Crianças aprendem ESG nas escolas do RS.
Crianças aprendem ESG nas escolas do Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre e Pelotas, alunos de 2 a 12 anos aprendem sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e consumo consciente com projeto pioneiro da Play Recycling
Crescendo com responsabilidade socioambiental e aprendendo sobre os desafios climáticos na sala de aula. Para alunos das escolas Casa da Alegria, em Pelotas, e Voando Alto, na capital gaúcha, essa já é uma realidade. As instituições adotaram o programa pedagógico da Play Recycling, plataforma de educação ambiental que desenvolveu o primeiro e único programa de educação ambiental do Brasil para crianças de 2 a 12 anos e com duração de 3 anos.
Chuvas e ciclones no Rio Grande do Sul, neve na África, fogo na Amazônia, calor extremo, massas de ar frio, inundações, deslizamentos, cenário de colapso climático. Da consciência ambiental depende o futuro do planeta e o nosso. As crianças são o foco do programa, porque são as protagonistas da mudança.
A meta é ir muito além da reciclagem de lixo. Até porque o conceito de meio ambiente, para os criadores do programa, é muito mais amplo; é tudo o que está no planeta. Energias renováveis, meios de produção, sustentabilidade, vida marinha, consumo consciente e até lixo espacial são temas trabalhados. “O programa impacta a maneira como as crianças percebem seu papel na preservação do meio ambiente.
Elas se transformam em verdadeiros agentes/fiscais e multiplicam os conhecimentos com a comunidade, pais, familiares, amiguinhos. No Rio Grande do Sul, temas como a destruição do Pampa, o bioma local, e seu impacto direto nas chuvas são ensinados desde cedo”, destaca Karin Brüning, sócia-fundadora da Play Recycling e idealizadora do programa.
Crianças aprendem ESG nas escolas do RS
“Nossa parceria com a Play Recycling tem sido fundamental para ampliar nosso olhar sobre questões essenciais, especialmente ao envolver e engajar os pequenos na missão de cuidar, reciclar, proteger, regenerar e plantar, colaborando com a saúde do planeta.
Nosso objetivo é que os conhecimentos adquiridos na escola sejam levados para casa e inspirem as famílias a se engajarem também nessa causa”, destaca a professora Dione Raquel Levi, coordenadora da Voando Alto, tradicional escola de educação infantil da capital gaúcha e que adotou o programa da Play Recycling há 2 anos.
A parceria foi tão produtiva que a escola, que completa 30 anos, adquiriu um terreno ao lado para a criação de uma horta comunitária. Os pequenos plantam, acompanham todo o processo, desde a germinação, colhem e degustam os alimentos nas refeições escolares.
Com duração de 3 anos, o método exclusivo oferece aos professores planos de aulas detalhados, a fim de equipar crianças com conhecimentos e habilidades para enfrentar um triplo desafio: ecológico, econômico e social.
Os conteúdos podem ser encaixados de forma multidisciplinar na grade curricular vigente, segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Então, além do programa de educação ambiental, a Play disponibiliza às escolas séries de animações educativas (a Turma da Play, que tem mais de 33 mil visualizações no YouTube), histórias-em-quadrinhos, revistas de atividades lúdicas, reuniões com os pais, consultoria, certificados para os professores e campanhas informativas para a comunidade escolar.

Então, desde 1999, o meio ambiente passou a ser um tema transversal obrigatório dos currículos escolares. E, recentemente, em 17/07, o presidente Lula sancionou a Lei nº 14.926/2024, que inclui na Política Nacional de Educação Ambiental temas relacionados às mudanças climáticas, à proteção da biodiversidade e aos riscos de desastres socioambientais.
A nova legislação obrigou, desde o começo do ano, a inserção dos temas nos projetos institucionais e pedagógicos das instituições de ensino da educação básica e superior. Mas, apesar da lei, faltam formação aos professores, materiais e programas. O da Play Recycling é o primeiro que atende de forma completa, do berçário ao nível fundamental, a essas necessidades cada vez mais urgentes.

Sobre a Play Recycling:
Reciclar atitudes. Igualmente, com esse propósito criou-se, em 2021, a Play Recycling, plataforma de educação ambiental. Multimídia, engloba conteúdo, informação e formação, ensino e consultoria a empresas e instituições públicas e privadas.
Criada pela cientista e ambientalista Karin Brüning, a Play Recycling oferece o primeiro e único programa de educação ambiental no Brasil. Dessa forma, com duração de 3 anos, para crianças de 2 a 12 anos, integrando – de modo lúdico, criativo e multidisciplinar – princípios de sustentabilidade do berçário ao nível fundamental I.
Portanto, hoje o programa tem atuação nacional, em 7 Estados, 11 cidades e mais de 2500 alunos beneficiados em todo o Brasil. A empresa integra o Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, e é Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. Formando novas gerações para um futuro verde e coletivo.
Serviço
https://playrecycling.green/
Av. João Doria, 900 l Casa 40
CEP 12360-850 l Nova Capivari l Campos do Jordão – SP
Telefone: 21 9 7168-2438
Email: contato@playrecycling.green
Facebook: /playrecycling
Instagram: @playrecycling
Linkedin: @playrecycling
YouTube: @playrecycling