Como reduzir a umidade do banheiro.
Existem algumas alternativas que podem ser adotadas para evitar estes problemas tão comuns em banheiros
Nos banheiros, problemas com umidade podem ser bastante comuns. Quando a umidade não é controlada, diversas questões como mofos e infiltrações podem comprometer toda a estrutura do ambiente. Além da umidade, alguns fatores característicos de banheiros e ambientes assim podem influenciar. Por exemplo, locais muito fechados, pouca ventilação e, obviamente, o uso de água.
Isso cria condições ideais para a proliferação de fungos e bactérias, que, a longo prazo, podem comprometer toda a estrutura, além de causar uma série de problemas de saúde e respiratórios.
Existem algumas dicas que podem ser adotadas para reduzir e evitar esse problema. Entre elas, o investimento em ventilação, que muitas vezes é o primeiro passo para melhorar a circulação de ar. Se o banheiro tiver janelas, manter abertas é um caminho. O mesmo vale para as claraboias. No caso de banheiros que não tenham janelas, o uso e a adequação de exaustores ajudam na circulação do ar e na renovação do vapor após banhos, ainda mais quando são mais quentes.
Como reduzir a umidade do banheiro
Crédito:ArLawKa AungTun/iStock
Desumidificadores elétricos ajudam a servir como alternativas para trazer essa renovação e controle da umidade no ar. Entre elementos que podem entrar, estão potes com carvão ativado ou bicarbonato de sódio, que ajudam a absorver o excesso de umidade dentro destes ambientes.
Algumas pequenas ações dentro dos banheiros podem facilitar. Uma delas é secar as paredes do boxe após o banho, por exemplo. Isto é, acostumar a passar rodo ou até mesmo secar de forma manual, como um caminho de evitar que a água se acumule ou algo assim.
Evitar deixar toalhas úmidas e roupas penduradas no banheiro também podem agravar a umidade. O ideal é deixar em ambientes externos e não deixar que esse processo de secagem aconteça dentro do banheiro.
A composição e o material do banheiro é outro ponto. Isso vai desde o porcelanato até os rejuntes. A escolha de materiais que segurem a umidade, como um bom porcelanato para banheiro. Esse tipo de material ajuda a ter uma baixa absorção de água, além de ser fácil de limpar e bem durável. Porcelanatos também surgem como opções que deixam a parte estética melhor apresentável, combinando com as diferentes decorações e condições do espaço.
Infiltrações podem surgir também por falhas nos rejuntes. Ou seja, estar de olho em tudo isso ajuda a evitar problemas com umidade e reduzir a questão dos mofos, tornando o banheiro mais limpo, salubre e bem cuidado.
Como reduzir a umidade do banheiro.