciclagem de lixo. Até porque o conceito de meio ambiente, para os criadores do programa, é muito mais amplo; é tudo o que está no planeta. Energias renováveis, meios de produção, sustentabilidade, vida marinha, consumo consciente e até lixo espacial são temas trabalhados. “O programa impacta a maneira como as crianças percebem seu papel na preservação do meio ambiente.

Elas se transformam em verdadeiros agentes/fiscais e multiplicam os conhecimentos com a comunidade, pais, familiares, amiguinhos. No Rio Grande do Sul, temas como a destruição do Pampa, o bioma local, e seu impacto direto nas chuvas são ensinados desde cedo”, destaca Karin Brüning, sócia-fundadora da Play Recycling e idealizadora do programa.

Crianças aprendem ESG nas escolas do RS

“Nossa parceria com a Play Recycling tem sido fundamental para ampliar nosso olhar sobre questões essenciais, especialmente ao envolver e engajar os pequenos na missão de cuidar, reciclar, proteger, regenerar e plantar, colaborando com a saúde do planeta.

Nosso objetivo é que os conhecimentos adquiridos na escola sejam levados para casa e inspirem as famílias a se engajarem também nessa causa”, destaca a professora Dione Raquel Levi, coordenadora da Voando Alto, tradicional escola de educação infantil da capital gaúcha e que adotou o programa da Play Recycling há 2 anos.

A parceria foi tão produtiva que a escola, que completa 30 anos, adquiriu um terreno ao lado para a criação de uma horta comunitária. Os pequenos plantam, acompanham todo o processo, desde a germinação, colhem e degustam os alimentos nas refeições escolares.

Com duração de 3 anos, o método exclusivo oferece aos professores planos de aulas detalhados, a fim de equipar crianças com conhecimentos e habilidades para enfrentar um triplo desafio: ecológico, econômico e social.

Os conteúdos podem ser encaixados de forma multidisciplinar na grade curricular vigente, segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).  Então, além do programa de educação ambiental, a Play disponibiliza às escolas séries de animações educativas (a Turma da Play, que tem mais de 33 mil visualizações no YouTube), histórias-em-quadrinhos, revistas de atividades lúdicas, reuniões com os pais, consultoria, certificados para os professores e campanhas informativas para a comunidade escolar.

Crianças aprendem ESG nas escolas do RS
Crianças plantam e colhem na horta comunitária da escola em Porto Alegre. Crédito: Voando Alto/Divulgação.

Então, desde 1999, o meio ambiente passou a ser um tema transversal obrigatório dos currículos escolares. E, recentemente, em 17/07, o presidente Lula sancionou a Lei nº 14.926/2024, que inclui na Política Nacional de Educação Ambiental temas relacionados às mudanças climáticas, à proteção da biodiversidade e aos riscos de desastres socioambientais.

A nova legislação obrigou, desde o começo do ano, a inserção dos temas nos projetos institucionais e pedagógicos das instituições de ensino da educação básica e superior. Mas, apesar da lei, faltam formação aos professores, materiais e programas. O da Play Recycling é o primeiro que atende de forma completa, do berçário ao nível fundamental, a essas necessidades cada vez mais urgentes.

Crianças aprendem ESG nas escolas do RS
Crianças em aula de ESG desde cedo: explorando a criatividade com terra, água, sementes e flores. Crédito: Voando Alto/Divulgação.

Sobre a Play Recycling:

Reciclar atitudes. Igualmente, com esse propósito criou-se, em 2021, a Play Recycling, plataforma de educação ambiental. Multimídia, engloba conteúdo, informação e formação, ensino e consultoria a empresas e instituições públicas e privadas.

Criada pela cientista e ambientalista Karin Brüning, a Play Recycling oferece o primeiro e único programa de educação ambiental no Brasil. Dessa forma, com duração de 3 anos, para crianças de 2 a 12 anos, integrando – de modo lúdico, criativo e multidisciplinar – princípios de sustentabilidade do berçário ao nível fundamental I.

Portanto, hoje o programa tem atuação nacional, em 7 Estados, 11 cidades e mais de 2500 alunos beneficiados em todo o Brasil. A empresa integra o Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, e é Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. Formando novas gerações para um futuro verde e coletivo.

Serviço

https://playrecycling.green/
Av. João Doria, 900 l Casa 40
CEP 12360-850 l Nova Capivari l Campos do Jordão – SP
Telefone:  21 9 7168-2438
Email: contato@playrecycling.green
Facebook: /playrecycling
Instagram: @playrecycling
Linkedin: @playrecycling
YouTube: @playrecycling

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA