quarta-feira, setembro 3, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueComo reduzir a umidade do banheiro

Como reduzir a umidade do banheiro

Como reduzir a umidade do banheiro.

Como reduzir a umidade do banheiro e evitar mofo nas paredes

Existem algumas alternativas que podem ser adotadas para evitar estes problemas tão comuns em banheiros

Nos banheiros, problemas com umidade podem ser bastante comuns. Quando a umidade não é controlada, diversas questões como mofos e infiltrações podem comprometer toda a estrutura do ambiente. Além da umidade, alguns fatores característicos de banheiros e ambientes assim podem influenciar. Por exemplo, locais muito fechados, pouca ventilação e, obviamente, o uso de água.

Isso cria condições ideais para a proliferação de fungos e bactérias, que, a longo prazo, podem comprometer toda a estrutura, além de causar uma série de problemas de saúde e respiratórios.

Existem algumas dicas que podem ser adotadas para reduzir e evitar esse problema. Entre elas, o investimento em ventilação, que muitas vezes é o primeiro passo para melhorar a circulação de ar. Se o banheiro tiver janelas, manter abertas é um caminho. O mesmo vale para as claraboias. No caso de banheiros que não tenham janelas, o uso e a adequação de exaustores ajudam na circulação do ar e na renovação do vapor após banhos, ainda mais quando são mais quentes.

Como reduzir a umidade do banheiro

Como reduzir a umidade do banheiro

Crédito:ArLawKa AungTun/iStock

Desumidificadores elétricos ajudam a servir como alternativas para trazer essa renovação e controle da umidade no ar. Entre elementos que podem entrar, estão potes com carvão ativado ou bicarbonato de sódio, que ajudam a absorver o excesso de umidade dentro destes ambientes.

Algumas pequenas ações dentro dos banheiros podem facilitar. Uma delas é secar as paredes do boxe após o banho, por exemplo. Isto é, acostumar a passar rodo ou até mesmo secar de forma manual, como um caminho de evitar que a água se acumule ou algo assim.

Evitar deixar toalhas úmidas e roupas penduradas no banheiro também podem agravar a umidade. O ideal é deixar em ambientes externos e não deixar que esse processo de secagem aconteça dentro do banheiro.

A composição e o material do banheiro é outro ponto. Isso vai desde o porcelanato até os rejuntes. A escolha de materiais que segurem a umidade, como um bom porcelanato para banheiro. Esse tipo de material ajuda a ter uma baixa absorção de água, além de ser fácil de limpar e bem durável. Porcelanatos também surgem como opções que deixam a parte estética melhor apresentável, combinando com as diferentes decorações e condições do espaço.

Infiltrações podem surgir também por falhas nos rejuntes. Ou seja, estar de olho em tudo isso ajuda a evitar problemas com umidade e reduzir a questão dos mofos, tornando o banheiro mais limpo, salubre e bem cuidado.

Como reduzir a umidade do banheiro.

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA