Cosméticos com parabenos apresenta riscos à saúde?
O uso de cosméticos com parabenos apresenta riscos à saúde?
Embora existam, os riscos são mínimos e as pesquisas não são conclusivas sobre o tema, apontando doses seguras de uso no dia a dia
Os parabenos são conservantes utilizados, principalmente, em loções, cremes, maquiagens e itens de higiene pessoal para evitar o crescimento de fungos e bactérias. Por ser um elemento comum em produtos do dia a dia, alguns estudos passaram a verificar os potenciais riscos associados ao uso desse componente para a saúde.
Os cientistas identificaram que a exposição excessiva a esse conservante pode interferir no sistema endócrino e contribuir para o desenvolvimento de câncer de mama. Além disso, podem interferir no desenvolvimento fetal e no acúmulo nos tecidos corporais.
No entanto, vale ressaltar que esses estudos foram todos realizados em laboratório, sendo utilizadas doses muito altas de parabenos. Isso não reflete a realidade dos produtos comercializados — que utilizam doses muito menores desse elemento —, e nem a dos consumidores, que utilizam poucas quantidades diárias.
Cosméticos com parabenos apresenta riscos à saúde?
Portanto, os resultados deles não são conclusivos. Ainda, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros órgãos reguladores consideram segura a dose utilizada nos cosméticos e produtos de higiene. Ela também regulamenta o limite de uso do parabeno a, no máximo, 0,4% de cada produto.
Além disso, a Anvisa limita a 0,8% o uso das demais categorias (metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno e isobutilparabeno) que sejam utilizadas na formulação do produto. Isso significa que menos de 0,5% de cada embalagem de hidratante, por exemplo, é composta de parabeno.
Como evitar o uso de parabenos?
Uma das vantagens da ausência de parabeno nos cosméticos é que se reduz a necessidade de uso de plásticos e a fabricação do produto torna-se mais sustentável. Isso porque há um menor gasto de água, o que causa menos impacto no meio ambiente.
Por isso, muitas pessoas buscam evitar o uso desses componentes, também buscando minimizar riscos à saúde. Com isso, grande parte das empresas também passou a fabricar cosméticos com menos conservantes, incluindo parabenos e alumínio, por exemplo.
Nas prateleiras do mercado existem diversos produtos que não contém esses componentes, como maquiagem e desodorante livre de alumínio e parabeno. No caso, eles são substituídos por matérias-primas naturais.
Para saber qual produto escolher, basta verificar na embalagem, visto que nelas contém a descrição informando sobre a ausência desse conservante. Caso não tenha, basta verificar a lista de componentes do produto e procurar por parabeno ou paraben, metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno e isobutilparabeno.
Caso ainda continue com dúvidas sobre os malefícios dos parabenos para a saúde, é importante buscar aconselhamento de um dermatologista ou outro profissional especialista.
Fonte: Gabriela Araujo / Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / JackF/iStock
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de ler: Galinha Pintadinha é a artista infantil mais ouvida do Spotify